Rali da Argentina: Sébastien Ogier pode gerir

Por a 22 Abril 2015 21:09

Depois de sete semanas de intervalo, o Mundial de Ralis está de regresso com mais uma edição do Xion Argentina Rally, a quarta ronda do campeonato. 2015 marca o 35º aniversário da prova argentina que se iniciou com o nome de Codasur Rally e, aquando do seu arranque, tinha a chancela organizativa das federações de diversos países sul-americanos. À parte de 1982 e 2010, a prova integrou sempre o calendário do WRC e, este ano, volta a ter a sua base montada na Villa Carlos Paz. E não faltam desafios para quem a vai disputar… Desde logo as inúmeras passagens de água dos troços que serão tão imprevisíveis como as passagens duplas previstas para os troços-maratona de 51,99 km e 56,77 km e que, por certo, criarão muitos ‘estórias’. De resto, os pneus poderão ter também influência decisiva no resultado uma vez que o composto selecionado como principal foi o macio, o que poderá obrigar os principais candidatos à vitória a decisivos jogos de estratégia…

EQUIPA A EQUIPA

Citroën

Depois de um segundo lugar no México, a Citroën ganhou novo ânimo. Mas a verdade é que os D3 WRC oficiais, que ainda não estrearão o novo pack aerodinâmico que estiveram a testar recentemente (e que deverá ser apenas estreado em Portugal), terão quase que se superar para chegarem à vitória. Dentro de portas, Mads Ostberg parece partir em vantagem já que Ives Matton fez saber que o objetivo de Kris Meeke é chegar ao fim sem cometer erros, para aumentar o seu indíce de confiança. Assim, o norueguês será o ‘ponta-de-lança’ da equipa que contará com um terceiro carro entregue ao seu financiador, Khalid Al Qassimi, numa prova onde Stéphane Lefebvre contará com o apoio da marca no DS3 R5, mesmo sem pontuar para o WRC2.

Hyundai

Dani Sordo e Hayden Paddon contarão com os mesmos chassis do i20 WRC que usaram no México, enquanto Thierry Neuville alinhará num chassis novo (nº 10). De resto, só o belga e o espanhol (terceiro e sétimo classificados do WRC, respetivamente) é que contarão com novo sistema de patilhas no volante para mudarem de caixa, enquanto Paddon terá que esperar mais algum tempo para ter uma condução mais descansada, a principal vantagem do último upgrade introduzido no i20 WRC. Dos pilotos da equipa, só Sordo foi ao pódio nesta prova (nos tempos áureos da Citroën) e Neuville não tem nenhum registo abaixo dos cinco primeiros, mas isso não significa que não possam ser competitivos para lutarem, pelos menos, para roubar algum previsível protagonismo aos VW.

M-Sport

O Rali da Argentina marcará a última aparição do Ford Fiesta RS WRC, nas especificações de 2014 já que se espera que um novo carro seja estreado no Rali de Portugal. Elfyn Evans e Ott Tanak, os dois pilotos que defendem as cores da equipa, em conjunto, não somam mais do que três participações na prova argentina (uma Evans e duas Tanak), o que, pode ser manifestamente pouco para se aventurarem a lutar pelas primeiras posições. Não obstante, um andamento mais de compromisso do que ‘kamikaze’ (mais prevísivel em Evans que Tanak) pode sortir efeito no final dos 345,70 km disputados ao cronómetro.

 

Volkswagen

A Volkswagen volta a aparecer numa prova do WRC, como a equipa a ‘abater’. Já se percebeu que o título de Pilotos dificilmente fugirá a Sébastien Ogier que chega à Argentina com 34 pontos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen, ganhos à custa de três vitórias em três possíveis. Isso poderá fazer com que o campeão do Mundo opte por uma estratégia mais ‘comedida’ sobretudo se verificar que ser obrigado a ‘limpar’ a estrada lhe está a roubar demasiados segundos. Caso isso não aconteça, Ogier será mesmo o ‘alvo’ principal de Andreas Mikkelsen e Jari-Matti Latvala, apontados como as ‘ameaças’ mais perigosas para o líder do campeonato que, qualquer que seja o resultado, sairá ainda sempre no comando do campeonato da Argentina (tem 34 pontos de vantagem sobre Mikkelsen que é segundo e 62 sobre Latvala que é apenas sétimo).

Sabia que…

À partida da prova estarão 14 World Rally Cars, com 21 da 60 equipas a terem a sua proveniência na Europa.

Dos 60 inscritos, mais de metade (32) estão inscritos no Codasur ou no campeonato argentino. Nestes campeonatos secundários marcarão presença 16 Maxi Rally Cars, naquilo que constituirá um recorde de carros da categoria presentes numa prova do WRC.

O percurso das equipas inscritas no Codasur (campeonato sul-americano de ralis) é o mesmo do do WRC, mas as equipas do campeonato argentino só farão as primeiras passagens de cada troço e não disputarão o último dia. Alguns carros do WRC também pontuarão para o Codasur e campeoanto argentino.

O WRC2 contará com sete participantes, incluindo com a presença do líder do campeonato, Jari Ketomaa (Fiesta R5). O finlandês terá que contar com a forte concorrência de Yuri Protasov e Abdulaziz Al Kuwari (ambos em Fiesta RRC), a que se junta ainda Nicolas Fuchs (Fiesta R5).

Horário

Dia 1 (1ª Parte), 5ª Feira, 23 de abril

Partida (Villa Carlos Paz) 17h45

PE 1, Villa Carlos Paz (2 voltas) (2,68 km) 23h00

Dia 1 (2ª Parte), 6ª Feira, 24 de abril

Assistência A (Carlos Paz) 10h30

PE 2, Speedagro Agua de Oro/Ascochinga 1 (51,99 km) 12h23

PE 3, Villa Bastos/Tanti 1 (20,31 km) 14h26

Assistência B (Carlos Paz) 15h36

PE 4, Speedagro Agua de Oro/Ascochinga 2 (51,99 km) 17h44

PE 5, Villa Bustos/Tanti 2 (20,31 km) 19h47

PE 6, Super Especial Fernet Branca (2 voltas) (6,04 km) 21h08

Assistência C (Carlos Paz) 21h43

Dia 2, Sábado, 25 de abril

Assistência D (Carlos Paz) 11h00

PE 7, Fernet Branca Capilla del Monte – San Marcos 1 (23,10 km) 13h08

PE 8, San Marcos – Characato 1 (56,77 km) 13h51

Assistência E (Carlos Paz) 16h31

PE 9, Fernet Branca Capilla del Monte – San Marcos 2 (23,10 km) 18h54

PE 10, San Marcos – Characato 2 (56,77 km) 19h37

Flexi-Assistência F (Carlos Paz) 21h12

Dia 3, Domingo, 26 de abril

Assistência G (Carlos Paz) 12h20

PE 11, Volkswagen El Condor-Copina (16,32 km) 14h18

PE 12, Power Stage El Condor (16,32 km) 16h08

Assistência H (Carlos Paz) 17h31

Nota: Hora portuguesa

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