Ogier vence na Austrália e VW já é campeã

Por a 14 Setembro 2014 09:12

Depois de dois ralis de abstinência, Sébastien Ogier regressou às vitórias no WRC, conquistando no Rali da Austrália o seu sexto triunfo em 10 provas e dando mais um sólido passo para a conquista do título de Pilotos. O de Construtores, esse, ficou já entregue à VW depois de mais uma tripla, com Latvala e Mikkelsen a preencherem também o pódio.

 Mesmo vencendo a Power Stage, no último dia, Latvala apenas conseguiu minimizar o prejuizo de perca de pontos para Ogier (foram sete), e adiar a decisão do título de Pilotos que poderá acontecer agora no próximo Rali de França/Alsácia.

 Muito do interesse do Rali da Austrália, acabou por estar no duelo entre os dois candidatos ao título, que, no primeiro dia de prova ainda tiveram a companhia de Kris Meeke, Andreas Mikkelsen e Mikko Hirvonen. Depois, a partir do Dia 2, a vitória passou a ser apenas discutida em dueto, com Ogier e Latvala a trocarem diversas vezes de posição, mas com Ogier a ‘rir por último’ quando o finlandês errou uma escolha de pneus na PE 11 que lhe custou 13,4s de uma só vez. Como terminou a prova a 6,8s, é fácil perceber onde Ogier venceu o rali…

 Polo de interesse também chegou a ser o duelo entre Meeke e Mikkelsen pelo terceiro posto. Mas quando o britânico da Citroën foi penalizado, no final do segundo dia, por atalhar, o norueguês pode facilmente controlar o caminho para o seu quarto pódio da época e oferecer à VW, a segunda tripla do ano (depois do Rali da Sardenha).

 Com a penalização, Meeke mais não pode fazer do que bater Mikko Hirvonen, no derradeiro dia de prova, ascendendo à quarta posição (sendo então o melhor ‘não-VW’), com o finlandês da M-Sport a não ter argumentos para a maior velocidade do binómio Meeke-DS3.

 Para a Hyundai e depois da sua primeira vitória na Alemanha, ficou um ‘magro’ sexto (Hayden Paddon), sétimo (Thierry Neuville) e 10º (Chris Atkinson) lugar – todos a subirem uma posição no último dia depois de Mads Ostberg danificar a suspensão do DS3 -, com o i20 WRC a não se revelar tão competitivo como nos tem habituado, mas sem ter testado na Austrália e fazendo mesmo a sua estreia na prova das antípodas, não seria muito fácil fazer melhor. Só talvez Neuville estivesse habilitado para o fazer, mas um toque acabou por condicionar uma melhor posição à chegada.  

 

Classificação Final – VER AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado