Pilotos e equipas do WRC não querem ralis de endurance

Por a 5 Setembro 2011 16:13

Dessa forma os eventos eram diferenciados, e comparar, por exemplo a primeira etapa do antigo Rali de Portugal, o asfalto sinuoso de Sintra, aos rápidos troços da zona de Figueiró dos Vinhos e Arouca, a difícil zona da Freita, uma especial que chegou a ‘meter’ asfalto, terra e neve juntos, as auto-estradas em terra de Fafe, e as paisagens lunares de Arganil, com o que se tem hoje em dia, onde dificilmente alguém consegue diferenciar uns troços dos outros, com exceção de algumas (poucas) zonas, não pode deixar de lamentar o facto de Jean Todt ter tido muita resistência na sua tentativa de implementar os ralis de “endurance”. Pilotos e chefes de equipa alegam tudo e mais alguma coisa para impedir o “chefe” de levar avante as suas intenções.

Custos, segurança…

Sébastien Loeb levanta o problema dos reconhecimentos. Mais distância, equivaleria, provavelmente a reconhecimentos reduzidos a uma passagem, o que para Sébastien Loeb é inviável: “preferia não ter reconhecimentos.” Os grandes pilotos do antigo Rali de Inglaterra, ao lerem isto, provavelmente darão um enorme suspiro. No seu tempo, não havia notas para ninguém e não era por isso que o Rali do RAC deixava de ser uma grande prova.

David Richards, que viveu dentro do habitáculo, os anos de ouro dos ralis, tem agora outra visão: “Não é lógico, não vejo o objetivo, quando a maioria não está de acordo”. Depois, a história dos custos acrescidos, a segurança. Tudo argumentos válidos, mas a questão que se impõe: “E os adeptos?”

Como em tudo na vida, há prós e contras, e se é verdade que nunca mais se vai ver nas estradas de todo o mundo o que se via nos anos 80 nos ralis, a verdade é que a modalidade só teria a ganhar se recuperasse algumas coisas que a tornaram tão querida entre os adeptos. Por outro lado, e no âmbito da maior latitude que está a ser dada aos organizadores na organização das suas provas, porque não diferenciar uma ou duas? Basta olhar para o que significam as 24 Horas de Le Mans e o Dakar para os adeptos da velocidade e do todo-o-terreno, e perceber que estes eventos, se podem enquadrar em campeonatos das respetivas modalidades. São simplesmente provas diferentes, para além de quem para além de diferentes…são as melhores.

// 464){

var ratio;

fwidth=464;

if(fwidth>fheight){

ratio=fwidth/fheight;

}else{

ratio=fheight/fwidth;

}

height=Math.ceil(fwidth*ratio);

}

var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);

if( “90” != “” ){

ran_number += “_” + “90”;

}

var idplayer=”playerDiv”+ran_number;

var mplayer = “movie_player”+ran_number;

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe90’).append(‘

‘);

var flashvars = {};

var params = {

“allowScriptAccess”:”always”};

var attributes = {};

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe90’).css(

{

‘width’:fwidth,

‘height’:fheight

}

)

swfobject.embedSWF(pathfinal, idplayer, fwidth, fheight, “9.0.0”,null, flashvars, params, attributes);

}

// ]]>

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado