Pedro Dias, Sec. Estado do Desporto: “O desporto automóvel faz parte da nossa cultura. Portugal é um país apaixonado por desportos motorizados”
O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, sublinha a profunda ligação dos desportos motorizados à identidade cultural portuguesa, afirmando que Portugal é um país intrinsecamente apaixonado por estas modalidades.
Em entrevista ao AutoSport, Pedro Dias destacou a importância de eventos icónicos como o Rali de Portugal, que cresceu a ver como uma das provas mais relevantes a nível mundial, e a mítica Rampa da Falperra, na sua região natal de Braga.
Mais do que meras competições, o governante realça o papel fundamental dos ralis e de outras atividades motorizadas na promoção turística do país, enfatizando a conjugação vital entre a cultura desportiva e o impacto económico que geram.

A importância dos desportos motorizados na cultura portuguesa
AS: O senhor é o secretário de Estado do Desporto em Portugal. Os ralis obviamente fazem parte deste universo desportivo. Esta comunidade é muito grande, como sabe. O que tem a dizer sobre toda esta envolvência?
Pedro Dias: “O desporto automóvel faz parte da nossa cultura. Portugal é um país apaixonado por desportos motorizados. Cresci com o Rally de Portugal como uma das provas mais importantes a nível mundial, e assim continua a ser.
Moro numa região, em Braga, onde temos a Rampa da Falperra, que é uma prova mítica dos desportos motorizados. Isto faz parte da nossa identidade. Sabemos que há muitas pessoas apaixonadas, mas é importante destacar que esta dinâmica — o rali e outras atividades motorizadas — não são apenas desportos; fazem parte da nossa cultura desportiva e têm também um impacto muito forte na promoção turística do país. A conjugação destes dois aspetos é o mais relevante.”
AS: O futebol em Portugal tem a importância que se conhece. Mas provas como a Falperra, que atraem cerca de 200 mil pessoas num fim de semana, e o Rally de Portugal, que já reuniu ainda mais público, revelam a força dos desportos motorizados. Como vê esta realidade?
Pedro Dias: “De facto, são grandes números. Sabemos que o futebol é o desporto mais praticado no mundo, mas o nosso parâmetro de comparação para os desportos motorizados deve ser com outros desportos motorizados.
O importante é reconhecer que temos vários desportos com grande implantação social no país.
Temos milhares de pessoas que praticam atletismo de forma regular e participam ativamente em provas. O mesmo acontece com a natação e muitas outras modalidades. Muitas pessoas não querem competir; praticam desporto apenas para estar ativas. Este é um aspeto fundamental: termos pessoas ativas, a praticar desporto regularmente, porque isso contribui decisivamente para uma sociedade mais saudável e produtiva. Há uma associação direta entre atividade física e produtividade social”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI




