Miguel Correia: “Foi a melhor experiência da minha vida”

Por a 24 Julho 2017 18:45

Miguel Correia, filho do piloto do Nacional de Montanha e Ralis, Manuel Correia, estreou-se este fim de semana nos ralis, em Aguiar da Beira, e logo com um Campeão do Mundo ao lado, Nuno Rodrigues da Silva. Aos 25 anos, o jovem piloto fez a sua estreia numa modalidade que há muito é uma paixão, mas para ‘alimentar’ essa mesma paixão, nada melhor do que do lado de dentro de um carro de Ralis, no caso um Renault Clio R3. Depois de acompanhar o pai, no lado de fora das ‘corridas’, agora chegou a sua vez, e o que o futuro reserva… logo se vê.

AS: Miguel, fizeste a tua estreia este fim de semana nos ralis, como correu?

MC: “Foi uma experiência brutal, não estava à espera de ter um resultado tão bom. Tinha ‘medo’ de não terminar o rali e ter um resultado destes, quer em termo dos tempos que obtive, quer na classificação, foi muito positivo.”

AS: Quais as perspetivas que tinhas antes desta prova?

MC: “A minha única ideias passava apenas por aprender o máximo possível e terminar o rali. A minha ‘experiência’ nos ralis era apenas na navegação e apenas num rali, ao lado do António Costa, mas esta foi mesmo a primeira vez a conduzir.”

AS: Como é que surgiu esta hipótese?

MC: “Já acompanhava os ralis há muito tempo, e sempre tive o sonho de pilotar um carro de rali. Estou muito feliz por tê-lo conseguido. Este sucesso que tive deve-se a toda a equipa. O navegador foi o Nuno Rodrigues da Silva, que me ajudou muito e deu boas dicas. A ARC Sport também foi impecável, quer no rali quer nos dois testes que fiz antes da prova, de uma ou duas horas cada. Sem eles não conseguiria metade do que fiz.”

AS: Nunca ponderaste o Nacional de Montanha, como o teu pai?

MC: “Não, despertam-me muito mais interesse os ralis. É uma disciplina de improviso, enquanto as rampas são completamente diferentes. Nos ralis, por muito que se treine apenas quando se está lá dentro é que se vê. Sempre gostei de ralis, mesmo antes do meu pai começar a fazer provas.”

AS: E agora? Plano para o futuro?

MC: “Só tinha planos para este rali. Vamos ver o que a vida nos reserva, como podem calcular, não é um desporto barato, mas gostava de fazer mais. Assim que tiver oportunidade faço mais um, sem qualquer dúvida.”

AS: Como te sentiste dentro do carro?

MC: “Estava muito nervoso, sentia os pés a tremer, estava mesmo muito nervoso. Mal ouvia o navegador…”

AS: Certamente o Nuno (Rodrigues da Silva) ajudou-te muito. Ele já tem muita experiência…

MC: “Sem dúvida que foi como um professor, tivemos um dia de treinos e ele foi o meu professor, a dizer-me como se fazia quase tudo. Por exemplo, nos reconhecimentos, normalmente é o piloto que dá as notas ao navegador, mas neste caso foi ele que fez tudo, e ao mesmo tempo ensinou-me como se faz. É uma pessoa que sabe mesmo muito disto e que consegue passar muito bem o seu conhecimento…”

AS: E tudo o resto, como te sentiste depois do nervosismo inicial?

MC: “Com o tempo fui ficando menos nervoso, passei a divertir-me e a desfrutar muito mais. O Nuno ajudou nisso também. Mas senti-me muito bem, fui sempre melhorando, eu próprio sentia-me a evoluir, o que é muito bom, foi mesmo extraordinário. Logicamente que este foi o começo, ainda tenho tudo para aprender, sem qualquer dúvida, mas o Nuno foi-me dizendo o que fazer, a gestão dos pneus e assim. Os ralis são tudo menos apenas acelerar e travar…”

AS: E que conselhos davas a alguém que se fosse estrear nos ralis, agora que tiveste esta experiência?

MC: “Diria que não se iriam arrepender. Foi a melhor experiência da minha vida, acho que isto diz tudo a quem tiver mesmo interesse nos ralis, que para mim é a melhor modalidade do mundo”.

Rodrigo Fernandes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado