ERC, Azores Rallye: Vitória para Lukasz Habaj por 8.4s

Por a 23 Março 2019 17:41

Ricardo Moura perde o Azores Rallye por 8.4s. O triunfo vai para Łukasz Habaj, que vence com alguma surpresa a prova. O polaco é um desconhecido para quem não segue as suas prestações recentes no ERC. De referir ainda que já foi Campeão polaco várias vezes, pelo que só isso é uma excelente referência. Esta é a sua terceira participação nos Açores, desistiu há dois anos, foi sétimo o ano passado e agora vence.

Ricardo Moura ainda tentou fazer alguma coisa neste derradeiro troço do rali, mas o atraso e posterior desistência de Alexey Lukyanuk no penúltimo troço, foi demasiado em cima para permitir a Moura ainda ter tempo para fazer algo. Recuperar 18.6s era demasiado num troço, mas ainda assim, recuperou cerca de 10 segundos. Caso a manhã de hoje não lhe tivesse corrido tão mal, provavelmente teria ganho.

Começou o dia de hoje 6.0s na frente de Habaj, mas já não foi a tempo de vencer. Vence a prova do CPR, repetindo o que já fez o ano passado, e lidera o campeonato. Tal como ano passado, fica por aqui…

No CPR, Bruno Magalhães apesar de ter perdido 1,3s para Teodósio, segurou o segundo lugar do CPR e um excelente quarto lugar da geral. O piloto da Hyundai tirou todo o sumo que o carro tinha para dar, e realizou uma excelente operação para o campeonato.

Não é novidade para ninguém que o Hyundai i20 R5 é muito difícil nos pisos de terra, e só isso bastava para destacar a prestação de Bruno Magalhães nesta prova. Esta prova só não correu na perfeição, porque Moura venceu, naturalmente, entre os concorrentes do CPR, mas estes pontos conseguidos pelo piloto de Lisboa, na terra, podem valer ouro no fim do ano.

Ricardo Teodósio bem tentou, neste último dia andou muito, mas Bruno Magalhães não vacilou, e por isso o algarvio, depois do triunfo em Fafe, sai dos Açores com um pódio no CPR, sendo que na prática, o mesmo se aplica o que dissemos de Bruno Magalhães: Uma boa operação para o campeonato!

O terceiro lugar de Chris Ingram nesta prova é um merecido prémio, mas o rali do piloto inglês foi cheio de problemas.

Já não é a primeira vez que passa por isso, mas Alexey Lukyanuk não merecia perder este rali. Houve outras alturas, em que perdeu quando tinha os ralis na mão, devido a ser demasiado impetuoso, mas há muito que ‘esse’ Lukyanuk se foi. Hoje em dia já é capaz de gerir, e era o que estava a fazer há muito. Mas a sorte, mais uma vez não quis nada consigo, e depois de furar nos Graminhais, no penúltimo troço, caindo para terceiro. Mas para somar insulto à injúria, desistiu na última especial, depois de se rebentar um tubo dos travões, levando-o a – mais um – grande acidente, de que felizmente saiu sem ferimentos. Ele e o navegador. Mas mais uma vez, não merecia perder…

Marijan Griebel fez um rali péssimo. Não pelo seu andamento – tem sido um piloto que tem evoluído muito de ano para ano – mas teve demasiados azares, vários furos, ligeiras saídas, travões,. Tal como disse no final, a única coisa positiva foi mesmo ter terminado o rali.

No CPR e para lá de Moura, Magalhães e Teodósio destaque ainda para Miguel Correia, que depois do 10º lugar em Fafe, foi agora quarto, uma excelente classificação para quem corre de R5 somente há duas provas. É verdade que muita gente faltou à chamada, mas o simples facto de ter ultrapassado as dificuldades que esta prova colocou a toda a caravana é um aspeto para lá de positivo. Com tudo o que lhe apareceu pela frente, ganhou mais experiência nesta prova do que em três ou quatro no continente…

António Dias terminou a prova no quinto lugar do CPR, minuto e meio atrás de Miguel Correia, num rali em que simplesmente lutou mais contra si próprio do que outra coisa qualquer. O ano passado foi sétimo nos Açores, este ano foi quinto.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado