Latvala imperial na Argentina

Por a 11 Maio 2014 18:16

Jari-Matti Latvala acabou de conquistar a vitória no Rali da Argentina, a segunda da temporada, ganhando cinco pontos ao seu maior rival e ainda líder do campeonato, Sébastien Ogier que terminou em segundo.

 Depois de fazer uma prova praticamente exemplar que teve como única mancha um pião no Dia 2, o finlandês conseguiu suster todos os ataques de Ogier na primeira e na segunda etapa, para gerir o cronómetro de forma perfeita no último dia de prova.

 Percebendo que, desta feita, não tinha ritmo para acompanhar Latvala, Ogier optou por nada arriscar na última etapa e jogar ao ataque apenas na Power Stage onde conquistou os três pontos, que lhe permitiram sair da Argentina ainda com uma vantagem de 24 pontos para Latvala. O finlandês não conseguiu melhor que um ponto na Power Stage, mesmo se só não bateu Mikko Hirvonen por 0,1s. Em todo o caso, a luta pelo título de Pilotos ficou agora mais aberta, faltando saber se este foi um fim de semana invulgarmente inspirado para Latvala ou se, a partir de agora, o finlandês vai obrigar Ogier a suar muito mais.

 A VW conseguiu a segunda dobradinha da época quebrando a hegemonia da Citroën que há 10 anos não perdia em solo argentino. Kris Meeke acabou por ser o melhor representante da marca francesa (que voltou a perder terreno no campeonato de Marcas para a ‘gigante’ alemã), averbando um positivo terceiro posto. Apesar dos esforços, Andreas Mikkelsen conseguiu aproximar-se de Meeke, mas não ultrapassá-lo e terá mesmo ainda que confirmar o quarto posto à chegada ao derradeiro controlo uma vez que no final da última especial, o seu Polo estava novamente com os mesmos problemas de alternador que o fizeram abandonar no final do Dia 2.

 Já a Hyundai acabou por colocar Thierry Neuville na quarta posição depois de uma prova sofrida mas onde, mesmo sem ter perdido os cinco minutos por ter falhado o último troço do Dia 2, dificilmente teria avançado mais na classificação. Pior sorte teve Dani Sordo que abandonou duas vezes (sempre com problemas de motor no i20 WRC), numa desistência a que se juntou também a de Mads Ostberg a dois troços do fim devido aos ferimentos numa mão.

 Entre os homens da M-Sport, Robert Kubica foi o melhor representante, com o quinto posto, colocando um ponto final na sucessão de saídas de estrada dos últimos ralis e batendo Elfyn Evans que, na Power Stage, preferiu não atacar o polaco (estava a apenas a 5,1s) e preservar o sexto posto. Mas o herói do dia foi mesmo Mikko Hirvonen que se revelou mais rápido em três das quatro especiais, subindo até ao nono lugar. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado