Pilotos e equipas do WRC não querem ralis de endurance
Dessa forma os eventos eram diferenciados, e comparar, por exemplo a primeira etapa do antigo Rali de Portugal, o asfalto sinuoso de Sintra, aos rápidos troços da zona de Figueiró dos Vinhos e Arouca, a difícil zona da Freita, uma especial que chegou a ‘meter’ asfalto, terra e neve juntos, as auto-estradas em terra de Fafe, e as paisagens lunares de Arganil, com o que se tem hoje em dia, onde dificilmente alguém consegue diferenciar uns troços dos outros, com exceção de algumas (poucas) zonas, não pode deixar de lamentar o facto de Jean Todt ter tido muita resistência na sua tentativa de implementar os ralis de “endurance”. Pilotos e chefes de equipa alegam tudo e mais alguma coisa para impedir o “chefe” de levar avante as suas intenções.
Custos, segurança…
Sébastien Loeb levanta o problema dos reconhecimentos. Mais distância, equivaleria, provavelmente a reconhecimentos reduzidos a uma passagem, o que para Sébastien Loeb é inviável: “preferia não ter reconhecimentos.” Os grandes pilotos do antigo Rali de Inglaterra, ao lerem isto, provavelmente darão um enorme suspiro. No seu tempo, não havia notas para ninguém e não era por isso que o Rali do RAC deixava de ser uma grande prova.
David Richards, que viveu dentro do habitáculo, os anos de ouro dos ralis, tem agora outra visão: “Não é lógico, não vejo o objetivo, quando a maioria não está de acordo”. Depois, a história dos custos acrescidos, a segurança. Tudo argumentos válidos, mas a questão que se impõe: “E os adeptos?”
Como em tudo na vida, há prós e contras, e se é verdade que nunca mais se vai ver nas estradas de todo o mundo o que se via nos anos 80 nos ralis, a verdade é que a modalidade só teria a ganhar se recuperasse algumas coisas que a tornaram tão querida entre os adeptos. Por outro lado, e no âmbito da maior latitude que está a ser dada aos organizadores na organização das suas provas, porque não diferenciar uma ou duas? Basta olhar para o que significam as 24 Horas de Le Mans e o Dakar para os adeptos da velocidade e do todo-o-terreno, e perceber que estes eventos, se podem enquadrar em campeonatos das respetivas modalidades. São simplesmente provas diferentes, para além de quem para além de diferentes…são as melhores.
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