O dia decisivo do Rali de Portugal

Por a 5 Abril 2014 09:27

Tal como é habitual nas provas do Mundial de Ralis, o segundo dia de prova é normalmente o decisivo. O dia de ontem terminou com alguma surpresa, já que a Hyundai estreou-se a vencer especiais e apesar de Sébastien Ogier ter ultrapassado, de alguma forma, a desvantagem de partir à frente, foi o finlandês Mikko Hirvonen que concluiu a etapa inaugural na liderança do Vodafone Rally de Portugal. Mesmo tendo falhado na escolha dos pneus para as especiais da tarde, o finlandês conseguiu subir ao primeiro lugar e partir para a jornada de hoje com 3,7 segundos de vantagem sobre Ott Tanak. Ainda que se espere que Sébastien Ogier se imponha, a verdade é que depois dele, na estrada, vão passar os dois pilotos da Ford, que terão o piso ainda um pouco mais limpo e isso poderá atenuar as diferenças para Ogier, quiçá mesmo, permitir aos homens da Ford que protelem a discussão da liderança. Será que Hirvonen e Tanak vão causar surpresa?

No dia de ontem, depois de uma manhã em que as especiais apresentaram muita lama, a temperatura subiu e os troços secaram. Ogier escolheu os pneus mais duros e foi o mais rápido na primeira classificativa da tarde. Para o francês, a opção foi a mais correcta e decidiu manter tudo como estava. Mas em Ourique 2, o segundo troço da tarde, o piso ainda estava muito molhado e o piloto da Volkswagen não foi além do quinto tempo, mantendo, ainda assim, a liderança.

Na derradeira especial do dia, o que parecia ser o melhor acabou por funcionar ao contrário. Os pneus macios foram bem mais eficientes e Ogier não teve argumentos para fazer face aos ataques dos adversários, como Hirvonen, que foram muito mais rápidos. O finlandês venceu o troço e bateu o campeão do Mundo por 8,9s. Com esse resultado, o piloto da M-Sport assumiu o comando, enquanto Ogier caiu para terceiro, a 6,5s do líder. Ott Tanak, intrometeu-se nesta luta e chegou ao parque de assistência em segundo.

Também na Hyundai houve motivos para celebrar. Depois das duas vitórias de Sordo logo pela manhã, Neuville assegurou mais um triunfo para o fabricante asiático. Curiosamente, o piloto belga queixou-se que não tinha a melhor afinação no seu i20 WRC. Mas nem tudo foi positivo. O seu companheiro de equipa espanhol perdeu a protecção de carter na penúltima classificativa de hoje e acabou por ceder o quarto posto para Mads Ostberg, o melhor Citroën.

A marca francesa não tem conseguido lutar pelos triunfos nos troços mas conta com a consistência do norueguês para se aproximar do pódio. Infelizmente para os seus objectivos, deixou de contar com Meeke no último desafio do dia. O piloto da Irlanda do Norte não segurou o seu DS3 WRC e saiu de estrada na mesma curva em que Elfyn Evans, em Fiesta WRC, tinha abandonado no troço da manhã.

O drama acabou por tocar, também, à Volkswagen Motorsport. Jari-Matti Latvala capotou o Polo WRC em Silves 2 e neste momento a equipa está a tentar perceber se o carro está em condições para continuar amanhã sob as regras de Rally 2.

Jari Ketomaa lidera WRC2

No WRC2, a prova foi sempre muito equilibrada durante as primeiras passagens, com os tempos entre primeiro e segundo na ordem das décimas. No início da tarde, Nasser Al-Attiyah venceu as duas primeiras especiais e alcançou uma margem até aí nunca antes vista, mas perdeu tempo na última e viu Jari Ketomaa vencer o troço e subir a primeiro. O finlandês tem agora 4,7s de vantagem sobre Al-Attiyah, enquanto Pontus Tidemand é terceiro, a 1m30s. Bernardo Sousa, que está de regresso ao Mundial, ocupa o quinto posto e é o melhor português em prova.

No Junior WRC, Alastair Fischer é o mais forte. O jovem piloto já venceu quatro das sete classificativas disputadas. Contudo, Martin Koci bateu a concorrência no derradeiro troço e subiu ao segundo lugar da categoria por troca com Simone Campedelli.

Hoje, pilotos e máquinas têm pela frente três troços a disputar em dupla passagem: Santa Clara, Santana da Serra e Malhão. Ponto alto do dia, a classificativa de Santana da Serra, a mais longa do Rally e aquela que apresenta um percurso mais próximo do natural.

Programa do dia:

Início – 08h30

PEC/SS 8/11 – Santa Clara (19,09 km) 09h55 / 15h00

PEC/SS 9/12 – Santana da Serra (31,90 km) 10h50 / 15h55

PEC/SS 10/13 – Malhão (22,15 km) 12h00 / 17h05

Chegada ao Estádio Algarve – 18h20

Publicação da lista de Partida da 7ª Secção – 21h00

Quilometragem do dia

Kms em Especial: 146,28

Kms em Ligação: 324,26

Total de kms: 470,54

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado