Europeu de Ralis 2018 promete animação

Por a 5 Fevereiro 2018 10:24

Apesar de ainda não estar confirmada a presença de Bruno Magalhães, o campeonato Europeu de Ralis deste ano deverá ser bastante interessante ao nível competitivo.

O ERC 2018 não foi alvo de nenhuma revolução e o esquema mantido em anos anteriores deverá ser mantido pelos seus promotores, a FIA e a Eurosport Events que volta a apostar em várias plataformas na mediatização daquela que é a amais antiga competição internacional da modalidade. A temporada volta a arrancar em São Miguel, ilha em que se disputa o Azores Airlines Rali entre os dias 22 e 24 de março próximos. Mês e meio depois, de 3 a 5 de maio, e, tal como em 2017, a caravana ruma a Las Palmas para a disputa do Rally Islas Canarias em asfalto.

Próximos geograficamente, seguem-se dois eventos ambos em piso de terra. Na Grécia disputa-se o Rali da Acrópole entre 1 e 3 de junho enquanto o Chipre recebe o campeonato para a prova com o nome daquele país de 15 a 17 do mesmo mês. Entre 20 e 22 de julho dá-se o regresso ao asfalto para a realização do Rally di Roma Capitale que se estreou nesta série o ano passado.

A competição torna à estrada a 24 de agosto para aquela que foi considerada a melhor prova de 2017 e um dos emblemas do campeonato, o Barum Czech Rally Zlin. Face à sua exclusão do WRC, o Rali da Polónia regressa a esta fórmula entre 21 e 23 de setembro com piso de terra e sediado em Mikolajki em substituição do seu conterrâneo disputado em torno de Rzeszow. A época volta a terminar, de 12 a 14 de outubro, em Liepaja na Letónia.

Regulamentarmente não se registam alterações de vulto às regras já estabelecidas em 2017 e no campeonato principal e ERC3 voltam a contar as seis melhores pontuações obtidas nos oito eventos do calendário. Para as competições juniores U28 e U27 voltam a contar apenas seis provas das quais serão teidas as quatro melhores pontuações, número igual ao que agora passa a vigorar também no campeonato feminino e no ERC2. Para pontuar no ERc é necessário estar inscrito na competição, um registo com uma taxa que foi reduzida em 2018 para € 1000 no ERC1 e € 500 nos ERC2 e ERC3.

Bruno Magalhães por confirmar

Apesar de ser sua intenção aproveitar toda a experiência adquirida em 2017 com o Skoda Fabia R5 bem como das provas que compõem um calendário praticamente inalterado, Bruno Magalhães está ainda bastante longe de poder confirmar a sua presença na série proposta pelo Eurosport em que, recorde-se, foi vice-campeão na última temporada. Se é credível que o piloto de Lisboa venha a conseguir reunir os apoios para voltar a arrancar para o Azores Airlines Rali, que venceu o ano passado, a deslocação aos restantes eventos está nesta altura em causa devido à falta de apoios.

Numa situação idêntica está um dos seus adversários no passado, Alexey Lukyanuk. O russo também pretende regressar a este campeonato mas volta a se debater com falta de apoios. Principal opositor de Magalhães em 2017 e campeão nos últimos três anos, Kajetan Kajetanowicz poderá ficar de fora pois a sua carreira vinha sendo suportada maioritariamente pela Lotos e a empresa petrolífera polaca deverá canalizar grande parte do seu orçamento desportivo para o regresso de Robert Kubica à Fórmula 1 através da Williams. Quem ingressa no ERC este ano é o campeão húngaro Norbert Herczig que alinha com um Skoda Fabia R5 da BRR apoiado pela MOL.

Espaço aos jovens

O Eurosport volta a apostar bastante nas competições juniores e na valorização deste campeonato como fórmula de aprendizagem e promoção e nesse sentido assinou novo acordo com a Peugeot Sport na viabilização dos meios para atribuição dos prémios aos pilotos laureados. Como já aconteceu em 2017, serão, como tal, muitos os pilotos jovens a defrontar os pilotos de referência nesta competição.

Um dos exemplos vem de Marijan Griebel, que como campeão júnior U28 de 2017 tinha direito a alinhar numa prova do Mundial com um WRC, mas preferiu alinhar em seis eventos do ERC com uma viatura R5. O alemão, que também surgirá na prova alemã do WRC e em todo o campeonato daquele país, estará então ao volante dum 208 T16 R5 da Peugeot do seu país. Beneficiando do apoio de € 100.000 como campeão U27 do ano passado, o britânico Chris Ingram alinha em duas provas com um Skoda Fabia R5 da Motorsport Italia mas pretende extender o seu programa à totalidade do calendário júnior U28.

Num regresso da marca checa a este campeonato, a Skoda Alemanha irá apoiar o campeão daquele país, Fabian Kreim na disputa do campeonato Junior U28, competição a que também adere com um Fabia R5 o polaco Hubert Ptaszek. Com presença garantida nos Açores e a pretender disputar a restante temporada surge o norueguês Frank Tore Larsen num Ford Fiesta R5.

O campeonato Junior U27, destinado aos pilotos com menos de 27 anos em viaturas R2, regista este ano a adesão do sueco Tom Kristensson que será apoiado pela ADAC na equipa oficial Opel. Também o espanhol Efren Llarena arranca nesta fórmula com um Peugeot 208 R2 apoiado pela federação espanhola depois da sua vitória na Beca Junior R2. Numa viatura idêntica mas da consagrada Sainteloc estará o austríaco Simon Wagner que recentemente brilhou com um Mazda 323 GT-R no Janner Rallye face a pilotos mais experientes e melhor equipados. As novas regras vigentes no ERC2 já aliciaram o russo Sergei Remenik e Tibor Erdi para nova participação nesta competição.

João F. Faria

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
6 anos atrás

Para andar a penar de rali em rali, preferia vê-lo no CPR, mas se calhar até mesmo para fazer o nacional não é fácil angariar os apoios 🙁

jo28071714
jo28071714
6 anos atrás

Porque é que um piloto como o Bruno Magalhães continua a ter muitas dificuldades em arranjar patrocinadores para disputar ralis? Já todos o conhecem. Não tem mais nada a provar que é um excelente piloto e a prova disso foi o ano passado, que por pouco não foi o vencedor do ERC. Ainda existe muitas pessoas que vêm os ralis como desperdício de dinheiro, mas na minha opinião estão erradas. Veja-se o retorno quando do rali de Portugal, o ex-wtcc, e muitas outras que tem passado pelo nosso país. Os nossos pilotos têm triunfado além fronteiras, têm lutado com outros… Ler mais »

últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado