Portugueses no WRC: Miguel Cunha

Por a 16 Abril 2014 14:16

Miguel Cunha é outros dos nove portugueses nos bastidores do WRC, e trabalha como mecânico da M-Sport. Há mais de uma década ao mais alto nível no WRC, já lhe passaram muitos carros e ‘pilotos’ pelas mãos. E também ganhou títulos! Para além de português, Miguel Cunha é também o Chefe de Mecânicos da equipa M-Sport, está encarregue dos carros M1. Claro está, foi uma das presenças este ano no Vodafone Rali de Portugal. Na M-sport há 14 anos, Miguel Cunha começou a sua carreira nos automóveis na Peres Competições, em 1998, alcançando nessa altura um título com o Ferreira da Silva no Nacional de Montanha:

“Depois surgiu a oportunidade de ir à experiência duas semanas à M-Sport, e fui. Foi um pouco difícil porque na altura não falava muito inglês, mas mesmo assim consegui. Correu bem. Ao princípio era um mecânico como outro qualquer, a maior parte das vezes até ficava na oficina, nem ia para os ralis. Depois, na altura do Colin McRae e do Carlos Sainz comecei a ir aos ralis. Mais tarde passei a encarregado da montagem dos carros em 2003, e a partir daí continuo a fazer o mesmo trabalho. Atualmente sou responsável pelos carros oficiais e suporte de rede e ‘tenho’ 7 ou 8 mecânicos” começou por dizer, recordando depois os anos de 2006 e 2007 quando foram Campeões do Mundo com o Focus WRC, no tempo de Marcus Gronholm:

“Foi o piloto com quem mais gostei de trabalhar! Como pessoa é excelente. E a atitude como piloto também era coisa como nunca tinha visto. As suas capacidades também eram enormes. Foi o único que conseguiu ‘dar na cabeça’ ao Loeb. Quer dizer, dar na cabeça, conseguiu andar ali muito taco a taco com ele, faltou-lhe ali um bocadinho de sorte. Estava na Nova Zelândia em 2007, naquele rali dos 0,3 e foi uma festa impressionante. Nós estávamos a ver ao vivo. A Super Especial era à volta do parque de assistência e nós estávamos a ver, nós víamos parte, o final, por exemplo, e sabíamos o tempo pelo rádio. Os mecânicos da Citroen estavam ao pé, estávamos todos juntos e foi uma festa e um grande rali. Mas nesse rali o Gronholm tinha especiais que gostava muito. As duas anteriores, onde ele ganhou tempo ao Sebastien Loeb, antes da Super Especial, ele conhecia-as muito bem. Gostava muito dessas especiais, foi aí que ele disse: ‘aí ataco, passo para a frente’”, recordou.

Mas ultimamente tem havido uns momentos mais complicados com a saída da Ford: “Agora está mais complicado, mais difícil. O carro, não se nota muito no carro porque continua competitivo”, disse Miguel cunha, que revelou que a M-Sport já trabalha no carro novo: “Já estamos a trabalhar, em princípio é uma evolução do Fiesta” disse revelando que as vendas dos novos Ford Fiesta R5 “Não sabemos o futuro ainda relativamente à Ford, mas a empresa tem funcionado bem porque o Malcolm Wilson tem vendido muitos Ford Fiesta R5. Já vai em 67” concluiu…

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