Rali de Mortágua, Hiroki Arai: “Conselhos? O meu pai pede-me é para guiar o meu carro…”

Por a 29 Abril 2018 12:52

Hiroki Arai e Katsuta Takamoto são dois jovens japoneses do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Toyota Gazoo Racing, que há algum tempo andam em aprendizagem com o intuito de ser o próximo piloto japonês no WRC.

Já tinham estado em Portugal o ano passado no Rali Amarante/Baião, e desta feita marcaram presença no Rali de Mortágua onde espalharam simpatia e mostraram que apesar de serem para já pilotos perfeitamente banais a nível internacional, com tudo para provar, e com um caminho muito longo pela frente até chegar onde pretendem, o que fazem, já é suficiente para chegar a Portugal sem conhecer os troços e dominar provas do campeonato nacional.

Foi isso que fez Hiroki Arai, que triunfou em cinco dos 10 troços da prova, sendo que nenhum deles foram as curtas super especiais.

Arai, filho do mítico piloto da Subaru, Toshiiro Arai, venceu com grande facilidade, e cumpriu os seus objetivos, aprender: “É sempre uma boa experiência vir a Portugal, como já fiz o ano passado com o Rali Amarante/Baião, pois é importante aprender a experiência destes pisos, que são muito similares ao que vou apanhar no Rali de Portugal.

É muito importante para mim fazer estes ralis, porque aprendo a analisar diferentes tipos de pisos. Cada rali tem as suas particularidades e isso acontece também nas provas do Campeonato do Mundo, pelo que aprender uma grande diversidade de superfícies é importante para mim.

Os troços são traiçoeiros, e achei curioso dois deles terem o mesmo tipo de piso, mas o outro ser completamente diferente, com uma estrada bem mais compacta, mas com uma camada fina de terra por cima o que tornava a superfície muito escorregadia. Foi uma boa experiência de aprendizagem.

Tenho vindo a fazer muitos ralis e a ganhar experiência em diversos tipos de piso. Hoje em dia, nos ralis, no Japão, ninguém me bate, porque conheço bem os pisos e os troços, mas rodar em ralis que não conheço tem sido uma grande experiência para mim, estou a evoluir passo a passo.

Confesso que não olhei muito para os tempos que os meus adversários neste rali estavam a fazer, preocupei-me sempre com a melhoria da minha pilotagem de troço para troço e antes da prova não tinha ideia nenhuma do que podia fazer aqui, não sabia onde estava, e quando vi os tempos dos primeiros troços deste segundo dia fiquei muito surpreendido, pensei mesmo que seria uma evento bem mais duro em termos de competição por parte dos restantes pilotos. Mas estava aqui para preparar o Rali de Portugal, cheguei ao fim, andei bem e isso foi bom” começou por dizer o jovem japonês, que falou também um pouco da sua experiência no WRC: “As provas do WRC são eventos fantásticos, e o nível dos pilotos é muito elevado, tenho mesmo que me focar bastante, ser muito preciso, evitar ao máximo os erros, mas tenho ainda muito para aprender”. E quanto a chegar ao WRC? “Penso que nos próximos três anos é um objetivo realista. Ainda não completei uma época no WRC2, não tenho ainda muita experiência, tenho que continuar a aprender cada rali, fazer provas regionais que me oferecem desafios diferentes”.

E se um dia chegares ao WRC? “Penso que só depois de fazer duas ou três épocas posso pensar em resultados, pois os pilotos que lá estão têm grande experiência e para quem chega é muito difícil chegar a esse nível. Em quatro ou cinco anos pode ser possível alcançar resultados de maior relevo” referiu Arai que explicou que a sua vida só poderia ser os ralis: “Crescer ao lado do meu pai faz parecer tudo isto muito normal para mim. Andava muitas vezes com ele, por isso esta vida dos ralis acaba por ser natural para mim.

O teu pai dá-te conselhos? “Mais do que me dar conselhos, ele pede-me é para guiar o meu carro… (risos)”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado