João Fernando Ramos: Crónicas do Rali da Catalunha-

Por a 21 Outubro 2015 22:26

Tal como tem vindo a ser hábito, João Fernando Ramos disputa o Rali da Catalunha pela quarta vez, mantendo desta forma o hábito de disputar duas provas do WRC por ano, o Rali de Portugal e a Catalunha. Novamente aos comandos do Mitsubishi Lancer, é o próprio que conta as suas aventuras por terras espanholas: 

DIA 1, Os reconhecimentos: “Hoje foi um dia duro com o reconhecimento de 6 especiais de classificação. Quatro em terra, com a fabulosa passagem pelo “Terra Alta” e os seus exigentes 35 quilómetros e duas em asfalto. Este rali mantém os dois pisos, está no WRC e isso não é nenhum problema. Como eu gostava de ter o Rali de Portugal com terra e asfalto…

Este ano há mais umas novidades. No primeiro dia não temos assistência intermédia. A dupla passagem pelas classificativas de terra é feita sem uma vinda ao parque, estando a manutenção do carro apenas por nossa conta. É mais um desafio para as equipas e principalmente para nós que vamos ter que fazer de tudo para chegar com o carro ao fim do dia, sem grandes crises. Estou curioso para ver o andamento dos pilotos da frente perante esta fortíssima limitação na possibilidade de terem o carro revisto antes da segunda passagem pelas especiais e logo na terra. Por nós, o melhor é mesmo que nada avariei. Eu e o Janela temos um ligeiro problema com as aulas práticas de mecânica.

Nos reconhecimentos temos que fazer tudo com a máxima atenção. Só podemos passar duas vezes em cada especial e temos que saber tirar muito bem as notas de andamento e os perigos escondidos em cada especial. É fabuloso fazer este trabalho, desafiando toda a nossa capacidade de concentração, num carro de série, com pneus de serie…que podem furar. Com arranjámos um suplente, hoje foi um dia tranquilo. Tenho a certeza que se não estivesse a quinta roda na mala hoje teríamos um dia desgraçado. O Janela fez um belo trabalho na preparação do dia e a esta hora ainda está ali de volta dos mapas a preparar o trabalho de amanhã.

Já chegou a equipa, a RMC e o nosso carro de corrida. O Roberto e o Gaspar garantem que está ali uma grande máquina. Vamos ver se os pilotos estão à altura. Só amanhã à noite me sentarei no Mitsubishi para acertar os bancos, a posição do volante e ter a primeira “lição” de afinações e eletrónica. Estamos ansiosos por ver como é o carro deste ano e como nos sentimos dentro de uma corrida que é uma das mais bonitas e mais duras do mundial de ralis.

Amanhã o despertador toca lá para as seis e um quarto para estarmos na primeira especial antes das oito. Depois contamos o dia e mostramos as primeiras imagens do carro em que vamos alinhar na equipa RMC, neste rali.

DIA 2: Agora é que vai começar!…

Terminámos ao fim da tarde o reconhecimento de todas as especiais. É um trabalho de concentração e de muita atenção aos detalhes, onde eu e o Janela temos que estar totalmente empenhados.

Só podemos fazer duas passagens em cada uma das especiais e as notas têm que estar certas à primeira. A experiência das três edições anteriores neste rali tem sido fundamental. Há alguns troços repetidos, começamos a saber os atalhos para ganhar tempo nos reconhecimentos, temos uma noção mais real dos tipos de piso em cada uma das regiões, permitindo gerir melhor o andamento e o carro.

Todos os anos é diferente este rali, com novas especiais e mais desafios para os pilotos. Este ano há mais limites na assistência e os troços são verdadeiramente exigentes na condução e no físico. Um belíssimo traçado onde ninguém pode apostar hoje num claro vencedor. Gosto dos ralis assim, quando me obrigam a pensar em tudo e a nunca estar confortável com o que aprendemos no ano anterior. É sempre a primeira vez.

Amanhã, quinta-feira, teremos a partida simbólica e a super-especial de Barcelona, no centro da cidade, num dos jardins mais emblemáticos da capital da Catalunha. Serão os clássicos a animar a festa que junta sempre cerca de cem mil pessoas. Depois o pelotão do WRC onde orgulhosamente vamos estar. É uma tarde fabulosa de automóveis e emoções. Hoje testámos o carro e a sensação foi muito boa. Parece que o tinha guiado na semana passada…mas a verdade é que não entrava num carro de competição desde o rali de Portugal. Espero ganhar de novo “a mão” rapidamente e fazer já amanhã um belo começo. Estamos animados e até aqui, tudo a correr dentro do plano que traçámos para esta prova do Mundial de ralis. Cá estarei à noitinha para vos contar como foi a festa em Barcelona.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado