ERC, Rali da Croácia: Miko Marczyk a dois troços do título europeu
O desfecho do Campeonato Europeu de Ralis de 2025 está ao rubro, com Miko Marczyk a apenas dois troços do título após as duas primeiras especiais da decisiva manhã de domingo, em condições de chuva intensa e muita incerteza.
Marczyk ascende na classificação com estratégia e sangue-frio
Partindo do sexto lugar, o piloto polaco subiu a quinto beneficiando de uma penalização a Norbert Maior e pouco depois ascendeu a quarto com o acidente de Mille Johansson na SS7.
Marczyk foi o mais rápido nesse troço, apesar do piso traiçoeiro, e rapidamente se colocou entre os favoritos ao pódio após o erro de Robert Virves, até então segundo classificado, que viria a cair para terceiro ao perder o controlo na SS8.
Mantendo o terceiro lugar à chegada a Zagreb, Marczyk só precisa de manter a posição para se sagrar campeão europeu, independentemente dos pontos que Jon Armstrong, líder do Rali da Croácia, venha a somar.
“Não foi uma boa passagem, provavelmente os pneus é que estão a fazer a diferença. Fui demasiado agressivo no acelerador e não consegui atacar como gostaria nas curvas longas, onde há muita sujidade. Há sempre surpresas com a água e outros fatores, mas espero que o tempo não seja mau. Não foi uma boa condução da minha parte”, salientou Marczyk, após mais uma passagem desafiante na chuva e pisos escorregadios.
Armstrong e Østberg discutem troços ao segundo
Jon Armstrong, que perdeu 11,5 segundos para Marczyk na SS7, reagiu logo de seguida ao triunfar na SS8 – uma espécie de ensaio para a Power Stage. O irlandês, fornecido pela Pirelli, mantém uma vantagem confortável de 41,9 segundos na liderança da geral. “Foi mais fácil que a primeira, fiz alterações para dar mais aderência ao carro, algo que me tinha faltado inicialmente. Em muitos sítios foi positivo, noutros estava mais escorregadio, mas estou satisfeito”, referiu Armstrong.
Mads Østberg, a comemorar o seu 300.º rali e sempre entre os mais rápidos, destacou o efeito da chuva na abordagem dos pilotos: “Com chuva não precisamos de andar tão depressa, é mais confortável. Fui algo cauteloso, ainda havia margem para mais, mas há surpresas, e prefiro não arriscar.”
Após a segunda especial da manhã, Maior caiu para sexto devido a uma penalização, com Herczig agora em quinto e Jürgenson, após um pião, em quarto. Virves e Joona fecham os oito primeiros.
Acidentes e dificuldades marcam a manhã
As condições levaram ao abandono de Mille Johansson, que deslizou na SS7, e do húngaro Antal Kovács, cujo carro capotou sem consequências físicas para tripulação. Erik Cais, com novo furo, manteve o nono lugar. Pablo Sarrazin subiu a décimo na estreia absoluta no ERC, enquanto Simone Tempestini sofreu um furo logo no arranque da manhã.
O último confronto do dia realiza-se às 11h18 locais, repetindo a desafiante especial de Veliko Trgovišće – Klanjec, antecedendo a decisão final do título europeu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






