Q&A com Pedro Almeida: Desiludido com os ralis, ‘cansado’, vai experimentar um Porsche da Super Cup…

Por a 9 Outubro 2025 16:53

Pedro Almeida expressa um profundo descontentamento com o rumo dos ralis e admite ponderar o futuro na modalidade, revelando uma crescente desmotivação para competir em todo o campeonato. Em entrevista, o piloto confessa estar “cansado” de decisões que considera “estranhas”, sem reconhecimento do esforço dos competidores, e pondera novas experiências em circuito…

AS: Pedro, depois de tudo o que se passou em Castelo Branco, como estás agora relativamente aos ralis. O que é que te vai na cabeça depois de tudo isto?

Pedro Almeida: “A minha posição em relação aos ralis acho que é clara. Não estou para me chatear com corridas quando vejo que não vamos a lado nenhum, e que as coisas continuam todas iguais. Decisões estranhas, como esta, são tomadas sem se querer saber de todos os pilotos, ou da maioria. O esforço que fazemos para estar presentes no campeonato não é recompensado, nem reconhecido, sequer, pela federação.”

AS: Estás desgostoso com isto tudo, não?

Pedro Almeida: “Não é desgostoso, estou é cansado. Sinceramente tenho outras coisas para pensar na vida, além das corridas. Eu gosto muito de corridas, mas a minha vida não é só isso. Tenho que trabalhar e é com isso que me preocupo, não com corridas.”

As: Andas cá para te divertir e não para ter chatices e problemas que fogem à parte desportiva, certo?

Pedro Almeida: “Exatamente. Não faz sentido estar a gastar dinheiro, que me custa ganhar e arranjar, para fazer corridas, e depois deparar-me com estas situações. Eu não sou pago para correr, eu pago para lá estar. Quando temos uma federação que só se importa com os seus próprios interesses, não vale a pena o esforço.”

AS: Isso significa que não queres fazer mais ralis?

Pedro Almeida: “Não, eu quero fazer mais ralis. Só não me sinto motivado para continuar a gastar dinheiro para tentar fazer o campeonato inteiro. Estou muito mais virado para fazer um ou dois ralis por ano, só para me divertir e levar aquilo mais descontraído.”

AS: E eventualmente mudar de ares, por exemplo a velocidade?

Pedro Almeida: “Falei com um amigo e disse-lhe que gostava de experimentar umas voltas de Porsche, só para uma experiência diferente. O CPV é um campeonato que está a crescer, mas o que pensei foi na Porsche Super Cup.

Não só os custos da velocidade são uma brincadeira comparados com os ralis, o carro é mais barato. Com patrocínios já dava para fazer algo bonito, mas sinceramente não me vejo a fazer isso.”

AS Talvez experimentar uma corrida e depois vias como te sentias, não?

Pedro Almeida: “Vou a Jerez no próximo mês dar umas voltas nos treinos livres, só para tirar a teima.

Todos me falam nos Porsche, que são muito fixes, vamos ver…”

AS: Vais fazer mais algum rali este ano?

Pedro Almeida: “Este ano de certeza que não vou fazer mais nenhum. Para o ano logo se vê, talvez alguns ralis de terra, não sei, logo se vê…”

AS: Apesar de tudo, tens vontade de correr?

Pedro Almeida: “Tenho vontade de fazer ralis, até porque já faltei a dois – Madeira e Águeda.

Mas a minha motivação, com estas situações e decisões dos comissários, vai diminuindo…”

AS: E quanto às decisões recentes?

Pedro Almeida: “Não vale a pena. O problema está antes, nas coisas que já aconteceram e nas decisões tomadas pela federação. Não tenho paciência…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

4 comentários

  1. jose melo

    9 Outubro, 2025 at 18:40

    Faça o campeonato galego de rallyes. Bons rallyes e muito mais baratos. E com mais espetadores. E apesar do campeonato galego ter bons pilotos o Pedro Almeida tem andamento suficiente para ter bons resultados. E sem se chatear.

  2. [email protected]

    9 Outubro, 2025 at 19:46

    … uma boa ideia desde que tenha ralis de terra p’los vistos, sinceramente não faço ideia!
    A entrevista foi reveladora e honesta.
    A FPAK é que não deve ler isto: parece que operam numa bolha.

  3. jose melo

    9 Outubro, 2025 at 20:43

    Viva Cristopher. O campeonato galego é só asfalto, mas tem rallyes fabulosos e com muito ambiente. Em Espanha os campeonatos nacionais são separados: asfalto e terra. Mas o de terra também tem desde este ano um rallye na Galiza, tendo o de asfalto dois rallyes (Corunha e Rias Bajas). Mas as listas têm cerca de 150 inscritos com todos os tipos de carros, desde WRC´s aos “nossos” WRC2 e muitos troféus. Há uns anos sei que as organizações ofereciam a pilotos portugueses a inscrição e a estadia para 4 pessoas, e não era para carros “de ponta” como é o caso. Para além disso há sempre muito bom peixe, carne e marisco, como aí no Algarve.
    A FPAK quer lá saber. E se o Pedro Almeida mudar para os Porsche a FPA ganha na mesma quer com a licença quer do organizador.

  4. [email protected]

    10 Outubro, 2025 at 8:41

    Viva!
    Pois… tinha “ideia” que o campeonato galego era só asfalto… mas parece que o Pedro Almeida prefere terra como parece que ’tá subjacente no artigo…
    Espanha pode-se dar “ao luxo” de ter 2 campeonatos,(um de terra outro de asfalto) que é muito melhor hoje em dia!
    Era interessante saber se as organizações continuam com esses incentivos…
    Quanto á FPAK…

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado