Freddy Loix vence em Ypres na sua estreia com o Skoda Fabia R5

Por a 27 Junho 2015 21:05

Ao início da tarde de hoje poucos anteviam a possibilidade de Freddy Loix recuperar os quase 30 segundos que tinha de atraso para o líder e pudesse vencer o Rali de Ypres, mas foi exatamente isso que sucedeu, com o piloto belga a chegar à sua décima vitória na mítica prova, e logo na estreia do Skoda Fabia R5, no Campeonato Europeu de Ralis.

Loix teve de adaptar o seu estilo de condução para compensar a falta de aderência mecânica do seu carro novo, e depois de um dia a ‘aprender’, o piloto belga encontrou a aderência necessária e logrou vencer. Com alguma sorte, é certo, mas já lá vamos. Depois de ter sido apontado como favorito, Loix terminou o primeiro dia em quinto , 25,8 segundos atrás do líder, após sete especiais. O seu primeiro de cinco melhores tempos foi registado na PE9. Gradualmente, foi diminuindo a diferença para os carros à frente, e a vitória ficou à vista quando Craig Breen abandonou após a PE12. Stéphane Lefebvre furou na mesma especial e Bryan Bouffier foi forçado a parar para mudar um pneu furado na PE15. Tudo junto, permitiu a ‘Fast’ Freddy Loix vencer o evento.

“Nós não começámos a prova a andar muito depressa pois tínhamos um carro novo para conhecer,” disse Loix. “Não arrancámos com um bom feeling, mas trabalhámos muito duro, como uma equipa, e passo-a-passo fomos melhorando. Ganhar este Rali de Ypres pela décima vez é muito especial. Para um piloto de 45 anos de idade, contra todos estes jovens pilotos não é nada mau. É um ponto alto da minha carreira.”

Bouffier tinha pilotado de forma brilhante o seu Citroën DS3 R5, e apesar de atacado por Loix, manteve a liderança por 1,4 segundos antes de entrar na PE15, mas aí perdeu dois minutos com uma troca de pneus, devido a um furo, mas ainda assim ainda terminou no segundo lugar, 1m 27.5s atrás de Loix.

Bruno Magalhães, depois de ter começado a prova na 16ª posição, terminou o exigente rali belga num excelente quarto lugar. Concluíram a primeira etapa da prova, disputada ontem, no 10º lugar e foram os primeiros na estrada no arranque do segundo dia. Depois de oito meses sem competir em ralis de asfalto, Bruno sabia que teria o normal período de habituação que poderia ser penalizador tendo em conta a qualidade e quantidade de pilotos inscritos. Mas, nunca baixou os braços. Foi ajustando o ‘set-up’ do 208 em cada parque de assistência e o seu desempenho foi melhorando a olhos vistos, para conseguir um resultado que considera suado mas muito justo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado