Nunca, mas nunca, se fica na saída de uma curva, por fora

Por a 2 Dezembro 2019 13:30

Foi no troço de Cascais, no cruzamento da Malveira da Serra, onde começava o antigo troço da Peninha. Na travagem para a esquerda após uma longa reta, a dupla Pedro Barroco/Filipe Ferreira (Peugeot 106) saiu em frente onde estavam diversos espetadores. Não acertaram em ninguém, mas uma senhora ao fugir caiu, e magoou-se numa anca: “foi pena o público estar naquele local, é uma saída duma curva, logo em frente”.

Felizmente não houve nada de muito grave, mas podia ter havido. Nunca se pode estar nas saídas de curva, muito menos após uma zona rápida. Se quem lá estava não sabia isso, adeptos que estejam por perto, por favor avisem, para que nada disto suceda mais nos ralis.

Basta olhar para as fotos para perceber que as pessoas estão colocadas um pouco acima do nível da estrada, provavelmente pensando que estavam seguras dessa forma. Mas não estão, basta ver a trajetória do carro.

Se um espectador, ou um grupo de espectadores não tem consciência do perigo por que passa, havia ali de certeza gente mais experiente, que podia ter alertado para o perigo.
É completamente impossível às organizações tomarem conta de toda a gente que assiste a um rali, e basta uma pessoa estar no local errado à hora errada, para se poder perder muito.
No mesmo local, do lado contrário da estrada, a visão era semelhante e o perigo, zero.
Mais uma vez, do lado de fora da curva, nunca, mas mesmo nunca. Muito menos após uma longa reta com uma travagem forte…

Fotos Nuno Vila Franca

11
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
dumberdog
Membro
dumberdog

Se não estivesse ali o barranco, era um acidente muito parecido com o do Joaquim Santos na Lagoa Azul em 1986.

christopher-shean
Membro
christopher-shean

Pois!

josemj
Membro
josemj

Isto é tão obvio que jamais deveria se lamentar quando alguém é pego nesta região de saída de curva. É necessário ser tão idiota e tão estupido para ficar ali que qualquer prejuízo é mais que merecido.

lemans1969
Membro
lemans1969

Meu Caro,

Por mais idiota e estúpida que uma pessoa possa ser, não se deve desejar que lhe aconteça algo como o que referiu.

Por mais seguro que alguém se possa colocar, corre sempre o risco de que lhe possa acontecer algo. Lembro-me de num Rali de Monte Carlo dos anos ’90 estarem espectadores em cima de um barranco a mais de 4 metros de altura e de um carro se despistar, subir a parede na vertical e acertar nessas pessoas causando alguns feridos portanto, como vê mesmo que possamos pensar que estamos numa zona segura, muitas vezes isso é ilusório.

christopher-shean
Membro
christopher-shean

Pois… não se deve “desejar” isso…

serrote
Membro
serrote

Compreendo perfeitamente onde quer chegar mas o exemplo que deu é a excepção que confirma a regra (o perigo no desporto motorizado). Se alguém se colocar numa situação perigosa ao menos que se certifique que tem sítio para escapar e saiba antecipar os indícios de uma saída de
estrada coisa que a maioria não consegue. Vale mais estar numa situação perigosa sózinho do que numa aparentemente normal rodeado de gente por todo o lado e sem escapatória possível.

Pascassio
Membro
Pascassio

Até direi mais… É tão estúpido, e tão idiota, quanto o teu comentário!!!

serrote
Membro
serrote

Logo no 1º troço de Sintra, cujo inicio era na subida da rampa da pena, no primeiro gancho à esquerda (chalet relógio) era ver tudo na escapatória da curva, fotógrafos incluidos e com (pasme-se) uma máquina reflex em tripé montada à beira do alcatrão para gravar. Com a estrada suja e molhada, apenas uma curva à direita após a partida, os pilotos não tinham qualquer indicação dos níveis de aderência e então foi ver várias saídas de frente para cima do pessoal. A sorte foi ser em subida e os pilotos anteciparem logo a situação. A máquina em causa com… Ler mais »

pedrososport-1
Membro
pedrososport-1

E alguns desses eram profissionais da fotografia devidamente credenciados

z
Membro
z

Esses que deveriam ser uns que deveriam dar o exemplo, é muito frequente vê-los em locais nada recomendados,e não são aqueles acreditados por jornais locais que têm pouca experiência de ralis, são mesmo alguns com muitos anos de ralis!

hsantosintercement-com
Membro
hsantosintercement-com

Tudo aquilo que escrevem está muito correto……..
Mas na totalidade dos comentários ninguem se refere aos elementos da organização/segurança……
Onde estavam….

últimas Ralis
últimas Autosport