Miguel Nunes vence Rali Vinho Madeira, Bruno Magalhães o melhor no CPR

Por a 8 Agosto 2020 17:28

As duplas Miguel Nunes/João Paulo (Skoda Fabia R5 Evo) e Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai I20 R5) são as grandes vencedoras do Rali Vinho Madeira, uma prova merecidamente ganha por ambas as duplas, à geral e para o Campeonato de Portugal de Ralis, num evento em que Pedro Paixão/Luis Rodrigues (Skoda Fabia R5) brilharam, e foi pena terem sido atraiçoados pelo problema no motor do Skoda, já que eles próprios, o público, a organização e até os vencedores, mereciam que tivessem podido levar a luta até ao fim da prova. Os ralis são assim mesmo, por vezes ingratos.

Neste contexto, o segundo lugar final a 13.1s dos vencedores ficaram Alexandre Camacho/Pedro Calado (Citroen C3 R5), que depois de três triunfos seguidos na ‘sua’ prova, a Covid-19 trocou-lhes as voltas, pois o arranque tardio do Campeonato da Madeira de Ralis, na Calhe há três semanas, uma prova em que fizeram apenas um troço antes de sair de estrada, impediu que a dupla chegasse ao Rali da Madeira com uma melhor adaptação e conhecimento do seu novo carro, facto que foi decisivo no desfecho, já que Miguel nunes cedo ganhou ascendente enquanto Alexandre Camacho andou sempre atrás do prejuízo, e nunca conseguir reverter a situação, pois Miguel Nunes fez uma prova muito inteligente fazendo a diferença na PE11, Ponta do Pargo 1, que ‘aviou’ toda a concorrência com 4.9s e 5.1s, colocando a margem para cima dos 10 segundos. Depois de ter chegado ao fim do primeiro dia com 9.0s de avanço, ao triunfo claro desta especial juntaram-se depois os problemas de Pedro Paixão na PE12, passando a margem de 11.9s para 19.7s. A luta pelo triunfo acabava aí e para piorar as coisas, Paixão já não saiu da assistência, algo que o motor do Skoda a funcionar em três cilindros já deixava antever. Concretizou-se!

Pepe Lopez/Borja Rozada (Citroen C3 R5) terminaram no pódio, após uma prova em que, ao contrário do ano passado, nunca estiveram em posição de lutar na frente. Logo na PE2 o espanhol perdia o segundo lugar, na seguinte já estava em quarto, na especial seguinte em quinto, e por aí foi ficando enquanto a diferença para os primeiros se avolumava. Nunca foi capaz, nem teve o carro afinado para isso, de lutar mais à frente. Chegou ao pódio por dois motivos. Porque Bruno Magalhães não tentou sequer lutar pela posição pois o seu interessa era única e exclusivamente o CPR, e porque Paixão desistiu.

Bruno Magalhães foi o melhor do CPR

Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai I20 R5) foram quartos classificados e fizeram um boa operação para o campeonato, pois o líder, Armindo Araújo, começou logo a condicionar esta prova quando bateu no Rali da Calheta, e não foram além da terceira posição no CPR, o que permitiu ao piloto do Hyundai recuperar muitos pontos no campeonato, quando este ainda nem sequer chegou a meio.

Bom quinto lugar para João Silva/Victor Calado (Skoda Fabia R5 Evo), que depois duma longa ausência, dificilmente poderia fazer mais. Ainda tentaram chegar ao quarto lugar, mas já não foi possível.

Sexto lugar para José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 R5), que nunca se entendeu com a afinação do carro, começando cedo a perder tempo, mesmo na luta pelo CPR.

No final do primeiro dia, o ‘estrago’ já era 22.8s, e aí já era muito difícil reverter alguma coisa. Nessa altura, mudou o foco para Armindo Araújo, preferindo resguardar o segundo lugar no CPR ao invés de arriscar demasiado na tentativa de recuperar tempo para Bruno Magalhães.

Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia R5 Evo) foram sétimos da geral e terceiros do CPR num rali que começaram a perder quando bateram no Rali da Calheta. O facto do carro que trouxeram à Madeira ser o de testes, criou um problema já que o diferencial, uma peça que não se pode mexer ‘à vontade’, não estava igual ao que a equipa utilizou na Calheta e todo esse trabalho foi por água abaixo. Muito lutou contra o carro, mas era quase impossível fazer melhor e o terceiro lugar final é uma mal menor.

Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia R5 Evo) foram oitavos, quartos do CPR, um lugar muito diferente do que almejava e para o qual trabalharam.

O problema é que apesar do algarvio ter chegado bem preparado à Madeira, a sua prestação é sempre vista à luz do que fazem os adversários e nesse contexto, numa prova em que nunca foi especialmente rápido, embora já tenha conseguido resultados positivos para o CPR, desta feita foi impossível fazer melhor que o quarto lugar, o que é um mal menor, mas que o deixa também mais longe do seu objetivo, que é renovar o título. Ainda é cedo para contas, mas o ano passado com três provas tinha três vitórias e um terceiro lugar. Neste momento conta com dois terceiros e um quarto lugar. Bem diferente.

Pedro Meireles/Mário Castro (W Polo GTI R5) foram nonos, ainda tentou aproveitar o menor andamento de Teodósio, mas o algarvio reagiu sempre nunca permitindo veleidades aos homens do Polo, que basicamente terminaram na ‘sua’ posição, tendo em conta o que é atualmente a correlação de forças do CPR.

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mb2004sapo-pt
3 anos atrás

A melhor prova de asfalto de Portugal!!

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