CSR, Carlos Martins vence Rali de Ourique: erro, ‘reset’, ‘boost’ e triunfo…

Por a 29 Setembro 2025 10:20

Carlos Martins, ao volante do Ford Fiesta R5 e navegado por Daniel Amaral, assinou uma vitória que não esquecerá facilmente, no Rali de Ourique. O evento que marcou o arranque da segunda metade da temporada do Campeonato Sul de Ralis foi pautado por percalços iniciais e uma reviravolta no último fôlego, com a dupla a destacar-se agora nas contas do campeonato.

O Rali de Ourique abriu com uma superespecial ao final da tarde de sábado, onde Carlos Martins demonstrou a sua rapidez ao registar o melhor tempo. Contudo, o segundo dia de prova, disputado integralmente em pisos de terra e sob condições de chuva intermitente, trouxe desafios inesperados.

Logo na primeira especial do dia (PEC2), Martins cometeu um erro de percurso e falhou a travagem para uma ‘chicane’, sendo forçado a fazer inversão de marcha, corrigir a trajetória, perdendo com isso preciosos 28,2 segundos. Este contratempo inicial permitiu a Fernando Teotónio, em Mitsubishi Lancer Evo IX, assumir a liderança do rali.

A secção matinal continuou a ser adversa para o piloto de Serpa, que perdeu novo troço devido à inadequação dos pneus do seu Fiesta ao piso molhado. Teotónio vencia outra especial, consolidando uma vantagem de 21 segundos sobre Martins e seis segundos sobre José Paula, este último sem pontuar para o campeonato.

Reviravolta no derradeiro troço

A secção da tarde revelou um Carlos Martins diferente. Com a repetição dos troços matinais, o piloto do Ford Fiesta R5 conseguiu finalmente explorar todo o potencial do seu carro, pulverizando os tempos registados de manhã. Apesar do forte ataque de Martins, Fernando Teotónio ainda conseguiu vencer o primeiro dos três troços finais, reforçando a sua liderança e aumentando a pressão sobre o adversário. Foi neste momento que José Paula foi forçado a desistir, após um toque que danificou uma roda do seu Citroën C3 Rally2.

Os dois últimos troços foram palco de uma demonstração arrasadora de Martins. O piloto transformou uma desvantagem de 21,6 segundos numa liderança de 10,6 segundos no final do rali, selando a vitória no derradeiro troço, que se revelou mais desafiador do que o previsto. Esta redenção no final da prova, após um início tão stressante, recompensou a persistência de Carlos Martins com o prémio máximo.

Destaques e classificações finais

Fernando Teotónio, apesar de não ter o mesmo material para acompanhar o ritmo final de Martins, protagonizou uma boa prova, terminando na segunda posição. Este resultado mantém o piloto na luta pelo título, evidenciando a sua consistência. Nuno Venâncio assegurou o terceiro lugar absoluto, mas a uns expressivos 2 minutos e 22,7 segundos do vencedor, o que sublinha o ritmo excecional imposto pelos dois primeiros classificados.

De referir que Vítor Teodósio, em Mitsubishi Lancer Evo X, ocupava a terceira posição a meio do rali, mas problemas de motor obrigaram-no a perder tempo e a descer para o nono lugar da geral. Nas duas rodas motrizes, Telmo Neto (BMW 316) destacou-se ao conquistar o quarto lugar absoluto e a vitória na sua categoria, superando José Merceano e Joaquim Salero, ambos em Mitsubishi. Carlos Marreiros (Citroën Saxo) foi o segundo classificado nas duas rodas motrizes, a 1 minuto e 52 segundos de Telmo Neto, enquanto Paulo Anselmo (BMW) completou o pódio desta categoria.

A vitória de Carlos Martins no Rali de Ourique não é apenas um triunfo pessoal; é um marco significativo que o coloca em posição de destaque na corrida pelo Campeonato Sul de Ralis, prometendo uma segunda metade de temporada repleta de emoção e competitividade. A gestão de adversidades e a capacidade de recuperação são características cruciais nos ralis, transformando cada erro e cada acerto numa lição valiosa para as etapas futuras do campeonato. E é também por isso que os pilotos de ralis são vistos como autênticos heróis, não só por rodam a fundo em zonas que aconselham tudo, menos a isso, mas também por terem, por vezes a capacidade de se vencerem a si próprios, ultrapassando erros que à partida pareciam inultrapassáveis…

FOTO Facebook Carlos Martins

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. [email protected]

    30 Setembro, 2025 at 8:24

    Parabéns ao Carlos Martins / Daniel Amaral!
    Azar para os Teodósios… interessante ver o Ricardo ao lado…

Deixe aqui o seu comentário

últimas CRR - CAMPEONATO REGIONAL RALIS
últimas Autosport
crr-campeonato-regional-ralis
últimas Automais
crr-campeonato-regional-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado