FPAK justifica opção por Rali dos Açores face a Rali de Portugal no CNR

Por a 20 Dezembro 2014 11:35

Depois da FPAK ter optado pelo SATA/Rali dos Açores face ao Vodafone Rally de Portugal no calendário do ‘Nacional’ de Ralis de 2015 em virtude da proximidade das datas das duas provas, o presidente do orgão federativo, Manuel Mello Breyner, justificou ao AutoSport o porquê da opção que dividiu opiniões.

 Nas suas palavras, “a FPAK analisou e ponderou bastante a decisão, talvez por isso ela possa pecar por tardia pois não foi uma decisão fácil. Analisámos os prós e os contras pois os dois ralis dificilmente poderiam conviver em termos de CNR e assim decidimos optar pelo Rali dos Açores baseados no curto tempo que existia entre os dois ralis”.

 Continuando a explicação, Mello breyner refere que “a FPAK entende que deve sempre proteger, defender, lutar pelo seu campeonato nacional e não há uma razão principal, mas sim um conjunto delas”.

 E enumerando-as, o presidente da FPAK considera que…

“- É mais importante para o Rali dos Açores a presença do CNR do que para o Rali de Portugal pois tem sempre mais inscritos que o Rali dos Açores.

 – No Rali de Portugal o primeiro português deve ser o quinquagésimo na estrada, depois de tudo o que é FIA (por variadíssimas vezes abordamos o Rali de Portugal para o sensibilizar para este assunto, mas sem sucesso). No Rali dos Açores isso também pode acontecer, embora o primeiro português deva aparecer nos quinze primeiros, mas estamos a trabalhar para que nem isso aconteça.

 – A FPAK não pretende que os pilotos não participem no Rali dos Açores, de modo nenhum, longe disso , mas se a opção fosse a outra, aí sim , “impediríamos” os pilotos de ir ao Rali dos Açores pois as condições (muito boas) oferecidas pela organização, são válidas quando o mesmo faz parte do CNR.

 – Os espectadores no Rali de Portugal têm de esperar cerca de duas horas para ver os nossos pilotos, o que a meu ver acho inacreditável! A FPAK não pode aceitar que os investimentos feitos pelas principais equipas portuguesas do CNR nos carros R5 , façam o rali após os RC1 , RC2, RC3 e demais troféus FIA. A nosso ver a ordem de partida deveria olhar ao agrupamento do carro, logo se temos bons carros e excelentes pilotos, eles devem ir misturados com os outros e não atrás de tudo o que é FIA. (Esperemos que, no futuro, a FIA olhe para este ponto com maior atenção, pois entendemos que todas as etapas do mundial , quando visitam países com campeonatos nacionais de boa qualidade, os devem integrar no seu rali e não simplesmente deixá-lo entrar após tudo o resto!)”.

 Relativamente à reação negativa do ACP face à saída do Vodafone Rally de Portugal do Campeonato Nacional de Ralis, Manuel Mello Breyner referiu apenas “não me merecer qualquer comentário”. 

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