Loeb, Elena e Citroën: vencedores em todos os terrenos

Por a 17 Fevereiro 2009 13:04

Disputado até à última prova especial de classificação, o Rali da Noruega consagrou Sébastien Loeb e Daniel Elena que assim rubricaram a sua 49ª vitória no Mundial de Ralis após um duelo impressionante com Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen.

Vencedor pela primeira vez na Noruega, o duo franco-monegasco junta um vigésimo rali diferente ao seu palmarés aproveitando para melhorar o seu recorde de vitórias. Quintos classificados, Dani Sordo e Marc Marti permitiram à Citroën conservar o seu avanço no Campeonato do Mundo de Ralis Construtores.

O ‘filme’ do dia decisivo

A terceira e derradeira jornada do Rali da Noruega foi a mais comprida totalizando 126 quilómetros cronometrados e as duas rondas por três especiais traçadas a este de Hamar iriam decidir a prova entre Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen, em luta pela vitória desde a primeira prova especial de classificação. Com magros quinze segundos de avanço, o piloto da Citroën não tinha margem para gerir o andamento. À chegada de Valer 1 (PEC 1) registou um atraso de 5,3 segundos para o seu rival.

“O limpa-neves não passou nesta especial e estive o tempo todo a limpar a fina camada de neve que cobria o gelo. Pilotei bem, mas fui impotente para contrariar essa situação.” Em Elverum 1, Sébastien aproveitou a estrada limpa para ganhar 6,1 segundos a Hirvonen. Se perdesse mais 1,2 segundos em Budor 1, o cinco vezes Campeão do Mundo de Ralis iria chegar ao parque de assistência com uma diferença praticamente igual. “Ao fazer jogo igual com o Hirvonen no conjunto das três classificativas, fazemos mais que limitar as perdas. Quanto mais próximos do final da prova, mais difícil será a sua recuperação. Dito isto, vamos esperar para ver quais serão as condições dos troços na segunda passagem.”

Após trinta minutos de assistência, os concorrentes tomaram o caminho para Valer. Uma vez mais Hirvonen foi o mais rápido. Igualmente em vantagem em Elverum 2, o finlandês conseguiu encurtar a distância para 7,7 segundos à entrada da derradeira classificativa. A segunda prova do Mundial de Ralis 2009 iria ser decidida nos 19,74 quilómetros de Bodum, uma especial de classificação caracterizada pelas suas longas rectas onde os carros ultrapassavam alegremente a barreira dos 200 km/h!

Apesar dos tempos intermédios favoráveis, a tensão estava no máximo no campo da Citroën. Foi apenas quando Daniel Elena disse através do rádio “é bom quando chegamos ao fim”, que engenheiros e mecânicos puderam exprimir a sua alegria. Com uma vitória na vigésima terceira e derradeira prova especial de classificação, Sébastien Loeb e Daniel Elena ganharam o Rali da Noruega por menos de dez segundos.

Ansiedade final

“Mentalmente, este rali foi muito difícil de gerir. No último dia fiquei muito preocupado após o Mikko ter ganho muito tempo na primeira especial. Tivemos de atacar a fundo, mas com muitos sustos pelo caminho! À partida da derradeira especial dei por mim a pensar que poderíamos perder tudo se cometesse um erro nos últimos quilómetros. Felizmente tudo acabou bem e estou muito feliz de ter ganho aqui pela primeira vez” declarou no final um Sébastien muito sorridente. “Este foi um rali fantástico, com condições perfeitas. O nosso C4 WRC esteve à altura do desafio tanto em termos de prestações como de fiabilidade.”

Dani Sordo cumpriu objectivo

Quinto no início da derradeira etapa, Dani Sordo conservou a sua posição à chegada, cumprindo o objectivo traçado. “Não foi uma jornada fácil. O objectivo era conquistar pontos para o Mundial de Construtores. Não estive muito confortável no último dia, especialmente na primeira classificativa onde utilizei as notas de 2007. Melhorei de seguida e estou contente com este resultado que permite à Citroën manter os dez pontos de avanço.”

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado