Guia da ‘Silly Season’ do WRC

Por a 5 Dezembro 2018 14:49

 

Numa altura em que faltam menos de dois meses para o arranque do WRC 2019, há ainda muitas indefinições em duas das quatro equipas. A Toyota Gazoo Racing já tem o plantel fechado para 2019, o mesmo sucedendo com a Citroën World Rally Team, se bem que neste caso, a perda do patrocínio de Abu Dhabi veio impedir que os franceses pudessem ter um terceiro carro para dividir por Sébastien Loeb e outro ou outros pilotos nas restantes provas do Mundial.

Assim sendo, fala-se na possibilidade do francês poder disputar algumas provas com a Hyundai MotorSport ou com a M-Sport/Ford, mas tudo está muito indefinido.

Na Citroën World Rally Team, Esapekka Lappi/Janne Ferm e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia são as duas duplas efetivas encarregues de levar o Citroën C3 WRC a bom porto em 2019. Na Toyota Gazoo Racing e depois de confirmada a contratação de Kris Meeke que, já se sabe, vai ter Sebastian Marshall como novo navegador, o piloto inglês terá como colegas de equipa as duplas Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila e Ott Tänak/Martin Järveoja. Até aqui, tudo fechado. Agora as indefinições.

Até este momento, na M-Sport Ford World Rally Team e Hyundai Motorsport só Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen estão assegurados para 2019.

Na M-Sport Ford World Rally Team, um dos pilotos do Ford Fiesta WRC será Teemu Suninen, mas o seu colega de equipa não foi anunciado. Malcolm Wilson já disse que não vai colocar em risco a empresa, devido a investimentos de risco, pelo que tem várias opções, sendo a mais evidente Craig Breen. Sem lugar na Citroën, o irlandês poderá prosseguir a sua carreira na equipa do seu compatriota britânico, mas isso não é líquido. Depois começa a especulação ao falar-se dos nomes de Sébastien Loeb, por exemplo.

Na Hyundai Motorsport  Andreas Mikkelsen tem mais um ano de contrato e Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul estão garantidos. Aqui, vai haver de certeza um terceiro carro, que deverá ser para Dani Sordo (fala-se num programa de 10 ralis). Aqui, poderá também ‘entrar’ Sébastien Loeb, que sem a possibilidade de fazer algumas provas na Citroën, poderá aceitar um convite para um part-time com a Hyundai Motorsport. De Alzenau deve sair Hayden Paddon. Fala-se na M-Sport, mas as probabilidades não são muitas, já que pilotos do seu nível já a equipa tem.

Vão continuar a haver muitas conversas nos bastidores, pelo que algumas surpresas podem ainda surgir. O facto mais relevante é que, apesar da melhoria significativa do campeonato, nestes últimos dois anos, continua a ser caro e por isso difícil correr no WRC. Uma das ‘vítimas’ é Mads Ostberg, que já disse publicamente ser muito difícil correr em 2019. Por tudo isto resta esperar para ver.

Para lá das equipas oficiais, Pontus Tidemand saiu da Skoda e vai tentar um programa parcial no WRC. Marcus Gronholm deve regressar para disputar o Rali da Suécia com a Toyota. Na equipa japonesa, Takamoto Katsuta poderá fazer um rali com a equipa oficial, possivelmente também a Suécia, provavelmente caso.

 

Equipa Carro Piloto Navegador
Citroën World Rally Team Citroën C3 WRC Esapekka Lappi Janne Ferm
Citroën World Rally Team Citroën C3 WRC Sébastien Ogier Julien Ingrassia
M-Sport Ford WRT Ford Fiesta WRC Teemu Suninen TBA
M-Sport Ford WR Ford Fiesta WRC Elfyn Evans TBA
Hyundai Motorsport Hyundai i20 Coupe WRC Andreas Mikkelsen
Hyundai Motorsport Hyundai i20 Coupe WRC Thierry Neuville Nicolas Gilsoul
Hyundai Motorsport Hyundai i20 Coupe WRC TBA TBA
Toyota Gazoo Racing WRT Toyota Yaris WRC Jari-Matti Latvala Miikka Anttila
Toyota Gazoo Racing WRT Toyota Yaris WRC Kris Meeke Sebastian Marshall
Toyota Gazoo Racing WRT Toyota Yaris WRC Ott Tänak Martin Järveoja
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado