Crónica: Filhos de um Deus menor…

Por a 10 Dezembro 2017 10:52

Não é justo. Faço desde já um mea culpa pela parte que nos toca, quanto ao facto de muitas vezes os navegadores serem injustiçados, esquecidos, como se grande percentagem do sucesso duma equipa de ralis ou TT, não lhes devesse ser, também, atribuído, e em doses iguais. Isto a propósito da vergonhosa atitude da FIA, que entrega um troféu ao piloto e uma ‘miniatura’ ao navegador. Aconteceu, por exemplo com Sébatien Ogier e Julien Ingrassia, e este queixou-se, e bem nas redes sociais. Não faz qualquer sentido pois os dois trabalharam para o sucesso que tiveram em conjunto e quando sobem ao pódio, estão como durante as classificativas, lado a lado.

É verdade que o piloto é a face mais visível, é mais do piloto que a maioria dos adeptos quer saber, e a imprensa resigna-se e vai atrás disso, por comodismo. Não se pode dizer que os ralis são um desporto coletivo, mas também não é individual. Por isso, não faz qualquer sentido, não ser dado o devido valor aos co-pilotos, e a FIA devia ser a primeira a saber isso, ao fim ao cabo, tem um Presidente que foi navegador nos ralis!

Uma equipa de ralis tem dentro do carro duas pessoas com duas funções distintas. Uma delas tenta fazer andar o mais rápido possível a máquina que tem nas mãos e a segunda, que está no banco do lado direito, dá-lhe as instruções corretas no momento certo para que ambos atinjam o objetivo. Até porque o navegador faz muito mais do que ditar notas. É, basicamente, um ‘irmão de armas’.

O trabalho do co-piloto começa muito antes da equipa, sequer, chegar ao palco do rali, vejam por exemplo no Dakar o que acontece quando as equipas recebem os road book com o percurso do dia seguinte. O piloto vai dormir e o navegador tem pela frente mais umas horas de trabalho para ‘marcar’ o road book. Ritual, que se repete todos os dias. Dia de descanso? Só se for para o piloto, o navegador passa o dia a trabalhar.

Voltando aos ralis, quanto mais importante é a prova, menos dormem os navegadores antes delas. Quantos pilotos se tornaram mais rápidos, não porque tenham afinado melhor o carro, mas porque a sua relação com o navegador passou a ser melhor. O sistema de notas, mudou, evoluiu, equipa mais rápida. Quem está dentro do carro para dar ainda mais confiança ao piloto? Quem está para o animar, se este cometeu um erro? Quem garante que o piloto só tenha de se preocupar com a sua pilotagem? Quem coloca a sua vida nas mãos do ‘irmão’ do lado esquerdo? Quem muda o tom ou o ritmo da voz para acalmar, ou acelerar o ‘seu’ piloto? Os navegadores são um ‘relógio’ que não pode estar certo só duas vezes por dia. Um pequeno engano, pode decidir campeonatos, tanto quanto um pequeno erro do piloto. Há alguém que ache que um carro de ralis poderia andar tão depressa e tão espetacularmente sem um navegador lá dentro a fazer o seu trabalho? Então porquê uma taça menor?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
evocharger
evocharger
6 anos atrás

é por isso que tenho imenso orgulho em pertencer à sico eco, no TRRC todos os anos na gala final de os prémios são iguais e se dá o prémio ao melhor navegador

lemans1969
lemans1969
6 anos atrás

Como praticante de ralis – nos anos ’80 como ‘navegador’ em ralis convencionais e, actualmente, em ralis de regularidade histórica – acho deplorável o tratamento dado ao elemento sentado no banco do lado direito (quando o volante está do lado esquerdo) não só pela esmagadora maioria dos Órgãos de Comunicação Social, todos eles sejam imprensa escrita, rádio ou televisão, como também pelas federações nacionais e pela própria FIA, mais a mais, como o JLA diz e bem, sendo o presidente da própria FIA um antigo e óptimo navegador de ralis com várias vitórias em ralis do campeonato do mundo. Há… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado