João Fernando Ramos: “Este desporto tem mesmo algo inexplicável que nos atrai e encanta”

Por a 9 Abril 2014 12:55

João Fernando Ramos terminou o Rali de Portugal na 58ª posição, mas mais importante que isso foram as histórias que viveu durante a prova, essas sim, fortemente enriquecedoras. Aqui fica na primeira pessoa um resumo do que mais interessante aconteceu ao piloto-jornalista da RTP: “Os meus amigos talvez consigam imaginar a imensa alegria que sentimos ao chegar com o carro intacto ao final deste duríssimo rali.”

“Os reconhecimentos foram muito complicados com chuva, muita lama, rios a transbordar, nevoeiro e um carro de série com pneus normais. Os ralis são assim para as equipas privadas de micro dimensão. Só sou um piloto como os outros quando começa a corrida e fico plenamente integrado da estrutura da RMC. É verdade que a partir desse momento nada nos falta, a não ser… gasolina, quando o depósito do carro resolve encolher sem aviso prévio. É a história que vamos guardar deste rali.”

“Chegados ao parque de assistência, celebramos com a equipa o facto de termos concluído a prova, o objetivo primordial nestas coisas dos ralis, com a dureza e nível de exigência técnica, física e psicológica que uma prova do WRC implica. Prova superada mais uma vez.”

“Tivemos apenas um susto na segunda especial do segundo dia dia, quando quase no final, encontrámos um Fiesta de troféu praticamente destruído, atravessado na estrada. O Janela conseguiu olhar logo para dentro do carro e percebeu que o piloto estava inconsciente. O navegador estava de pé, já fora do que restava do carro, mas completamente perdido. Fizemos o que nos competia e parámos para ajudar. Percebemos que o melhor era mesmo pedir outra ajuda e na falta de rede de telemóvel a solução foi fazer os últimos dois quilómetros e pouco da especial a fundo para chegar junto da equipa do INEM que está no final do troço. Lançado o alerta, seguimos preocupados com o estado do nosso companheiro de aventura. Este é um desporto ariscado, onde a segurança é sempre uma preocupação central. Ver um acidente é coisa complicada para quem vai entrar de novo numa especial para andar no limite. Uns quantos quilómetros à frente, já na estrada nacional, estava outra equipa do INEM. Parámos para falar com eles e lá chegou a informação que não era um caso grave, apenas uma quebra de tensão de um jovem piloto que não ganhou para o susto. Ainda bem.”

“Mas há uma outra que vos quero contar nesta última crónica desta aventura. Piloto e navegadora, vindos do japão apareceram no Algarve com uma espécie de Toyota Yaris, com o mínimo dos mínios que se pede a quem quer fazer um rali.”

“Ele tem 64 anos e já tinha vindo a Portugal noutras edições do Rali, ela era estreante na aventura. Como equipa de assistência traziam mais dois japoneses, com duas cadeiras de praia, uma pequena caixa de ferramentas um martelo e um rolo de fita-cola. A simples e simpática equipa foi rapidamente adotada pelo coração mole e bom dos portugueses que ajudaram em tudo. Até uma tenda de assistência lhes montaram para o final do primeiro dia. Abracei aqueles japoneses no final da prova e voltei a perceber que este desporto tem mesmo algo inexplicável que nos atrai e encanta. Aqui somos todos iguais, apenas diferentes quando entramos no carro. Somos todos loucos por emoções.”

“Voltaremos dentro de alguns meses para uma nova prova do mundial de ralis, onde colocaremos de novo à prova os nossos limites com a humildade necessária para aprender sempre com o que nos vai acontecendo. Obrigado à bela equipa da RMC, ao José Janela e aos que nos apoiaram nesta aventura.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado