Pedro Peres de volta aos triunfos

Por a 11 Junho 2007 12:57

Pedro Peres, líder destacado do competitivo Campeonato Open de Ralis, voltou aos triunfos nesta quinta ronda da temporada, o que, por sua vez, assinalou o regresso do asfalto. Da mesma forma, a tirada do Targa Clube assistiu ao regresso de Rui Azevedo à posição intermédia do pódio (a ausência na pretérita jornada deveu-se ao facto de os Clássicos de Ralis não terem o Rali de Góis no seu calendário), enquanto Luís Mota, que venceu em Góis, assinou pela quarta vez o terceiro lugar da temporada.

Peres entrou ao ataque com o seu Ford Escort Cosworth logo na primeira Especial do Rali, assumindo assim a liderança que não mais perdeu até final. Contudo, o líder do Campeonato não conseguiu apresentar um domínio absoluto na prova, pois na segunda Classificativa (Fontela/Candemil 1), viu-se surpreendido por três concorrentes que lhe levaram a melhor. Não satisfeito pela redução da margem na frente da tabela de tempos, o piloto do Escort Cosworth atacou muito forte, praticamente duplicando a vantagem que detinha, na altura para Octávio Nogueira.

O ritmo de Pedro Peres foi de tal forma avassalador que no início da segunda Secção pulverizou a concorrência, dilatando a vantagem para lá dos 30 segundos para concluir com uns expressivos 1m11,7s sobre o mais velho dos irmãos Azevedo, Rui, vencedor dos Clássicos e dos H76 pela quarta vez esta temporada.

Mas se o triunfo de Peres foi tranquilo, o mesmo não se pode dizer do regresso de Rui Azevedo e do seu Ford Escort RS 1600 ao intermédio do pódio. Na verdade, o líder da tabela absoluta dos Clássicos, bem como dos H76, teve uma prova algo trabalhosa conseguindo quatro resultados entre os três primeiros nas sete Classificativas propostas pelo Targa Clube. Rui teve de contar com a oposição primeiro de Octávio Nogueira (Citroën Saxo Kit Car) e depois do seu irmão Paulo, também ele em Escort RS 1600. Nogueira foi o primeiro a ceder colocando ponto final à prova na 4ª Classificativa, enquanto Paulo cedeu após a terceira Especial, acabando depois por desistir devido a despiste já com a meta à vista, na penúltima Especial.

Enquanto isso, Luís Mota levou a cabo uma prova irregular com o seu Mitsubishi Lancer Evo IV. Começando por assinar um oitavo tempo, e chegando mesmo a apresentar um 12º crono, o piloto fez um rali de trás para a frente, ainda assim garantiu três segundos lugares, o que lhe permitiu ficar a apenas seis segundos do intermédio do pódio e garantir a segunda posição no Regional Norte, atrás de Pedro Peres, e à frente de Hélder Ribeiro (Peugeot 205 GTI), que ficou a mais de meio minuto de distância.

No que toca aos Clássicos, Rui Azevedo foi, como já se disse, o vencedor absoluto e dos H76, batendo Joaquim Santos (Ford Escort RS 1800) e Aníbal Rolo (Renault 5 Turbo) na geral. Enquanto isso, Santos levou de vencida a compita nos H80 com certa tranquilidade, o que já não se pode dizer do segundo posto de Rolo na categoria, já que concluiu com meros 20 centésimos de margem para Frederico Ferreira (Ford Escort RS 1800). No que respeita à categoria reservada às máquinas construídas até ao final de 1971 o triunfo ficou nas mãos de José Pedroso (Ford Escort TC) por 4,5 segundos de margem sobre António Nunes (Datsun 1200), enquanto Nuno Lima (Opel Manta) foi um distante terceiro. O pódio dos H76 ficou completo com Jaime Igreja (Ford Escort RS 2000) que concluiu com quase minuto e meio de vantagem sobre Fernando Sobral (Ford Escort RS).

Enquanto isso, no Campeonato Nacional de Ralis Júnior, a prova do Targa acabou por não ver pilotos terminarem a prova, o que aconteceu pela primeira vez esta temporada e que se revelou um forte contraste com as anteriores jornadas em que o Top 10 contou sempre com a presença de pelo menos um piloto deste Campeonato.

Classificação: 1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort Cosworth), 39m15,2s; 2º (1º H76) Rui Azevedo/João Andrade (Ford Escort RS 2000), a 1m11,7s; 3º Luís Mota/Ricardo Domingos (Mitsubishi Lancer IV), a 1m17,8s; 4º (1º H80) Joaquim Santos/Eduardo Gomes (Ford Escort RS), a 1m22,0s; 5º Petrotadim –TPS/Aníbal Pereira/Paulo Silva (Citroen Saxo), a 1m56,3s; 6º VR2/Aníbal Rolo/José Abrantes (Renault 5 Turbo), a 2m05,2s; 7º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS 1800), a 2m05,4s; 8º Jorge Areia/João Batista (Opel Kadett GTE), a 2m17,3s; 9º Armando Oliveira/Pedro Barbosa (Citroen C2), a 2m24,2s; 10º General Autocenter/Fernando Rodrigues/Nuno Trigo (Renault 5 Turbo), a 2m32,4s; 11º José Veiga/João Torres (BMW 2002 Turbo), a 3m10,6s; 12º Hélder Ribeiro/Daniel Ribeiro (Peugeot 205 GTI), a 3m11,2s; 13º Júlio Bastos/Estefânio Pinto (BMW M3), a 3m11,3s; 14º Alfredo Guimarães/Domingos Mendes (Mazda 323 4WD), a 3m22,6s; 15º Eduardo Monteiro/Manuel Fortuna (Ford Fiesta ST), a 3m49,1s; 16º (1º H71) José Pedroso/Carlos Vieira (Ford Escort TC), a 4m04,7s; 17º Nuno Almeida/Marco Macedo (Fiat Punto), a 4m06,2s; 18º C’ICE Team Suecos/Rui Saraiva/Rui Soares (Peugeot 206), a 4m14,6s; 19º António Nunes/António Cruz (Datsun 1200), a 5m03,3s; 20º A. Maia Sport/Júlio Maia/Manuel Martins (Fiat Punto), a 5m06,8s; 21º José Vieira/Sérgio Oliveira (Citroen AX), a 5m09,0s; 22º Fernando Costa/Amadeu Pereira (Renault Clio Williams), a 5m24,5s; 23º António Oliveira/Filipe Martins (Peugeot 205 GTI), a 5m29,6s; 24º Jaime Igreja/Lúcia Rocha (Ford Escort RS 2000), a 5m37,7s; 25º João Castela/André Carvalho (Citroen Saxo), a 5m44,0s; 26º Escuderia Rias Bajas/Javier Alonso/Roman Gonzalez (Citroen Saxo), a 6m12,5s; 27º José Pereira/Vidal Silva (Peugeot 206), a 6m14,4s; 28º Escuderia Rias Bajas/Felipe Rial/Ivan Pais (VW Golf), a 6m51,7s; 29º Escuderia Rias Bajas/David Gonzalez/Victor Gaspar (VW Golf GTI), a 6m58,7s; 30º Fernando Sobral/Fernando Campos (Ford Escort RS), a 7m07,1s; 31º Escuderia Rias Bajas/Santiago Iglésias/Mónica Modroño (Fiat Cinquecento), a 7m13,6s; 32º Gil Costa/Mário Costa (Citroen AX GTI), a 7m27,4s; 33º Escuderia Rias Bajas/Óscar Mouriño/Maricarmen Rodríguez (Citroen AX GT), a 7m27,6s; 34º Nuno Lima/Ricardo Maia (Opel Manta), 7m34,0s; 35º João Marcelino/Rui Pinto (Toyota Yaris), a 7m50,3s; 36º Escuderia Rias Bajas/Onésimo Martinez/Maria Martinez (Opel Astra GSI), a 7m51,8s; 37º Escuderia Rias Bajas/Marco Alvarez/Óscar Teixeira (Fiat Punto), a 8m30,4s; 38º Victor Rebouças/Sérgio Vidal (Lancia Delta Integrale), a 8m35,8s; 39º Escuderia Rias Bajas/Álvaro Posada/Jonathan Portela (Seat Marbella), a 11m08,8s.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado