Jorge de Bagration: Sua Alteza Real da Geórgia

Por a 4 Julho 2023 18:30

Jorge de Bagration foi, até à sua morte em 2008, a cabeça da família real da Geórgia. Herdeiro de um trono inexistente, estabeleceu fora do seu país um firme estatuto enquanto piloto. Nasceu em Itália, num ramo exilado da família real, que depois se estabeleceu-se em Espanha, país de que é cidadão. Apesar de ser herdeiro da coroa, não pertence ao ramo mais arcaico de realeza georgiana. A sua carreira desportiva, toda ela cumprida em Espanha, iniciou-se em 1959, tinha o príncipezinho tenros 15 anos. Começou, está claro, pelas duas rodas e, desde 1963, espraiou-se pelos carros, correndo em diversas competições. Na verdade, sem dificuldades financeiras e sem correr para enriquecer, Jorge de Bagration participava nas provas para simplesmente se divertir. Por isso, não estranha vê-lo, em 1968, alinhar em diversas etapas do Europeu de F2, onde não conseguiu grandes resultados, sendo a melhor posição um sexto lugar em

Jarama. Isso, contudo, não o impediu de sonhar com a F1.

Jorge Bagration of Mukhrani

Com um Lola T100, tentou participar no GP de Espanha de 1968, mas a sua inscrição foi recusada, porque o carro não ficou pronto a tempo. Bagration ainda tentou a sorte no escalão máximo em 1974, de novo em Espanha.

Desta feita, foram circunstâncias pouco claras que o impediram de participar na prova com um Surtees TS16 – incluído numa primeira lista de inscritos, na segunda, provocada pela demissão à última da hora do responsável da Federação espanhola, o seu nome já não constava. Piloto eclético, foi um dos principais animadores nas corridas de Sport e nos ralis, abandonando a competição em 1982, sempre com excelentes resultados. Jorge de Bagration visitou pela primeira vez a Geórgia em 1995, para enterrar em solo pátrio as cinzas dos seus progenitores.

Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
4 anos atrás

Creio que dizer-se que fez toda a carreira em Espanha não está bem, pois lembro-me de o ver no rallye de Portugal.

luisbelo
luisbelo
4 anos atrás

Boa tarde, bela foto do Stratos em prova ,mas não será da equipa Eduardo Balcázar – Joan Martín ?

rudicaraciola
rudicaraciola
4 anos atrás

Vi-o a vencer o circuito de Montes Claros com um Porsche 908 spyder. Quando passava, o chão até tremia, eh,eh.. Grandes recordações, de um tempo em que os espectadores viam os carros a passar bem perto deles. Toda a emoção estava lá! Actualmente temos o que resta…

lemans1969
lemans1969
4 anos atrás

Jorge de Bragation correu várias vezes em Portugal. Vi-o no circuito de Montes Claros (Monsanto) em Lisboa em 1971 ao volante do Porsche 908 Flunder com que ganhou a corrida de Sport-Prototipos bem como com o seu Ford Capri 3000 numa luta bastante animada com o Fiat Abarth 1000 de Bacelar de Moura.

Em 1975 participou no Rallye de Portugal/Vinho do Porto ao volante do seu Lancia Stratos verde e amarelo com publicidade da Tergal.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado