O Regresso da Lancia aos Ralis
A Lancia regressou aos ralis com a primeira prova do novo Trofeo Lancia, o Rally Regione Piemonte, onde o novo Ypsilon Rally4 HF conquistou um terceiro lugar no Campeonato Italiano de Duas Rodas Motrizes com a equipa Pisani-Biagi. O evento atraiu mais de 25.000 fãs a Langhe, com a Lancia Corse HF Village servindo como ponto central das atividades.
Um dos momentos altos do evento foi a homenagem ao bicampeão mundial Miki Biasion, que também atuou como piloto de desenvolvimento do Ypsilon Rally4 HF.
O Trofeo Lancia, competição monomarca que começa oficialmente em 8 de maio no Rally Targa Florio, já conta com 40 equipas inscritas, incluindo 25 participantes com menos de 35 anos. Com um fundo de prémios de 360.000 euros, a competição oferece ao vencedor a oportunidade de se juntar à equipa oficial Lancia Corse HF para o FIA ERC 2026.

O Rally Regione Piemonte chegou ontem ao fim depois de ter criado o cenário perfeito para o tão esperado regresso da Lancia ao mundo dos ralis. O coração do evento estava na Lancia Corse HF Village, a qual acolheu milhares de convidados no centro de Alba, proporcionando-lhes uma experiência imersiva no mundo dos desportos motorizados, da tecnologia e da cultura local.
Localizada no coração de Langhe, Património Mundial da UNESCO, a Lancia Corse HF Village ofereceu uma mistura única de património e inovação num programa repleto de atividades.
O evento da Lancia foi mais uma prova do imenso entusiasmo que rodeia o regresso da marca sediada em Turim aos desportos motorizados. A afluência de público foi impressionante na conferência de imprensa realizada na Lancia Corse HF Village.

A estrela da semana foi o novo Ypsilon Rally4 HF, aperfeiçoado por Biasion e que já ultrapassou mais de 90 unidades vendidas em apenas quatro meses. O “primeiro” Ypsilon em competição foi um momento digno de registo.
Ao volante de um dos Rally4, o piloto finlandês Kauppinen venceu de imediato o espetáculo que abriu o Rally Regione Piemonte. Entretanto, GianandreaPisani e Nicola Biagi subiram ao pódio na estreia do novo Ypsilon Rally4 HF no Campeonato Italiano de Duas Rodas Motrizes Sparco.
A meta na Piazza San Paolo também acolheu a chegada das equipas Vigliaturo-Corradini, Fiore-Casalini e Kauppinen-Karttunen, cujos nomes, juntamente com Pisani-Biagi, ficarão para sempre ligados a um dia importante na história das corridas da Lancia. Para celebrar estes “pioneiros” na história da marca, a Lancia Corse HF presenteou cada uma das equipas que terminaram o Rally Regione Piemonte com uma placa especial comemorativa da sua participação num dia tão inesquecível.
Equipado com um motor turbo de 212 cv, associado a uma caixa de 5 velocidades SADEV e amortecedores Ohlin ajustáveis, o Ypsilon Rally4 HF é um bom carro para os pilotos emergentes que querem começar a sua carreira.
Não é de surpreender que o Trofeo Lancia – a taça monomarca que arranca oficialmente a 8 de maio no Rally Targa Florio – já tenha um máximo de 40 equipas, incluindo 25 participantes com menos de 35 anos, 7 pilotos estrangeiros e 2 equipas femininas. Com um fundo de prémios de 360.000 euros e a possibilidade de um jovem vencedor se juntar à equipa oficial Lancia Corse HF para o FIA ERC 2026, o Trofeo Lancia é garantidamente uma das taças mais aguardadas e competitivas desta temporada.
MikiBiasion afirmou: “É incrivelmente comovente ver toda esta paixão e carinho por uma marca que esteve ausente das corridas durante muitos anos! Fiquei emocionado quando vi a Lancia HF Village e pensei: ‘Estamos de volta!’ Estamos a começar humildemente no Rally4, mas fizemos uma grande entrada ao mais puro estilo Lancia. Parecemos uma equipa que já existe há vinte anos no mundo dos ralis. O nosso objetivo é apoiar os jovens pilotos, descobrir novos talentos e ajudá-los a dar início às suas carreiras. O regresso da Lancia aos ralis é uma grande notícia para todos: não só para o automobilismo italiano, porque coloca os automóveis italianos de novo na vanguarda dos ralis, mas também para o automobilismo em geral, porque as outras marcas terão muito mais probabilidades de participar nas corridas depois de constatarem o regresso da Lancia.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






