Manuel Castro: “Este vai ser um ano de aprendizagem e para o ano vou querer lutar pelo título”

Por a 16 Fevereiro 2017 18:49

manuel castro

Manuel Castro vai estrear o Hyundai i20 R5 em território nacional no Rali Serras de Fafe, prova de abertura do Campeonato Nacional de Ralis de 2017. A poucos dias do evento, falámos com ele:

Manuel-Castro-(4)AS: Já testaste. O que achas do carro, como são as primeiras impressões?

“Há uma clara evolução entre o i20 e o Skoda S2000 com que fizemos a época passada. O Hyundai é um carro que acaba por ser mais fácil de guiar, pois o motor turbo permite muito mais binário e facilidade nas saídas das curvas lentas e médias. Parece-me também um carro mais evoluído quer em termos de suspensão, quer em travagem, o que permite que se trave mais tarde e que se curve mais depressa que no Super 2000.”

AS: Conheces mal o carro, não vai ser fácil de início…

“Obviamente tenho consciência que temos muito trabalho pela frente. Ainda estamos a descobrir o carro, e para isso eu e a Veloso Motorsport temos contado com a preciosa ajuda da Hyundai Motorsport, que nos tem prestado todo o apoio tendo, inclusive, nos disponibilizado os setups desenvolvidos pelo Kevin Abbring e outros pilotos que ajudaram no desenvolvimento do i20 R5”

AS: Para já o importante é rodar…

“Será a minha estreia numa viatura R5, e será a estreia absoluta de um i20 R5 em Portugal. Claro que quero ser competitivo já em Fafe, mas neste momento o mais importante é adaptar-me ao Hyundai e somar pontos para o campeonato”.

AS: Como projetas a época?

“A minha ideia para este ano é para já começar no top 10, se calhar é humilde de mais, mas acho que é assim que deve ser. É importante para mim fazer quilómetros e perceber o carro, acabar as provas e fazer pontos, porque só assim é que aprendemos. Este vai ser um ano de aprendizagem do carro e de evolução como piloto e para o ano sim, vou querer lutar pelo título.

Manuel-Castro-(3)AS: Apontas para o título em 2018?

“Pode parecer pretensioso de mais, mas a minha ideia para o próximo ano é mesmo essa. É reunir os meios e as condições para estar na luta pelo título, se vou conseguir, não sei, mas o certo é que vou fazer por isso…”

AS: E para já em Fafe?

Agora para Fafe vou tentar fazer um top 10, porque este vai ser um rali onde vão estar muitos R5 e pilotos que já estão ao volante deste tipo de carros há muito tempo e eu tenho esse handicap, apesar de ter um carro bom e uma estrutura boa. Depois, a meio do ano, penso que já estarei em condições de lutar pelo top 5 ou mesmo por um pódio. Mas ainda é muito ingrato apontar já para esses lugares já que ainda não sei o que sou capaz de fazer com este novo carro, nem sei como está a concorrência. O que sei é que todos eles tem mais quilómetros do que eu ao volante de um R5. Para já este é um carro novo, para mim e para a própria equipa, o carro tem muito pouco tempo, apesar de termos a garantia do apoio da Hyundai Motosport e que nos vão ajudar a encontrar as melhores soluções para a fiabilidade e competitividade do carro…

AS: Vais disputar o campeonato todo?

Não estou a contar ir a Castelo Branco, para já vou realizar o Rali de Fafe, os Açores e o Rali de Portugal, primeiro porque acho que o retorno é maior no Rali de Portugal e nos Açores do que na Madeira e segundo porque como nunca fui à Madeira, ir neste primeiro ano com um carro novo seria sempre difícil para mim. Já o Rali de Portugal, também nunca fiz, mas como este ano conta para o Nacional, vou fazê-lo porque o seu retorno é muito elevado. Nunca andei no carro no asfalto, nem sequer tenho o kit de asfalto ainda. A ideia, no fundo passa por conseguir fazer o melhor possível já em Fafe, preparar bem os Açores a seguir para fazer igualmente uma boa prova e depois chegar ao Rali de Portugal ou mesmo ao da Marinha Grande já mais à vontade com o carro e lutar por um lugar entre os cinco primeiros…

AS: Já sabes que as adaptações demoram um pouco…

O ano passado com o Fabia comecei a fazer tempos entre os 10 primeiros e acabei a andar entre os seis primeiros, mas andei muitas vezes a fazer quarto e quinto em várias classificativas é evoluir ter a consciência que queremos chegar ao fim para fazer o maior número de quilómetros e somar pontos. Mas acima de tudo somar o maior número que quilómetros possíveis de forma a que para o ano possa lutar pelo campeonato…

Manuel-CastroAS: Tens uma imagem de piloto rápido, mas os campeonatos ganham-se com consistência de bons resultados…

Eu acho que o meu problema não será a rapidez, mas sim, precisamente, a consistência de resultados. Temos visto pelo Carlos Vieira, que é um piloto muito rápido mas que ainda não conseguiu capitalizar resultados. Esse é o truque. Se calhar não serei tão rápido quanto o Carlos, mas a verdade é que o meu objetivo vai passar por não ser tão rápido, mas chegar ao fim e fazer o maior número de quilómetros, porque preciso de conhecer bem o carro e para além disso nunca fiz o Campeonato Nacional inteiro, e por isso algumas provas vão ser novidade para mim. Existe muita coisa que para mim é novidade.

AS: Porquê a aposta no Hyundai?

Eu sabia que estava a apostar num carro que é muito novo e é normal que os carros novos tenham alguns problemas. Temos o exemplo do Skoda Fabia R5 e do Pedro Meireles, por isso tenho de estar consciente que posso ter de passar por isso também. Por isso, a minha ideia é que todos vamos aprender este ano. Agora para Fafe, se conseguir um lugar entre os 10 primeiros será muito bom, tendo em conta o número de pilotos que vai estar na prova ao volante de R5 e mesmo de Evo, porque um Evo muito bem guiado, pode dar muitas dores de cabeça. Acredito que por isso um lugar entre os 10 primeiros será muito bom para mim.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado