José Azevedo, Rui Cabeda e Marco Moreiras: A tripla das quinas na VW

Por a 11 Abril 2014 11:00

José Azevedo, Rui Cabeda e Marco Moreiras são os três elementos portugueses que compõem a equipa de mecânicos da Volkswagen. Ao primeiro, está reservado a ‘chefia’ do carro de Jari-Matti Latvala, ao segundo, um dos ‘cantos’ do Polo do finlandês, enquanto o terceiro dedica mais tempo à máquina de Ogier. Os três têm já um passado ligado à competição, com Cabeda e Moreiras estando mais recentemente integrados no WRC Team Mini Portugal, onde militava Armindo Araújo, antes de rumarem à VW. Para José Azevedo, “a presença do Rui e do Marco é uma mais-valia para a equipa. Eu já os conhecia há alguns anos, embora nunca tivesse trabalhado com eles. A Volkswagen procurava mecânicos com experiência e eles mostraram disponibilidade. Como também estavam ligados ao WRC, acabaram por embarcar neste projecto e a equipa está bastante satisfeita com o seu trabalho”.

No Rali de Portugal, testemunhámos a surpresa de alguns espectadores que assistiam à azáfama e à tensão que se vivia na tenda da Volkswagen durante a assistência aos carros de Ogier e Latvala, ao ouvirem falar a língua portuguesa, pois dos 8 mecânicos que habitualmente trabalham nos dois Polo R WRC, 3 são portugueses.

Mas afinal como é ser mecânico de um WRC de uma equipa de ponta. Segundo José Azevedo, que já está na equipa há mais tempo: “Não tive problemas em adaptar-me à rigorosa cultura alemã. Eles são de facto bastante rigorosos, mas não impõem ideias ou decisões. Procuram sempre a forma mais correcta de trabalhar e depois querem que se execute de acordo com o que está definido. Ao contrário do que por vezes se pensa dos alemães, eles não exigem que se faça de determinada maneira só porque é essa a sua visão. Os membros da equipa, em conjunto, discutem a melhor forma de o fazer e depois, aí sim, vem o rigor, já que nos é pedido que façamos exactamente conforme o que foi estabelecido. Não há qualquer problema neste método, já que eu também gosto das coisas bem definidas e sou rigoroso na forma como trabalho” começou por dizer Azevedo que explicou como funciona uma assistência: “Cada carro tem um conjunto de quatro mecânicos atribuídos e eu trabalho e coordeno os elementos que assistem o carro do Jari-Matti Latvala. Existe um conjunto de tarefas que estão previstas em cada assistência e cada um dos quatro mecânicos fica responsável por um dos “cantos” do Polo. Além disso, eu coordeno a equipa, garantindo que são feitos todos os trabalhos previstos na check list. Sou também o principal contacto entre os mecânicos e os engenheiros. Se os mecânicos detectarem algo que deva ser comunicado aos engenheiros, ou se estes definirem algo que tenha que ser executado, eu actuo como a ponte entre uns e outros.”

José Azevedo, Rui Cabeda e Marco Moreiras: A tripla das quinas na VW

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado