Pedro Câmara Jr: O jovem talento açoriano que conquistou o FPAK Júnior Team de Ralis
Aos 18 anos, Pedro Câmara Jr., conquista o FPAK Júnior Team de ralis e afirma-se como promessa nacional, somando vitórias.
Pedro Câmara Jr. vive um dos momentos mais altos da sua ainda curta carreira ao vencer o FPAK Júnior Team 2025, feito alcançado e confirmado no final do Rally de Lisboa, onde bateu Luís Mendes por 37,8 segundos e assegurou antecipadamente o título da competição. Este triunfo veio acompanhado por um prémio pecuniário de 50.000 euros, reconhecimento da supremacia técnica e maturidade demonstrada ao longo de toda a época.

O seu domínio ficou patente desde a primeira prova do calendário, no Rali de Castelo Branco, que venceu com mais de um minuto de vantagem. No Rali da Água, reforçou essa supremacia com novo triunfo ainda mais folgado, demonstrando consistência e rapidez em todos os desafios.
O único contratempo surgiu no Rali Vidreiro, onde um furo e consequente perda de tempo limitaram o resultado a uma quarta posição. Mas no Rally de Lisboa voltou a vencer com margem segura, fechando a época com excelência e antecipação.
“Somos vencedores do FPAK Júnior Team 2025! Incrível, que sonho, ainda não posso acreditar! Nem sei bem por onde começar e vêm-me 1000 coisas à memória, mas penso que vou começar bem pelo princípio. Tenho 18 anos e arranquei na primeira prova sem nunca ter andado em asfalto. Era tudo novo, mas a dedicação, a determinação e o foco eram muito fortes.”
Ano de aprendizagem e afirmação nacional
No seu balanço, o jovem micaelense sublinhou que estes resultados são tanto fruto de talento como de empenho na aprendizagem. Correr fora da zona de conforto foi um desafio constante, mas Pedro Câmara Jr. mostrou que é possível superar limites e consolidar uma posição entre os melhores jovens do país.
“Foi um ano de muita aprendizagem e correr fora da nossa zona de conforto/casa dificulta e, de que maneira, as coisas. Ainda assim, os ralis correram super bem e felizmente conseguimos dominar sempre, só numa ou outra ocasião é que isso não aconteceu. Mostramos maturidade e responsabilidade e também que estamos prontos para outros voos e mais parceiros.”
A capacidade de adaptação e foco foi decisiva. O piloto reconhece que a pilotagem lhe parece “sair naturalmente de dentro”, mas realça a importância do trabalho e da responsabilidade na preparação da época.
O papel da família, equipa e parceiros
O percurso de Pedro Câmara Jr. é marcado pelo trabalho conjunto de família, equipa técnica e parceiros. Na mensagem publicada nas redes sociais, o piloto não esqueceu quem esteve ao seu lado. Agradeceu à FPAK, destacando a importância da iniciativa que oferece oportunidades a jovens talentos e ao seu presidente, Ni Amorim, pela coragem e visão estratégica. A equipa BeFast Motorsport foi igualmente enaltecida — técnicos, engenheiros e todos os que contribuíram para uma temporada perfeita.
“Quero agradecer a todos e vou tentar não esquecer ninguém: em primeiro lugar, à FPAK, nomeadamente ao seu Presidente Ni Amorim, pela oportunidade que deu a jovens pilotos, pois, se não fosse esta iniciativa, nós não conseguiríamos estar aqui (levamos a FPAK no carro durante este ano e no coração para o resto da vida!); à BeFast Motorsport, pela coragem de ter acreditado em nós e por sempre ter feito de tudo para estar tudo nas top condições — Filipe, the boss, Marcel, o engenheiro, João, Daniel, Joca. Muito obrigado. Vão levar connosco mais uns tempos.”
A família foi igualmente central, juntamente com o co-piloto João Câmara, cuja dedicação foi determinante: “Obrigado à minha família mais próxima. Ao meu pai, mãe, irmãos, avós, tios, primos e à minha namorada Marta Soares pelo apoio. Ao tio João (co-piloto), pela dedicação, experiência e tranquilidade demonstrada ao longo da época. Obrigado, Mali e Goa pelo grande trabalho! Obrigado a todos por fazerem parte da nossa equipa!!!”
Um futuro promissor e ambição renovada
No final da mensagem, Pedro Câmara Jr. deixou claro que este é apenas o começo — há “muito mais para conquistar” e vontade de ir “muitoooo mais longe” nos ralis portugueses.
“Conto convosco para chegar muitoooo mais longe! Vemo-nos em breve, muito em breve! Aliás, mais breve do que imaginam!”
Com apenas 18 anos, Pedro Câmara Jr. encerra uma época perfeita, afirmando-se como uma das grandes promessas do desporto automóvel português. O futuro, como o próprio antecipa, será construído com a mesma dedicação, foco e ambição que mostraram ser marca da sua condução e espírito competitivo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI




