Mads Ostberg: “Vir para a Citroën era mais atractivo que continuar na Ford”

Por a 15 Fevereiro 2014 12:49

Aos 26 anos, Mads Ostberg é titular no Mundial de Ralis há oito anos, tendo tido os primeiros anos de aprendizagem ao volante dos Subaru Impreza WRC, três anos antes de se mudar de armas e bagagens para a Ford. Kris Meeke falou da sua inexperiência quando comparada com a de Ostberg mas o norueguês está igualmente consciente que não tem um desafio fácil pela frente. Até aqui, um quarto lugar em Monte Carlo e um terceiro na Suécia não sendo resultados fabulosos, são muito razoáveis, ficando agora por saber o que consegue fazer em pisos de terra, sendo certo que nos asfalto dificilmente andará bem. Aos 26 anos, venceu o Rali de Portugal de 2012, depois da desclassificação de Mikko Hirvonen, e mais vitórias para o são o seu objetivo para este ano. Será capaz?

Como é o DS3 WRC comparado com o Fiesta?

É um carro totalmente diferente, com certeza. Ainda só o experimentei em asfalto e na neve da Suécia mas fiquei realmente impressionado com a sua agilidade e a forma como deve ser guiado. É completamente diferente. Mas já comecei a gostar dele, mesmo se ainda se ainda não tenho muitos quilómetros ao volante. Já senti confiança e percebi que posso arriscar muito mais. Para além disso, a equipa é muito fácil de trabalhar. Honestamente, é muito diferente.

O Mikko (Hirvonen) teve bastantes problemas para se adaptar ao Citroën e isso fê-lo regressar à Ford. Colin McRae nunca conseguiu mostrar o seu talento quando guiou o Xsara WRC. Pensando nisto tudo, estás à espera de dificuldades acrescidas na adaptação?

Acho que não. Não sei qual era exatamente o desafio do Mikko mas, depois de guiar o carro, senti-me bem e foi como se já o conhecesse bem. Senti-me melhor que no Fiesta, pelo menos no asfalto. A direito, no asfalto, dá mais confiança. Quando com apenas meio dia de trabalho se consegue sentir o carro, como aconteceu, é positivo.

Ficaste satisfeito por ir parar à Citroën ou foi uma manobra de recurso?

Claro que foi uma boa oportunidade para mim. Estávamos à procura de uma solução há bastante tempo e quando surgiu, de imediato, começamos a falar com as pessoas da Citroën. Para mim, trata-se de uma grande oportunidade e, felizmente, encontrámos a solução que queríamos com a Citroën e assinamos. Tínhamos uma opção com a Ford e também mantivemos contactos com a Hyundai mas vir para a Citroën era mais atrativo que continuar na Ford por um par de razões. Em primeiro lugar, obrigava a uma mudança, o que talvez seja uma coisa boa, tendo em conta a temporada pouco convincente que fizemos este ano. Era a altura certa para fazer algo. A oportunidade aberta na Citroën foi ótima e foi o principal motivo para eu aqui estar, para além de um programa completo de 13 ralis, que era o que ambas as partes também procuravam. Por outro lado, no capítulo financeiro também foi uma oportunidade melhor, o que também é importante.

E em relação a atividades extra-WRC? Sempre tiveste participação ativa em muitos ralis do campeonato de ralis norueguês e mesmo noutros. Isso vai voltar a acontecer?

Já falei com o Yves (Matton) e coma equipa sobre isso e quero continuar a fazer coisas em ‘casa’. É importante para os meus patrocinadores noruegueses e também para os fãs. Temos um espectáculo em que costumámos participar desde há três anos que é numa pista de snowboard e muitas outras coisas. Mas ainda não é certo. Também falámos com a Citroën sobre a possibilidade de fazermos alguns ralis na Noruega, bem como alguns ralis extra de asfalto, talvez na República Checa ou na Alemanha.

Quanto tempo esperas ficar na equipa Citroën?

O nosso acordo com a Citroën é de um ano. Tenho contrato de um ano.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado