ERC/Rali da Catalunha: Bonato fecha o ano com vitória

Por a 22 Outubro 2022 20:06

Yoann Bonato, com um Citroën C3 Rally2, “estragou a festa” ao campeão Efren Llarena e venceu o Rally RACC, última tirada do ERC de este ano.

O ERC 2022 terminou na passada semana em Espanha com o Rally RACC, prova concomitante com aquela do WRC com o mesmo nome e que utilizou cerca de dois terços das classificativas do evento incluído no campeonato principal. Com a maior parte das classificações já definidas e títulos entregues, foram poucas as equipas que estiveram na Catalunha e apenas cerca de duas dezenas de concorrentes se fizeram à estrada em Salou.

Depois de ter conquistado o cetro na prova anterior, este deveria ser o evento de consagração do espanhol Efren Llarena.

O jovem piloto do país vizinho até arrancou bem mas ainda antes do final da primeira secção quem já estava na frente era Yoann Bonato com o seu habitual Citroën C3 Rally2. O piloto francês nunca mais deixou o comando e foi sustendo os ataques do seu mais forte adversário. Melhor em 6 das 14 classificativas, Bonato atingiu a meta com 13,8 segundos de vantagem para a caravana e obteve aquele que foi o seu primeiro triunfo numa prova internacional disputada fora do seu país.

Llarena e o Skoda Fabia Rally2 evo com as cores dos pneus MRF bem tentaram mas nunca conseguiram encurtar de forma significativa a desvantagem para o futuro vencedor. Ao pódio foi o também espanhol Javier Pardo com um Skoda Fabia Rally2 evo mas já a grande distância, cerca de dois minutos e meio, do duo da frente. No entanto, este resultado permite a Pardo ser vice-campeão europeu.

A Espanha, aliás, consegue colocar, com Nil Solans, três pilotos no ‘top five’ desta série, façanha que reflete a aposta, de há já alguns anos, da federação do país vizinho no apoio e promoção dos seus jovens nesta competição.

Resultado bastante importante neste rali conseguiu Laurent Pellier, sexto classificado absoluto. O já campeão júnior europeu esteve sempre muito acima dos seus pares no escalão e intrometeu-se mesmo em lutas com adversários bem melhor equipados. O piloto francês do Opel Corsa Rally4 concluiu a prova com um avanço de 2 minutos e 40 segundos para o seu mais direto perseguidor, o italiano Andrea Mabellini ao volante de um Renault Clio Rally4.

A lista de conquistas de Espanha neste campeonato aumentou ainda com a conquista do cetro no ERC Open por Joan Vinyes, oitavo absoluto neste rali, num dos Suzuki Swift R4lly S do importador da marca japonesa no país vizinho. Já campeão do ERC4 no arranque, o também espanhol Oscar Palomo conheceu algumas dificuldades com o seu Peugeot 208 Rally4 e terminou bastante atrasado.

Classificação

1º Yoann Bonato/Benjamin Boulloud Citroën C3 Rally2 1:56:20.1

2º Efren Llarena/Sara Fernandez Skoda Fabia Rally2 Evo + 13.8

3º Javier Pardo/AdrianPerez Skoda Fabia Rally2 Evo + 2:30.4

4º Xavier Pons/Alex Haro Skoda Fabia Rally2 evo + 3:43.4

5º Martin Laszlo/David Berendi Skoda Fabia Rally2 evo + 4:18.5

6º Laurent Pellier/Marine Pelamourgues Opel Corsa Rally4 + 6:06.7

7º Alberto Monarri/Borja Odriozola Suzuki Swift R4lly S + 6:07.7

8º Joan Vinyes/Jordi Mercader Suzuki Swift R4lly S + 8:22.2

9º Alberto Battistoli/Simone Scattolin Skoda Fabia Rally2 Evo + 8:32.8

10º Andrea Mabellini/Virginia Lenzi Renault Clio Rally4 + 8:46.7

ERC: 1º Efren Llarena, 166; 2º Javier Pardo, 99; 3º Yoann Bonato, 88; 4º Simone Tempestini, 79; 5º Nil Solans, 70. ERC Junior: 1º Laurent Pellier, 157; 2º Oscar Palomo, 131; 3º Andrea Mabellini, 109. ERC3: 1º Igor Widlak, 172; 2º KasparKasari, 84; 3º Robert Virves, 60. ERC4: 1º Oscar Palomo, 159; 2º Laurent Pelluer, 150; 3º Andrea Mabellini, 150.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado