ERC, Rally Fafe Montelongo: Lukyanuk domina a norte

Por a 5 Outubro 2020 14:31

Alexey Lukyanuk deu em Fafe importante passo para a conquista de mais um título europeu. O russo esteve sempre na frente da etapa portuguesa do ERC e ainda beneficiou do facto de nenhum dos seus rivais ter pontuado. Ainda panhou um susto perto do final, mas acabou mesmo por vencer…

O ERC regressou na passada semana a Portugal mas, ao invés da planeada deslocação a São Miguel, a caravana da série proposta pelo Eurosport foi até Fafe para o Rali Fafe Montelongo, uma organização da Demoporto que deixou bastante agradados os principais intervenientes e comentadores do campeonato em tempos de pandemia.

Desportivamente, os três principais animadores da competição estavam presentes e a disputa da etapa lusa configurava-se como uma das que poderia determinar o rumo dos acontecimentos. Alexey Lukyanuk, Oliver Solberg e Craig Breen prometiam animar as hostes, ao menos pelos canais televisivos e cibernéticos num evento votado a não contar com público.

Logo no arranque, Lukyanuk mostrou ao que vinha, tomando o comando da classificação que não mais viria a deixar. Numa prova em que as condições climatéricas eram bastante exigentes, a variar entre o piso seco, o húmido e algum bastante molhado, o russo venceu seis das nove provas especiais do primeiro dia de competição e conseguiu ir construindo uma vantagem que seria determinante no desfecho do evento. Beneficiando de problemas de problemas alheios, o piloto do Citroën C3 R5 da Sainteloc concluiu a primeira etapa com um avanço de mais de 38 segundos para os seus perseguidores, o que augurava um segundo dia de prova quase “de passeio”.

No entanto, o final do rali acabaria por ser bastante emocionante. Alexey Lukyanuk realizou uma segunda etapa de gestão da sua vantagem e a duas classificativas da meta dispunha de mais de 20 segundos de avanço para o segundo classificado. Contudo, o piloto viria a errar mais uma vez numa fase crucial de uma corrida e, na penúltima prova especial, um exagero com o travão de mão levou-o a fazer um pião e perder muito tempo. À entrada para o derradeiro troço cronometrado apenas 3,8 segundos separavam os dois primeiros classificados. Aí, aquele que é conhecido pelo “Foguete Russo” puxou dos seus galões e, mesmo por reduzida margem, ganhou tempo e pode festejar em Fafe a conquista de mais uma vitória num campeonato em que é a referência.

Dois principais adversários do vencedor na corrida ao cetro europeu, Oliver Solberg e Craig Breen ainda tentaram acompanhar o ritmo do seu opositor mas acabariam por se digladiar entre si pelas restantes posições do pódio ao longo da primeira etapa. Solberg enganou-se numa das difíceis escolhas de pneus e Breen dava o melhor de si mesmo com o Hyundai i20 R5 calçado com borracha da MRF. O irlandês comprometeu tudo, no entanto, na PE 8 quando, numa poça, deu um toque. Ainda conseguiu concluir a especial em três rodas mas teria mesmo que abandonar.

Pódio incerto até final

Já Solberg, que forçou a equipa gerida pelo seu pai a trabalhos forçados após um acidente no shakedown, parecia encaminhado para secundar Lukyanuk mas, também na terceira passagem por Anjos, viu o rendimento do seu VW Polo GTi R5 baixar drasticamente e perdeu muito tempo tanto nessa classificativa como na seguinte. O jovem piloto com licença sueca caiu para a 33ª posição, de que veio a recuperar até à 26ª na segunda etapa, e ficou arredado dos pontos. Tal situação, conjugada com a desistência de Breen, permite a Alexey Lukyanuk deter uma vantagem de 42 pontos depois de cumprida a primeira metade da temporada.

Ao longo do segundo dia de competição foram, então, o espanhol Ivan Ares e o francês Yoann Bonato a lutarem de forma excitante pelo melhor posicionamento nos dois mais baixos lugares do pódio. Ares, a bordo de um Hyundai i20 R5, e Bonato, aos comandos de um Citroën C3 R5, trcaram várias vezes de posição e empolgaram todos aqueles que seguiam a corrida. À entrada para a derradeira passagem por Guilhofrei, Bonato, que, contudo, não recolhia pontos para o ERC, estava 0,9 segundos na frente. O piloto do país vizinho ainda fez um esforço na última classificativa mas apenas conseguiu reduzir o seu atraso para um mísero décimo de segundo, diferença que espelha bem a proximidade de andamentos entre estes dois pilotos.

Já a grande diferença dos homens do pódio, Gregoire Munster foi quarto com o Hyundai i20 R5 mas conseguiu se impor no sempre competitivo ERC1 Junior, escalão em que foi secundado, a quase 40 segundos, pelo polaco Miko Marczyk num dos poucos Skoda Fabia R5 Evo que estiveram no norte do país. Ainda num “grupo” mais distante dos primeiros mas próximos entre si, nas posições imediatas quedaram-se o húngaro Norbert Herczig em VW Polo GTi R5, o checo o alemão DErik Cais com Ford Fiesta R5 Mk II e o alemão Dominik Dinkel num Skoda Fabia R5 Evo. O ERC regressa à estrada entre 6 e 8 de novembro com o Rali da Hungria, disputado em asfalto.

Classificação

Pos.    Piloto / Co-piloto   Carro Dif. p/líder

1        Lukyanuk Alexey / Eremeev Dmitry         Citroën C3 R5 01:45:52.5

2        Bonato Yoann / Boulloud B. Citroën C3 R5 +4.6

3        Ares Iván / Vázquez David  Hyundai i20 R5        +4.7

4        Munster G. / Louka Louis    Hyundai i20 R5        +6.1

5        Marczyk Miko / Gospodarczyk S.   Škoda Fabia Rally2 Evo      +1:43.9

6        Herczig Norbert / Ferencz Ramón  Volkswagen Polo Gti R5      +1:53.4

7        Cais Erik / Žáková J. Ford Fiesta R5 MkII  +2:00.2

8        Dinkel Dominik / Wenzel Michael    Škoda Fabia Rally2 Evo      +2:05.8

9        Devine Callum / Fulton James       Hyundai i20 R5        +3:02.0

10      Pernía S. / Gonzalez E.       Hyundai i20 R5        +3:54.1

11      Griebel Marijan / Braun Tobias      Citroën C3 R5 +3:56.1

12      Mayr-Melnhof N. / Welsersheimb P.         Ford Fiesta R5 MkII  +4:03.4

13      Barros Joăo / Henriques Jorge       Citroën C3 R5 +4:32.3

14      von Thurn und Taxis A. / Ettel Bernhard    Škoda Fabia Rally2 Evo      +4:38.1

15      Bassas Josep / Coronado Axel      Peugeot 208 Rally4   +6:27.7

16      Torn Ken / Pannas Kauri     Ford Fiesta Rally4     +6:41.6

17      Almeida Pedro / Magalhães Hugo   Peugeot 208 Rally4   +8:49.8

18      Breen Craig / Nagle Paul     Hyundai i20 R5        +11:37.3

21      Monteiro A. / Eiró Sancho   Škoda Fabia R5       +12:52.4

25      Paula José / Cardoso Valter Peugeot 208 T16      +16:22.8

26      Solberg Oliver / Johnston Aaron    Volkswagen Polo GTi R5     +16:35.1

28      Pereira Manuel / Magalhães P.       Peugeot 208 R2       +20:34.0

30      Castro Mário / Cunha Ricardo        Ford Fiesta R2T       +21:26.2

31      Tejpar Nabila / Edwards Matthew   Peugeot 208 R2       +24:49.8

Campeonato

ERC:

1º Alxey Lukyanuk, 108

2º Oliver Solberg, 66

3º Gregoire Munster, 56

4º Craig Breen, 40

5º Miko Marczyk, 34

6º Ivan Ares, 33

7º Giandomenico Basso, 32

8º Emil Lindholm, 27

9º Efren Llarena, 26

10º Eerik Pietarinen, 24

ERC 1 Junior:

1º Oliver Solberg, 96

2º Gregoire Munster, 89

3º Miko Marczyk, 65

ERC2:

1º Tibor Erdi, 80

2º Zelindo Melegari, 80

3º Dmitry Feofanov, 75

ERC3:

1º Ken Torn, 111

2º Josep Bassas, 84

3º Amaury Molle, 40

ERC3 Junior:

1º Ken Torn, 111

2º Josep Bassas, 84

3º Amaury Molle, 46

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