Protagonistas do CNR: Ao ataque ou à defesa?

Por a 3 Abril 2014 06:11

Numa prova que é única pelo mediatismo que proporciona mas sobretudo pelas características que apresenta e os desafios que impõe, o Vodafone Rally de Portugal é encarado de forma diferente pelos principais protagonistas do Campeonato Nacional de Ralis. Há quem vá deliberadamente para ganhar, quem vá com o sentido de oportunidade apurado não vá, de repente, o primeiro lugar ficar ‘vago’ ou quem simplesmente acredite que a melhor solução é terminar por que ao fazê-lo já estará a terminar bem classificado, tal a dureza do rali. Estratégias diferentes que passam também pelos meios que cada um terá à disposição e que vale agora a pena conhecer ao pormenor…

PEDRO MEIRELES (1º – 52 pontos)

“É um rali com especiais diferentes daquilo a que estamos habituados por serem mais longas. Fruto de só ter confirmada a presença em seis ralis, tenho que pensar nas contas do campeonato e defender-me de uma eventual desistência de que, à partida, será muito difícil recuperar. Portanto, antes de tudo vou tentar terminar porque se o fizer será numa boa classificação e para isso vou tentar gerir o rali consoante o ritmo adotado pelos adversários.”

ADRUZILO LOPES (2º – 27 pontos)

“Este é um rali diferente dos outros. Em termos de Produção, vamos tentar ganhar mas não fazer disso uma prioridade absoluta. O primeiro objetivo é terminar a prova e somar pontos. Gostava muito de tentar entrar na luta da Produção Cup mas não tenho condições para isso. Fiz os ralis de Fafe e de Guimarães apenas com quatro pneus em cada um deles e, neste rali, não sei se voltarei a ter mais de quatro pneus por contingência de patrocínios, o que, se assim for, nos obrigará a gerir muito bem o andamento e a não entrar em loucuras”.

RICARDO MOURA (3º – 21,5 pontos)

“Espero que regressemos às boas exibições. Vamos fazer o possível por poder ter um ritmo, proporcionalmente, semelhante ao do ano passado. É um rali que gosto muito mas que exige muito dos pilotos porque são apenas duas passagens nos reconhecimentos. Nos últimos anos, não temos tido a sorte de materializar a rapidez em resultados e esperamos que este ano o consigamos fazer. Não sei até que pontos os R5 serão mais competitivos que os S2000. É importante acabarmos mas não o quero fazer à custa da regularidade ou seja, queremos andar no máximo sem ficar à espera de ganhar porque fomos apenas regulares. De qualquer modo, não sinto pressão porque continuamos a depender só de nós para o título”.

RUI MADEIRA (4º – 20,5 pontos)

“Foi muito importante termos feito o Rali Serras de Fafe para ganhar ritmo e conhecermos o Ford Fiesta R5. A ideia é fazer todo o rali mas sabemos que na primeira etapa os adversários do CNR vão estar muito fortes. Esperamos andar sempre dentro dos três primeiros e no final da etapa, se possível estar nos dois primeiros lugares. Mas os troços são muito grandes e muita coisa pode acontecer. Quanto aos troços, grande parte deles já os conheço de 2012 quando fiz de carro ‘0’ mas são extensos, logo do meu agrado. Já no que toca ao Fiesta, ainda vamos afiná-lo para o tipo de troços que vamos encontrar mas espero que tínhamos um carro muito competitivo”.

DIOGO SALVI (5º, 20 pontos)

“Vamos participar e fazer o rali tudo para acumular experiência na terra que é o que me falta com o Fiesta R5. Por isso tentaremos fundamentalmente chegar ao fim e tentar evoluir, apesar de sabermos que apenas duas passagens de reconhecimentos e a falta de conhecimento do terreno não nos vão facilitar essa missão”.

JOÃO BARROS (6º – 16 pontos)

“Vou fazer o rali completo e vou para ganhar experiência que é o meu principal objetivo. Evidentemente que temos a ideia que não podemos andar a passear no primeiro dia e mesmo sem qualquer pressão para um resultado pois este é o nosso primeiro ano com um carro de topo, vamos optimistas e sem descartar a possibilidade de vencer. No entanto, o triunfo depende de muitos factores e a verdade é que também será a nossa estreia neste rali, o que naturalmente será uma desvantagem grande (tal como também será no Açores e na Madeira) face aos adversários que já conhecem os troços”.

RICARDO TEODÓSIO (7º – 16 pontos)

“Vamos simplesmente tentar chegar ao fim se bem que esse é o tipo de gestão que não gosto de fazer. Apesar de achar que não vou ter vantagem por ‘jogar em casa’ já que todos conhecem bem estes troços, posso tentar aproveitar a minha experiência nestas especiais mas, honestamente, se o carro não melhorar a nível de motor, será difícil lutar pela vitória do Grupo N nacional, o que, para todos os efeitos, é o nosso objetivo. Os pneus da Hankook que vamos usar são a mistura dura e não sei se serão também demasiado duros mas foi a aposta que escolhemos”.

CARLOS MARTINS (8º – 10 pontos)

“Não sei que ritmo o Adruzilo irá impor mas ele será sempre a nossa referência. Eventualmente, poderemos ter alguma vantagem pelo conhecimento que temos do tipo de piso pois já disputamos vários ralis naquele tipo de piso mas o rali é sempre muito imprevisível. Vamos tentar, de qualquer modo, andar depressa. O ritmo que se conseguirá impor em troços tão grandes será essencial e a resistência física também. Mas este é um rali mais ‘lançado’ e vamos com um set up mais equilibrado do que o que usamos em Fafe pelo que esperamos um bom resultado”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado