Os grandes Ralis Maratona… até a Arganil vieram!

Por a 8 Dezembro 2017 15:13

Pequim-Paris (1907)

O Rali Pequim – Paris de 1907 é considerado por muitos como o precursor dos ralis atuais. Organizado pelo jornal francês “Le Matin”, convidava os participantes a ligarem Pequim a Paris pelo percurso que entendessem, ‘obrigando’ no entanto à passagem por cidades como Zhangjiakou, Irkutsk, Omsk, Moscovo, São Petersburgo, Vilnius, Varsóvia e Berlim. Uma autêntica aventura de 15.000 km, para os veículos da época.

Londres – Sydney (1968)

Sessenta e um anos depois do Pequim – Paris, nasceu maratona Londres – Sydney, patrocinada pelo jornal inglês Daily Express, com o intuito de elevar o espírito do país, em baixo devido à recente desvalorização da libra. O percurso levou os concorrentes através da Grã-Bretanha, França, Itália, Jugoslávia, Bulgária, Turquia, Irão, Afeganistão, Paquistão, Índia e finalmente Austrália. No total, 16.983 quilómetros. Setenta e dois concorrentes lançaram-se à estrada, com Andrew Cowan, Colin Malkin e Brian Coyle, num Hillman Hunter a vencerem. Cinquenta e seis concorrentes chegaram ao fim.

Londres – México (1970)

Dois anos depois do Londres – Sydney, o Londres – México, agora patrocinado pelo Daily Mirror, teve a particularidade de passar por Arganil, em Portugal. A prova iniciou-se no mítico Estádio de Wembley, estendendo-se por 25.750 km, através da Europa e América do Sul. Toulouse, Pau e Boulogne-sur-Mer (França), Munique (Alemanha), Viena (Áustria), Budapeste (Hungria), Belgrado (ex-Joguslávia), Sófia (Bulgária), Trieste, Veneza e Génova (Itália), Burgos, Salamanca (Espanha) e… Lisboa, com passagem por Arganil, antes de rumar ao Rio de Janeiro, Montevideu, Buenos Aires, Santiago do Chile, La Paz, Lima, Cali, Cidade do Panamá, San José e cidade do México. A prova foi ganha por Hannu Mikkola e Gunnar Palm, num Escort.

Rali Safari

Disputado 29 vezes no WRC, o Rali Safari foi durante muito tempo a ‘verdadeira’ prova de endurance do Mundial de Ralis. Antes de pertencer a esta competição, já se disputava desde 1953, como East African Safari Rally, disputando-se através do Quénia, Uganda e Tanzânia, primeiro, e a partir de 1974, só no Quénia. Shekhar Mehta mantém-se como o piloto que por mais vezes triunfou no evento, 1973, 1979, 1980, 1981 e 1982.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado