Rally de Lisboa: evolução, público e importância estratégica
O Rally de Lisboa, nascido em 2021, tem vindo a consolidar-se como um dos bons palcos de espetáculo, emoção e festa dos ralis nacionais, trazendo para a zona mais populosa do País uma das disciplinas mais queridas dos adeptos dos ‘motores’ portugueses.
O Rally de Lisboa tem vindo a crescer em termos de organização, público, qualidade desportiva e especialmente alcance mediático, consolidando-se como evento de cada vez maior importância no automobilismo nacional.
A sua localização estratégica, os arredores de Lisboa e a sua riqueza histórica, cultural e gastronómica, e os seus percursos históricos, como Sintra, oferecem diversidade competitiva e capacidade de mobilização de massas, que fazem da prova um candidato natural ao Campeonato de Portugal de Ralis e um motor de crescimento para os ralis em território nacional.
O crescimento sustentado da prova ‘lê-se’ em várias dimensões, quanto à infraestrutura e organização, a primeira edição (2021) beneficiou de um centro operacional na Expo, proporcionando condições de primeiro nível, ao estilo de provas do WRC. Ao longo dos anos, novos locais, novas experiências, – passando por Belém (2023) e pela Alta de Lisboa/Cascais (2024) —, sempre com preocupação em melhorar logística, parque de assistências e zonas de espetáculo.
Desde o início, os números de espectadores sempre impressionaram, face à juventude da prova, que tem vindo a recuperar públicos que há muito se tinham divorciado dos ralis, pois durante muito tempo o distrito de Lisboa não teve ralis por perto.
Paralelamente, o Rally de Lisboa tem reunido ano após ano pilotos de topo nacionais e internacionais (Armindo Araújo, José Pedro Fontes, Ricardo Teodósio, Rui Madeira, Sami Pajari, Diego Ruiloba), proporcionando boas lutas. A diversidade de categorias, Rally2, Rally4, troféus monomarca como Clio Trophy Portugal e TGR Iberian Cup, sempre garantiram espetáculo, competitividade em todos os níveis e também muita diversidade de carros, o que é sempre de destacar. A variedade de pisos e a inclusão de troços históricos do antigo Rally de Portugal – Montejunto, Gradil, Alcabideche, Peninha – conferem tradição, desafio e identidade única ao evento.
Importância estratégica para os ralis nacionais
Lisboa, a zona do país com maior densidade populacional (mais de dois milhões de habitantes), estava ausente do circuito principal de ralis há cerca de três décadas. O Rally de Lisboa, tal como as Camélias, noutro contexto, preenche esse vazio geográfico e emocional, devolvendo os ralis a um dos maiores mercados nacionais e reforçando o calendário com uma prova de grande visibilidade.
A prova tem sido palco de estreias e revelações, desde jovens talentos a veteranos que regressam, há imensos exemplos, atraindo equipas privadas que só raramente competem. A diversidade de categorias promove acessibilidade e participação em diferentes níveis.
Candidatura e potencial futuro no CPR
O Rally de Lisboa foi sucessivamente candidato ao Campeonato de Portugal de Ralis. Pilotos, equipas e observadores têm reconhecido o potencial da prova, apesar de apontarem margem para melhorias.
Por ouro lado, o apelo mediático, as redes sociais, a presença de figuras conhecidas e o ambiente de festa urbana (Padrão dos Descobrimentos, Marina de Cascais, este ano, Palácio Nacional de Mafra) atraem patrocinadores, turistas e fãs ocasionais, rejuvenescendo a base de apoio e contribuindo para a sustentabilidade financeira do desporto.
A questão central mantém-se: como pode o calendário nacional prescindir de uma prova numa zona com tanto público, tão boas estradas e infraestruturas de excelência? O futuro o dirá…
Rally de Lisboa 2025: volta a festa da Taça
Este ano a quinta edição do Rally de Lisboa (30 outubro/1 novembro) tem 62 inscritos, nove Rally2, e para além do CPR 2RM, que já tem Campeão, Ricardo Sousa e a luta pela conquista da Taça de Portugal, temos ainda a decisão dos títulos tanto na Peugeot Rally Cup Portugal e do Clio Trophy Portugal.
Como foi até aqui, vencedores, festa do público e crescimento

1ª edição (2021): João Silva brilha na estreia
O Rally de Lisboa 2021 marcou o regresso da capital à rota dos ralis, com João Silva/Victor Calado (DS3 R5) a vencerem a prova Extra, batendo Carlos Fernandes (Peugeot 208 Rally4) por escassos 7,8 segundos, numa edição em que três duplas diferentes triunfaram em especiais distintas e a diversidade de carros e pilotos foi evidente. A parte “principal” do evento ficou nas mãos de André Cabeças/Bino Santos (Mitsubishi Mirage RS Proto Evo II).
Para além do desporto, destacou-se logo o forte envolvimento do público, especialmente na zona de Montejunto, e o potencial organizativo proporcionado pelo centro operacional na Expo. Apesar de algumas falhas de experiência, a adesão dos milhares de espectadores deixou claro o apelo do evento na região de Lisboa.

2ª edição (2022): festa internacional e triunfo duplo
Em 2022, o Rally de Lisboa cresceu em dimensão, público e emoção, com Bernardo Sousa/Jorge Carvalho (Citroën C3 Rally2) a vencerem a prova Extra e Sami Pajari/Enni Malkonen (Mitsubishi Lancer Evo IX), promessa do mundial júnior, a triunfar no Troféu de Ralis Regional Sul. O evento, passado por vários municípios da Grande Lisboa, contou com um plantel eclético e rivalidades intensas — entre o ex-campeão nacional, figuras internacionais e pilotos locais. A vitória mediática de Bernardo Sousa no “BB Famosos” trouxe novos rostos à assistência e “diretos” nas redes sociais multiplicaram-se.
O clima foi favorável, os troços variados e, desportivamente, assistiu-se a lutas acesas até ao último quilómetro, com diferenças de décimas de segundo a decidir lugares no pódio.

3ª edição (2023): Armindo Araújo e a promessa do futuro
O Rally de Lisboa de 2023 foi, mais uma vez, uma verdadeira montra de espetáculo. A mudança do epicentro para Belém e a diversidade de piso foi do agrado geral, com especiais escorregadias que desafiaram todos os pilotos. O título ficou para Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), após duelo intenso com José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) decidido apenas no último troço.
A luta pelo pódio foi renhida, com Ricardo Teodósio e Rui Madeira em destaque, e Miguel Correia a mostrar consistência. A presença de público manteve-se forte nos troços, ainda que a afluência ao parque de assistência tenha ficado aquém. No final, pilotos e observadores concordaram que a prova é candidata legítima ao Campeonato de Portugal de Ralis, apesar de apontarem melhorias ao nível da promoção.

4ª edição (2024): domínio de Diego Ruiloba, enchentes e tradição
A quarta edição, que voltou a marcar o fecho da Taça de Portugal de Ralis, foi disputada em condições meteorológicas desafiantes, com muita chuva no primeiro dia e zonas mistas no segundo.
Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroën C3 Rally2) venceram à geral, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Renault Clio Rally4) brilharam entre as duas rodas motrizes e Bruno Bulacia/Gabriel Morales (Toyota Yaris GR) triunfaram na RC3N. A edição foi marcada pela presença de vários troféus monomarca nacionais e espanhóis, com equilíbrio até ao último dia.
O público manteve a tradição de marcar presença, sobretudo no segundo dia e na Super Especial da Marina de Cascais, cenário perfeito para uma moldura humana inesquecível. Os percursos incluíram troços históricos, como Alcabideche e Peninha, reforçando o simbolismo e o apelo da prova.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





