Nuno Jorge (CAMG): “É um momento muito triste, mas nada comparado com o que aquela família está a sofrer”

Por a 14 Outubro 2020 11:30

Nuno Jorge, Presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande e a equipa que dirige esforçaram-se muito para oferecer aos adeptos, em tempos de pandemia, uma prova que pudessem seguir de casa, com Live Stream e entrevistas em direto do Parque de Assistência e com convidados em estúdio. Mas a sorte não quis nada com eles e caiu-lhes em cima uma enorme tragédia, com a morte duma jovem na flor da idade. Falámos com um Nuno Jorge muito emotivo, mas que deu o peito às balas. Naturalmente triste, mas de consciência tranquila: “Confesso que falar deste assunto neste momento é complicado nesta altura, o único conforto que temos aqui e estou a falar do CAMG e de toda a sua direção, Comissão Desportiva e a parte que está a organizar, é o facto de termos a consciência de ter feito tudo bem feito. Chegámos no mínimo tempo possível para conseguir salvar, o embate foi muito forte, nitidamente, e penso que não foi imediato foi muito próximo do imediato. Não se conseguiu reanimar, chegaram a lá estar quatro equipas médicas, chegou a lá estar o helicóptero para a levar, a VMER, tudo, mas não se conseguiu. E custa muito” começou por dizer, explicando depois os momento difíceis que culminaram com o cancelamento da prova: “Obviamente que quando acontece uma coisa destas é a primeira coisa que pomos em cima da mesa. Mas também não quisemos tomar uma decisão errada. Foi tudo ponderado, falei com todos os agentes envolvidos, desde Proteção Civil, GNR, CODIS, o Colégio de Comissários, fui ter com os pilotos. Estávamos a fazer um Live Streaming em direto, em que investimos muito, foi uma coisa bem feita e estava a correr bem, mas tudo isso deixou de ter importância, e tudo acabou por ir por água abaixo da pior maneira, e custa muito. Depois de ter falado com essas pessoas todas, a decisão só podia ser esta. Esta é uma decisão com a qual estamos confortáveis, é o mínimo que podíamos fazer. E devo salientar o seguinte. Eu quando falei com os pilotos, à entrada da especial 4, eu tive o cuidado de lhes pedir para irem em fila como forma de homenagear, sei lá, homenagear qualquer coisa, chamemos-lhe o que quisermos. Via-se da cara deles que iam sentidos”, disse.

Ouvimos muita gente no Parque de Assistência, e uma das críticas que mais se ouvem é a excessiva rapidez dos troços: “Estou de consciência tranquila. Temos troços rápidos, aquela zona não estava sequer referenciada como perigosa, para nós. A zona que tínhamos referenciado como perigosa, tínhamos quatro câmaras a vigiá-las, e aí sim, estávamos com algum receio dessa parte mais rápida. Agora isto não teve nada a ver com a rapidez dos troços.

Se quiserem colocar a questão por aí, podem colocar, mas não tem nada a ver. É um momento muito triste e logo no ano em que fazemos 50, ainda custa mais, mas isso não é nada comparado com o que aquela família está a sofrer. Por isso não estamos bem. Eles não estão. Daqui a uns dia nós estamos, quase bem. Mas eles não estão…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RCN
RCN
3 anos atrás

Relativamente ao acidente, abstenho-me de contribuir para a dissertação pública se teve alguma coisa que ver com a velocidade a que se desenrolou esta prova. O acidente do Carlos Fernandes, piloto experiente no panorama nacional, precisamente no mesmo local sugere alguma perigosidade daquela seção (mais que não seja pela forma como o carro ficou). Contudo, seria relevante saber-se o que o CAMG alterou desde o acidente do Carlos Vieira em 2018 de forma a tornar a prova mais segura bem como quais os impactos do acidente desta edição nos próximos anos. A velocidade não tem de implicar necessariamente maior perigo… Ler mais »

Abarth
Abarth
Reply to  RCN
3 anos atrás

Acho que a FIA anda a dormir há muito tempo relativamente às velocidades que se atingem nos ralis. A atual geração de WRC é muito interessante mas os carros têm de estar menos agarrados ao chão. Hoje em dia os ralis de asfalto são praticamente como uma prova de turismos, com a diferença de não se correr em circuito e de normalmente não haver escapatória digna desse nome. A segurança dos carros é hoje muito elevada, mas em situações como a que infelizmente tivemos no Vidreiro não há milagres e as desgraças acontecem. Já estivemos perto de um final triste… Ler mais »

lemans1969
lemans1969
3 anos atrás

Boa tarde,

Concordando com praticamente tudo o que o forista RCN escreveu, o que mais saliento da sua exposição foi o rigor, a coerência e os dados concretos em que baseou a sua argumentação, factores de enaltecer e que escasseiam cada vez mais neste forúm.

MSilva
MSilva
3 anos atrás

Boas. Assisti a umas imagens que foram tiradas no segundo do acidente muito relevantes, apesar da velocidade, do tipo de asfalto e outros factores e se virem bem as imagens da retaguarda do peugeot de Miquel Sócias, podem ver que o rollbar foi arrastado com o chassis, e pelas imagens que vi, questiono-me se um rollbar devia de esticar um cinto de segurança até esmagar o peito de um tripulante de uma viatura. Isso deixa algumas dúvidas relativamente à normas de segurança de alguns veículos de competição com falhas no que toca à protecção da vidas dos seus tripulantes. Faço… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Marco Silva
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado