Grande recuperação de Jan Kopecky no WRC2

Por a 19 Agosto 2018 16:16

Depois de um furo lhe ter roubado a liderança e atirado para o nono lugar entre os concorrentes do WRC2, Jan Kopecky realizou uma recuperação espantosa e evitou por 3.8s que o seu jovem colega de equipa, Kalle Rovanpera vencesse pela primeira vez na competição.

Há muito que ficou claro que o WRC2, muito mais que uma competição de rapidez é de sobrevivência, e foi por eliminação que a concorrência foi diminuindo com o passar dos troços.

Ao cabo de oito especiais, Kopecky liderava com 23.5s face a Eric Camilli, mas o furo atrasou-o. O francês permaneceu na liderança até à PE13, quando o alternador do seu Fiesta R5 falhou. Fabio Andolfi ficou na frente, mas Rovanpera depressa o passou. Kopecky foi recuperando, e passou o jovem piloto de 17 anos no penúltimo troço.

Com este triunfo, vence todas as provas em que participou e regressa ao topo da classificação do WRC2, sete pontos à frente do companheiro de equipa, Pontus Tidemand.

Rovanperä não teve resposta para o ritmo de Kopecky (provavelmente também sentiu que não precisava de ‘afrontar’ o seu colega de equipa que luta pelo título, o seu tempo virá e já não demora), mas teve tempo suficiente para se desenvencilhar de Fabio Andolfi, que foi terceiro. Desta forma, Rovanpera termina no segundo lugar o seu primeiro rali de asfalto na principal classe de suporte do WRC, o WRC2.

Andolfi conribuiui para um pódio totalmente Skoda, mas admitiu que não tinha o ritmo para se bater com os homens da equipa oficial da Skoda.

Quarto lugar foi para Fabian Kreim. O campeão alemão bateu Kajetan Kajetanowicz em todos os troços do último dia e com isso passou o polaco.  Lukasz Pieniazek terminou 1m 26.0sec atrás de Kajetanowicz, em sexto.

A prova teve muito drama, no segundo dia tanto o líder Jan Kopecky, como o seu perseguidor mais direto, Yoann Bonato atrasaram-se. Kopecky fez uma rápida troca de pneus, na sequência de um furo, mas perdeu 70 segundos, o que o fez cair para nono, recuperando, como já referimos.

Antes, Gus Greensmith teve problemas de transmissão e aleijou-se num dedo a tentar reparar a avaria, isto depois de ter tido problemas com os travões do seu Fiesta R5. Pierre-Louis Loubet danificou a suspensão do seu Hyundai.

No segundo dia,  para além do que já referimos, Lefebvre perdeu um minuto com um furo e Solans saiu de estrada na PE9. Jari Huttunen e Eric Camilli pararam, o francês devido ao alternador do seu Fiesta.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado