ERC: Eyvind Brynildsen surpreende e vence Rali da Escandinávia

Por a 1 Junho 2025 08:20

Eyvind Brynildsen alcançou a sua primeira vitória no Europeu de Ralis, ao superar os adversários numa intensa batalha no Rali da Escandinávia.

Num Toyota GR Yaris Rally2i, Brynildsen triunfou com uma vantagem de 4,9 segundos sobre o finlandês Roope Korhonen – vencedor da ronda anterior na Hungria – noutro Yaris. Korhonen venceu a Power Stage final, arrebatando o segundo lugar ao herói local, Isak Reiersen, que esteve envolvido numa luta acesa com Brynildsen durante todo o fim de semana: “É incrível. Foi uma batalha tão dura e exigiu muita energia”, afirmou Brynildsen, de 37 anos. “É um grande esforço de ambos [co-piloto Jørn Listerud] e estou muito aliviado. Os últimos quilómetros foram uma verdadeira luta. Sou um rapaz aqui da vizinhança [Noruega] e para quem conduz um carro de rali a cada seis meses, é algo especial.”

Brynildsen, que não competia desde janeiro, destacou-se nas rápidas especiais de terra, começando a decisiva etapa de sábado com uma ligeira vantagem de 5,1 segundos sobre Reiersen. Este, um mecânico de automóveis de 21 anos de Karlstad – a cidade anfitriã do evento – foi o mais rápido em duas das quatro especiais de sábado, a liderança de Brynildsen era de apenas 3,8 segundos à entrada para as últimas quatro especiais do rali.

A sua vantagem foi reduzida para 2,8 segundos depois de Reiersen ter sido 1,0 segundo mais rápido na primeira passagem pelo troço da Royal Forest, com 20,06 quilómetros.

Tendo guardado um conjunto de pneus Pirelli novos para a secção final, Brynildsen respondeu com o tempo mais rápido na SS15, apesar de um momento em duas rodas na mesma curva à esquerda onde Reiersen também se equilibrou em duas rodas. Ao completar a penúltima especial com 7,0 segundos de vantagem, Brynildsen manteve a sua liderança até à Power Stage. Reiersen não conseguiu defender-se de Korhonen na Power Stage e teve de se contentar com o terceiro lugar, atrás do finlandês, que venceu na Hungria. Este resultado também impulsiona Korhonen para o primeiro lugar na classificação geral do campeonato.

Mais atrás, Andrea Mabellini, relegou Frank Tore Larsen para quarto lugar na penúltima especial, conquistando 23 pontos na sua busca pelo título do ERC. Mabellini foi o segundo mais rápido na Power Stage, atrás de Korhonen, enquanto Jon Armstrong, Larsen e Brynildsen arrecadaram os restantes pontos de bónus.

Larsen terminou em quinto, com o atual campeão Júnior do ERC, Mille Johansson, a impressionar no seu caminho para o sexto lugar, à frente de Miko Marczyk. O polaco segue para a sua ronda caseira do ERC no próximo mês, tendo caído para o segundo lugar na classificação do campeonato, três pontos atrás do novo líder, Korhonen.

Depois de danos nos pneus o terem afastado da luta pela vitória na penúltima especial de sexta-feira, Mads Østberg terminou em oitavo, com o seu novo co-piloto, Lucas Karlsson, que regressou à competição após ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca no ano passado.

Simone Tempestini conseguiu terminar a sua primeira prova no ERC esta temporada, em nono, com Armstrong a recuperar até ao 10.º lugar, depois de danos nos pneus o terem impedido de outro bom resultado do piloto da M-Sport Ford World Rally Team.

O Rali da Polónia é a próxima prova do Campeonato Europeu de Ralis da FIA, de 13 a 15 de julho, o terceiro e último evento de terra da temporada de 2025 do ERC.

Classificação

E. Brynildsen / J Listerud NOR Toyota GR Yaris 1h 33m 40.8s

R Korhonen / A Viinikka FIN Toyota GR Yaris +4.9s

I Reiersen / S Gustavsson SWE Škoda Fabia RS +9.6s

A Mabellini / V Lenzi ITA Škoda Fabia RS +22.0s

F Tore Larsen / L Lundgreen NOR Volkswagen Polo GTi +25.2s

M Johansson / J Grönvall SWE Škoda Fabia RS +50.3s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado