Mais algum candidato para bater Sébastien Ogier?

Por a 6 Março 2014 16:27

Vinte e nove equipas estarão à partida do Rally Guanajuato Mexico, naquela que é a maior lista de inscritos da prova mexicana das últimas quatro edições. A prova volta a ter o seu centro nevrálgico em Leon e, apesar do rali se disputar no terceiro maior país entre os que integram o calendário do WRC, apresenta o percurso mais concentrado do ano. Na sua 10ª edição a contar para o WRC, a prova obrigará os pilotos a disputarem ao cronómetro 39 por cento (399,93 km) dos 1038,19 km que perfazem a estrutura global do rali, num formato que não prescinde dos troços em altitude, afinal a imagem de marca da prova mexicana.

Se Monte Carlo e Suécia, pelas suas características peculiares, não permitiram tirar ainda conclusões fidedignas em relação ao rumo competitivo do campeonato, talvez o México possa dar indicações mais sustentadas, ainda que só mesmo Portugal se fique com uma ideia mais clara do que vale realmente o tabuleiro de xadrez do Mundial de 2014.

Muitos desafios para superar

Com cinco das 22 classificativas a estenderem-se por mais de 40 km, a prova mexicana não esconde um certo filão semi-maratonista, obrigando a necessidades especiais e preocupações adicionais para os concorrentes. Por um lado, com os motores a ‘respirarem’ pior e as potências a serem drasticamente reduzidas em função da altitude a que se disputam a maior parte das especiais, será necessário saber gerir melhor do que nunca o desgaste dos pneus (que teve que ser repensado pelos ‘cérebros’ das equipas). Por outro, com classificativas tão longas, os furos assumirão uma importância capital no desenrolar competitivo da prova uma vez que qualquer percalço a este nível obrigará, em princípio, à paragem no meio do troço para a troca do pneu ou, por outras palavras, à perda de, no mínimo, 1m30s extra, podendo também levar a situações especialmente delicadas em que o piloto prejudicará (com o seu pó) quem lhe seguia, num exemplo do que já aconteceu na Suécia. Especial resistência também se espera das suspensões que serão postas às provas nas muitas lombas por que os pilotos passarão a fundo, nas pequenas aldeias de algumas classificativas. Não faltam, portanto, provas para superar, para além, da mais convencional ligada ao cronómetro…

 

Equipa a equipa

 

Volkswagen Motorsport I e II

Depois de ter quebrado a invencibilidade da Citroën em 2013, a VW reúne a maior dose de favoritismo para somar a sua segunda vitória por terras mexicanas. Excluindo a Hyundai (a quem foi permitido testar este ano por ser um novo construtor), a VW foi a última marca a testar no México (onde os testes são interditos para construtores que não se estreiem no WRC) e daí soube tirar evidentes vantagens, que se poderão tornar ainda mais evidentes, agora que as evoluções dos WRC’s estão congeladas. Independentemente disso, Sébastien Ogier é o homem a bater mas também aquele que tem que mais arriscar, partindo atrás do prejuízo dos pontos, ao contrário de Jari-Matti Latvala que lidera o campeonato e pode jogar mais à defesa. Contudo, o facto de ser o primeiro na estrada no Dia 1, poderá dificultar a vida ao finlandês. Já Andreas Mikkelsen dificilmente lutará pela vitória como na Suécia mas passou a poder ser, a partir de agora, considerado candidato a um lugar no pódio.

Citroën Total Abu Dhabi WRT

Depois de apresentar no currículo seis vitórias consecutivas no México por intermédio de Sébastien Loeb, a Citroën parte com a difícil missão aumentar esse registo. Se Mads Ostberg alinhará no seu rali favorito (que, em 2013, liderou até ser afectado por problemas elétricos no Fiesta), também é verdade que este será o primeiro rali de terra que fará ao volante do DS3 WRC e isso nunca é um bom indicador. Quanto a Kris Meeke, será a primeira vez que marcará presença no México, outro claro indicador de que ser-lhe-á difícil aliar a performance à solidez de um bom resultado final. Mas, melhor do que prognósticos, só mesmo analisar a tabela classificativa final, onde qualquer dos dois pilotos poderá, apesar de tudo, muito bem surpreender.

M-Sport World Rally Team

Três segundos lugares (um dos quais ao volante de um Ford Fiesta) fazem do Rali do México uma das provas que causam boas recordações ao principal ponta-de-lança da equipa, Mikko Hirvonen. No entanto, o finlandês bem de dois ralis ‘cinzentos’ onde não impressionou e se perder a oportunidade de o fazer na prova sul-americana poderá começar a ganhar anti-corpos dentro da equipa. Por seu lado, para Elfyn Evans qualquer resultado é positivo desde que termine e cumpra a função de contabilizar quilómetros. Para Robert Kubica é que um resultado no Top 5 será já muito positivo dada a sua estreia na prova. Mas com um perfil de ‘tudo ou nada’, se passar incólume a erros, é bem provável que o polaco volta a surpreender.

Hyundai Motorsport

A Hyundai voltará a contar com dois carros, numa altura em que já provou que pode ser, nesta fase de desenvolvimento do i20 WRC, rápida mas ainda não totalmente fiável.  Foi nesta prova que, em 2013, Thierry Neuville deu o mote para aquela que foi a sua melhor época de sempre no WRC pelo que agora a sua experiência será muito válida para ajudar a levar o i20 a acumular quilómetros e continua a registar, aqui e ali, bom tempos, se evitar erros igual ao que cometeu em Monte Carlo. Em estreia na equipa, Chris Atkinson vai tentar tirar partido da experiência das seis participações que já acumula na prova e onde tem um segundo lugar registado (2008 com a Subaru). Foi por isso, aliás, que foi escolhido em vez de Sordo ou Hanninen. Mas caso desista prematuramente, por culpa própria, poderá hipotecar novos convites para guiar o Hyundai oficial.

Curiosidades

Todos os carros partirão com um intervalo de três minutos (por causa do pó) mas este ano sem as equipas do campeonato nacional a preencherem o intervalo de tempo entre as primeiras e as segundas passagens nos troços.

A Hankook não estará representada no México, enquanto, Pirelli e DMack ‘calçarão’ seis carros cada e a Michelin será responsável por equipar 17 carros. Previsivelmente, o composto mais duro das marcas será o mais usado.

Na prova participarão nove equipas do WRC2, numa luta que envolverá quatro Ford Fiesta R5, dois Fiesta RRC, dois Mitsubishi Evo 10 e um Subaru Impreza WRX e onde Ott Tanak (num dos Fiesta R5) é visto como o principal favorito ao triunfo.

 

Tal como na Suécia, o WRC3 volta a não registar qualquer concorrente. Também não há qualquer S2000 inscrito no rali.

 

Horário

 

Dia 1

6 de março, 6ª Feira

Partida (Rally Campus Léon)       01h15

PE 1, Monster Street Stage Guanajuato (1,01 km)      03h09

Reagrupamento      04h39

Assistência (Rally Campus)         13h00

PE 2, Los Mexicanos 1 (9,88 km)            14h32

PE 3, El Chocolate 1 (44,03 km)  15h05

PE 4, Las Minas 1 (15,59 km)       16h01

PE 5, Parque Gto Bicentenario 1 (2,60 km)      17h01

Assistência (Rally Campus)         18h21

PE 6, Los Mexicanos 2 (9,88 km)            20h08

PE 7, El Chocolat 2 (44,03 km)    20h41

PE 8, Las Minas 2 (15,59 km)       21h44

PE 9, Parque Gto Bicentenario 2 (2,60 km)      23h37

PE 10, Super Especial 1 (2,21 km)         00h37

PE 11, Super Especial 2 (2,21 km)         00h42

Flexi-Assistência (Rally Campus)                       01h32           

 

Dia 2

7 de março, sábado

Assistência (Rally Campus)         14h30

PE 12, Ibarrilla 1 (30,33 km)          15h28

PE 13, Otates (53,69 km)   21h37

PE 14, Ibarrilla 2 (30,33 km)          20h19

PE 15, Otatitos (43,06 km) 21h37

PE 16, El Brinco 1 (8,25 km)         23h08

PE 17, Super Especial 3 (2,21 km)         00h08

PE 18, Super Especial 4 (2,21 km)         00h13

Assistência (Rally Campus)         01h03

 

Dia 3

8 de março, domingo

Reagrupamento (Rally Campus) 13h45

PE 19, Super Especial 5 (4,42 km)         14h55

PE 20, Guanajuatito (55,92 km)   15h58

PE 21, Derramadero (11,63 km)   17h21

PE 22, El Brinco 2 – Power Stage (8,25 km)     18h08

Assistência (Rally Campus)         19h26

Pódio 20h30

 

Nota: Hora de Lisboa

 

Principais Inscritos

 

Nº       Piloto/Navegador    Carro  Classe

1          Sébastien Ogier/Julien Ingrassia            VW Polo R WRC     RC1/M

2          Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila    VW Polo R WRC     RC1/M

3          Kris Meeke/Paul Nagle      Citroën DS3 WRC  RC1/M

4          Mads Ostberg/Jonas Andersson Citroën DS3 WRC  RC1/M

5          Mikko Hirvonen/Jarno Lehtinen  Ford Fiesta WRC    RC1/M

6          Elfyn Evans/Daniel Barritt Ford Fiesta WRC    RC1/M

7          Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul  Hyundai i20 WRC   RC1/M

8          Chris Atkinson/Stephane Prevot Hyundai i20 WRC   RC1/M

9          Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula       VW Polo R WRC     RC1/T

10       Robert Kubica/Maciej Sczepaniak          Ford Fiesta WRC    RC1/T

11       Benito Guerra/Borja Rozada        Ford Fiesta WRC    RC1/T

21       Martin Prokop/Jan Tomanek        Ford Fiesta WRC    RC1/T

32       Yuri Protasov/Pavlo Cherepin     Ford Fiesta R5         RC2/WRC2

35       Ott Tanak/Raigo Molder     Ford Fiesta R5         RC2/WRC2

36       Quentin Gilbert/Renaud Jamoul Ford Fiesta R5         RC2/WRC2

38       Lorenzo Bertelli/Mitia Dotta           Ford Fiesta R5         RC2/WRC2

40       Abdulaziz Al-Kuwari/Killian Duffy          Ford Fiesta RRC     RC2/WRC2

41       Nicolas Fuchs/Fernando Mussano        Ford Fiesta RRC     RC2/WRC2

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