Latvala domina em Fafe e é campeão europeu: “Foi muito importante vencer, adorei o rali”
Jari-Matti Latvala vence em Fafe e sagra-se campeão europeu: “Era muito importante conquistar este título no CERH”

Jari-Matti Latvala, ao volante do Toyota Celica ST185, selou em Fafe um domínio absoluto no Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA (CERH), vencendo com superioridade e garantindo o título absoluto e da Categoria 4. No final, o piloto sublinhou: “Conquistar este título no CERH era muito importante, daí que neste segundo dia tivesse andado com algumas cautelas para assegurar a vitória. Hoje, as condições das classificativas estavam mais difíceis, com o piso a alternar entre o seco e o molhado. Portanto, qualquer erro poderia deitar tudo a perder. Adorei o rali, as classificativas eram interessantes e diverti-me bastante.”

Adversários reconhecem superioridade de Latvala
O polaco Maciej Lubiak (Porsche 911 2.7 RS), líder à entrada da última prova e agora campeão de Categoria 2, rendeu-se ao ritmo do finlandês: “O meu propósito era sagrar-me campeão da Categoria 2, porque a nível absoluto o Latvala é mesmo muito rápido e torna-se bastante difícil competir com ele… Consegui e estou muito satisfeito por levar aquele título para casa.” O italiano Valter Pierangioli (Ford Sierra RS Cosworth 4×4) foi segundo, enquanto Richard Genesca (Subaru Legacy RS) garantiu o quarto lugar. Will Graham, candidato ao título absoluto, viu um pião no terceiro troço comprometer as ambições: “Com esse erro e perante um piso tão escorregadio, percebi que a partir daí teria de andar com mais cautelas para concluir o rali.”

Outros campeões e vencedores das provas paralelas
António Parisi (Porsche 911S) celebrou o título da Categoria 1, enquanto Jesus Ferreiro (Ford Escort RS 1800) já era campeão da Categoria 3. No Campeonato Norte de Ralis, Mário Castro (Renault Clio RS) triunfou na prova local, batendo Rafael Cunha e confirmando o título de Duas Rodas Motrizes.
Classificação final
1º, Jari-Matti Latvala/TopiLuhtinen (Toyota Celica ST 185),1h17m46.4s
2º, ValterPierangioli/Michela Baldini (Ford Sierra RS Cosworth 4×4), a4m43.5s
3º, Maciej Lubiak/GrzegorzDachowski (Porsche 911 2.7 RS), a4.57.4
4º, Richard Genesca/FlorentSompayrac (Subaru Legacy RS), a 5.21.5
5º, Jesus Ferreiro Pérez/Javier Anido (Ford Escort RS 1800), a6.23.5
6º, Will Graham/Karen Graham (BMW E30 M3), a7.45.6
7º, Hervé Guignard/Jean-Jacques Collinet (Alpine A 310), a9.47.7
8º, Gregory McCormack/Rhodri Evans (Ford Escort RS 1800), a9.53.0
9º, Ernie Graham/Anna Graham (Ford EscortEscort RS 1800), a10.17.5
10º, Eric Guignard/Didier Mefre (Renault 5 Turbo Cevennes), a12.17.1
11º, FintanMcGrady/Dean Beckett (Ford Escort RS 1800), a14.47.7
12º, Siegfried Mayr/RenateMayr (Volvo 240), a21.22.1
13º, Antonio Parisi/Giuseppe Dangelo (Porsche 911S), a25.28.5
14º, Carlo Fiorito/Nicolo Ventoso (BMW 2002 Ti), a32.39.1
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






