Lancia e o regresso aos ralis: o primeiro passo está dado!

Por a 27 Maio 2024 16:08

Está dado o primeiro passo para algo que os adeptos dos ralis ansiavam há muito: a Lancia vai regressar aos ralis, para já ‘apenas’ na classe Rally4 com o novo Lancia Ypsilon HF Rally4, ‘primo’ do Peugeot 208 Rally4 e do Opel Corsa Rally4, com o mais importante a ser claramente o primeiro de grandes passos que podem vir a ser dados no futuro.

Depois de ter deixado um legado incrível na modalidade, nos anos 80 e 90, a Lancia passou por uma longa travessia do deserto, mas agora no âmbito do ‘renascimento’ da marca, o ‘acelerador’ perfeito são os ralis, pois não há adepto que fique indiferente, pois sabe que foi apenas dado um primeiro passo para um futuro que pode voltar a ser grandioso para a marca no desporto automóvel.

Sabendo como está agora a indústria e o desporto automóvel, a marca decidiu-se pelo regresso a partir do segundo nível da Pirâmide dos Ralis da FIA, os Rally4, e depois de ter dado palco a alguns dos melhores pilotos da história dos Ralis, Henri Toivonen, Walter Rohrl, Miki Biasion, Markku Alen, Juha Kankkunen, Didier Auriol, Sandro Munari, Bernard Darniche, entre outros, agora é a vez de dar esse mesmo palco aos jovens pilotos que estejam na fase inicial das suas carreiras.

A Lancia continua a ser a marca de ralis mais bem-sucedida de todos os tempos, contando com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Resistência, a vitória numa edição da 1000 Miglia, em duas Targa Florio e numa Carrera Panamericana.

Há muito se sabia que a probabilidade da marca optar por uma reentrada pelas bases, mas este Rally4 é apenas o primeiro passo de um projeto que quase certamente vai passar pelos Rally2 num futuro próximo. O modus operandi será exatamente o mesmo, as bases e o know how necessário estão todas na Stellantis Racing, pelo que será apenas uma questão de tempo e do alinhamento dos astros, para que tudo se concretize.

Como se sabe, os ralis aos mais alto nível estão a passar por um momento de transição e ainda alguma indefinição pelo que este é o passo cauteloso, que antecipa outros que têm forte probabilidade de virem a ser dados. Agora resta esperar…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
20 dias atrás

Até que enfim!

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado