ERC/Rali di Roma Capitale: ‘Il divo’ Damiano de Tommaso

Por a 24 Julho 2022 20:46

Damiano de Tommaso, com um Skoda Fabia Rally2 Evo, foi o vencedor do Rally di Roma Capitale. Hugo Magalhães, fazendo equipa com o estónio Robert Virves, venceu entre os Rally3.

Por João F. Faria

O ERC rumou na passada semana a Itália para que se cumprisse a sexta ronda da temporada, o Rally di Roma Capitale. Tal como já vem sendo hábito nos últimos anos, naquele país voltaram a mandar os pilotos locais que, não fossem as contingências da prova, teriam dominado o pódio. A classificação do evento acabou por ser determinada pela ausência de problemas ou erros. Damiano de Tommaso só venceu três das treze classificativas mas só não esteve na frente da classificação durante outros três troços cronometrados.

Vencedor deste rali em 2021 e 2019 e sempre no pódio nos últimos quatro anos, Giandomenico Basso foi o piloto mais rápido na classificativa de abertura, na noite de sexta-feira, mas foi penalizado em 70 segundos por duas falsas partidas. Com isso, o piloto do Hyundai i20N Rally2 caiu para o 63º lugar e, vencendo três especiais e sendo segundo noutras três, conseguiu recuperar até à 12ª posição. Pior seria a sua saída de estrada logo no arranque da segunda etapa e os comissários técnicos terem considerado que a sua viatura não reunia as condições para prosseguir.

Com as penalizações de Basso, de Tommaso assumiu o comando que, apesar dos ataques da concorrência, manteve até à PE 5. Alguns erros no troço cronometrado seguinte determinaram a primeira mudança de líder do evento. Andrea Crugnola, com o Citroën C3 Rally2 do importador transalpino, vinha em perseguição do comandante e conseguiu tomar a dianteira. Melhor em mais duas provas especiais, Crugnola concluiu a primeira etapa com uma vantagem de 9,5 segundos sobre a concorrência. Já no arranque do último dia, este piloto, que costuma ser pouco afortunado na capital italiana, teve problemas com o acelerador do seu carro e caiu vários lugares. Acabou por recuperar algum do ritmo anterior e foi quinto.

Com novo atraso da concorrência Damiano de Tommaso reassumiu a liderança quase no começo da segunda etapa e não mais o perdeu, alcançando uma vitória que também assenta bem àquele antigo campeão italiano júnior. O piloto da Delta Rally só teve de controlar o andamento de Simone Campedelli, segundo, no terceiro dia de competição e poder festejar, com uma vantagem de 10,4 segundos, o seu primeiro grande sucesso internacional.

Empolgante foi a luta pelo lugar mais baixo do pódio e que envolveu, ao longo do rali, vários pilotos. Nos últimos quilómetros do evento estiveram em destaque Efren Llarena, mais uma vez muito homogéneo e contante em todos os tipos de piso, e Yoann Bonato. O espanhol do Skoda Fabia Rally2 Evo desta feita “provou do seu próprio veneno”. Depois de ter ganho nos Açores e ultrapassado na última classificativa em várias ocasiões, em Roma o piloto da MRF acabou por perder a subida ao palanque por 0,3 segundos, batido por Yoann Bonato que, com um Citroën C3 Rally2, esteve sempre ao ataque e recuperou bem dos problemas sentidos. Apesar disso, Llarena está muito perto de festejar o título europeu pois detém nesta fase de quase 60 pontos de vantagem para o seu mais direto perseguidor, Simone Tempestini, no campeonato.

No ERC Junior, Laurent Pellier e o seu Opel Corsa Rally4 voltaram aos triunfos e reassumiram a liderança do respetivo campeonato apos uma prova em que bateram por larga margem Andrea Mabellini num Renault Clio Rally4. O espanhol Oscar Palomo, grande rival de Pellier em 2022, foi apenas quarto com o seu Peugeot 208 Rally4. O Ralli di Roma Capitale também contou para a FIA R-GT Cup. Emmanuel Guigou e o seu Alpine A110 passaram pelo comando mas desistiram na PE 3 devido a acidente. A vitória acabou pertencendo a Raphael Astier, numa viatura semelhante, com largo avanço sobre Roberto Gobbin num Fiat 124 Abarth. O ERC regressa à estrada entre 26 e 28 de agosto com o Barum Czech Rally Zlin.

Classificação

1º Damiano de Tommaso/Giorgia Ascalone Skoda Fabia Rally2 Evo 1:52:37.6

2º Simone Campedelli/Tania Canton Skoda Fabia Rally2 Evo + 10.4

3º Yoann Bonao/Benjamin Boulloud Citroën C3 Rally2 + 27.7

4º Efren Llarena/Sara Fernandez Skoda Fabia Rally2 Evo + 28.0

5º Andrea Crugnola/Pietro Ometto Citroën C3 Rally2 + 1:06.8

6º Simone Tempestini/Sergiu Itu Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:11.8

7º Javier Pardo/Adrian Perez Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:14.3

8º Grzegorz Grzyb/Adam Binieda Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:35.8

9º Miklos Csomos/Attila Nagy Skoda Fabia R5 + 1:51.5

10º Tommaso Ciuffi/Nicolo Gonella Skoda Fabia Rally2 Evo + 2:23.1

19º Robert Virves/Huo Magalhães Ford Fiesta Rally3 + 7:24.5

ERC: 1º Efren Llarena, 137; 2º Simone Tempestini, 79; 3º Nil Solans, 70; 4º Javier Pardo, 69; 5º Alberto Battistolli, 61. ERC Junior: 1º Laurent Pellier, 97; 2º Oscar Palomo, 91; 3º Andrea Mabellini, 61. ERC3: 1º Igor Widlak, 142; 2º Kaspar Kasari, 84; 3º Robert Vivres, 60. ERC4: 1º Oscar Palomo, 119; 2º Andrea Mabellini, 102; 3º Laurent Pellier, 90.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado