CRÓNICA: O ‘menino’ que brilhou em Mortágua…

Por a 18 Novembro 2017 20:07

Carlos Vieira e ‘Jet’ Carvalho confirmaram hoje no Algarve o seu merecido título de Campeões Nacionais de Ralis, mas não foi aqui que ele começou a ser ‘cozinhado’. Foi em Mortágua…

Quando falei com o Carlos Vieira ainda antes de entrar no último parque de assistência do Rali de Mortágua, no final de setembro, parecia que estava a falar com uma criança a quem tinham dado um brinquedo novo. Tal era a sua alegria pelo feito que tinha concretizado momentos antes. Com um carro que nunca tinha pilotado, num piso que não é o seu melhor – para já – venceu e convenceu, abrindo uma janela de oportunidade para poder chegar ao título Nacional de Ralis. Estava espelhado na sua cara a alegria com o que sentia ter conseguido.

Quando voltei a falar com ele antes desta prova do Algarve, o entusiasmo mantinha-se, e percebi de imediato que a confiança era muito grande nas suas capacidades. Tenho seguido o percurso do Carlos Vieira nos ralis e é notável a ‘velocidade’ com que se ‘fez’ piloto. O que fez até aqui já era mais do que suficiente, e ele sabia que se não o conseguisse, não havia problema, pois há muito percebeu que estava a dar os passos certos. É um título merecido por tudo o que conseguiu, especialmente nestes dois últimos ralis.

Que ninguém pense que era fácil. Se a vitória, tendo em conta a maior apetência de Carlos Vieira para os troços de asfalto era uma ‘coisa’ mais ou menos natural, vencer quase todas as classificativas era um enorme desafio e isso mostra bem o piloto que Carlos Vieira se tornou. É um enorme feito de um piloto que teve um início complicado nos ralis. Todos percebemos rapidamente que rapidez não lhe faltava, mas com o passar do tempo surgiu a experiência, e a rapidez é como o azeite em água. Vem facilmente ao cimo…

Foi Carlos Vieira, mas se fosse Pedro Meireles o título também ficaria bem entregue e tal como já me tinha dito Carlos Vieira, era bem bom ser vice-Campeão no seu segundo ano “a sério” de ralis. Meireles simplesmente não teve andamento para Carlos Vieira e não foi mesmo capaz do pressionar mais, mas os títulos também se conquistam com regularidade e nisso Pedro Meireles é exímio. E é um (muito) digno vencido. Todos sabemos que não é o piloto mais rápido, mas sabe aproveitar as oportunidades que tem pela frente e desta feita ter que resolver o título no asfalto levou a que não desse para mais. Meireles sabe que era em Mortágua que tinha que ter dado a estocada final, mas ao permitir que Vieira ganhasse, ele próprio desbravou o caminho que agora Vieira aproveitou. Mas está também de parabéns, e agora, vestindo um pouco a pele de adepto, obrigado a ambos pelo espetáculo que deram, pois não me lembro de um fim de campeonato tão intenso e emotivo. Venha o próximo…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado