Diogo Marujo: a adaptação ao Skoda e a ambição de chegar ao topo
Aos 19 anos, Diogo Marujo, acompanhado por Jorge Carvalho, concluiu uma temporada de estreia com o Skoda Fabia Rally2 Evo que se revelou um marco no seu percurso. Desde a sua primeira aparição no desafiante Rali Terras d’Aboboreira, o jovem piloto demonstrou uma notável e progressiva adaptação ao novo carro, cimentando a sua posição como uma das promessas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Com resultados expressivos, incluindo um sexto lugar no Rali de Portugal e um nono no CPR em Amarante, Marujo faz um balanço positivo da época, revelando uma ambição clara e uma perspetiva lúcida sobre os desafios a superar.

Uma época de adaptação e crescimento
Diogo Marujo e Jorge Carvalho iniciaram a época a bordo do Skoda Fabia Rally2 Evo no Rali Terras d’Aboboreira. Ao longo da temporada, o piloto de 19 anos evidenciou um crescimento notório na sua ligação ao potente Rally2, uma máquina que representa uma realidade distinta do seu anterior Peugeot.
Os resultados alcançados atestam esta evolução: um nono lugar no Campeonato de Portugal de Ralis em Amarante, um impressionante sexto lugar no Rali de Portugal, um 19.º em Castelo Branco (antes da exclusão), um sexto no Rali da Água e, mais recentemente, um 10.º no Rali Vidreiro.
Marujo salienta a sua evolução contínua: “Foi uma época muito positiva, senti que fui sempre melhorando muito ao longo de cada rali. E ter a oportunidade de alcançar os resultados que tenho conseguido tem sido incrível.”
Os marcos da temporada: estreia e aderência
Questionado sobre os momentos mais marcantes da temporada, Diogo Marujo não hesita em destacar a sua estreia com o Skoda Fabia Rally2 Evo. “Mais marcante foi o meu primeiro rali com este carro, o Rali Terras d’Aboboreira. Foi um rali muito bom para mim. Apesar de os resultados não terem sido os melhores, senti que estava muito mais confortável e que entrei num mundo totalmente diferente.” O Rali da Madeira também figurou entre os pontos altos, descrito pelo piloto como um evento à sua medida: “Era o rali que eu estava mais ansioso para experimentar com este carro, porque é um rali muito do meu estilo, muito limpo, e sei que tenho sempre aderência e muita confiança lá. Adorei fazer esse rali.” A experiência no Rali de Portugal foi igualmente surpreendente: “Sem dúvida, fazer o Rali de Portugal neste carro foi totalmente diferente do que fazer no Peugeot. Foi espetacular conseguir chegar ao fim desse rali.”
A procura da excelência: desafios e aspetos a aprimorar
Apesar do balanço positivo, Diogo Marujo reconhece a existência de aspetos a melhorar. “Principalmente nesta parte final do campeonato, sinto que a minha evolução não foi tão grande porque também os troços eram muito mais sujos do que quando comecei a andar neste carro no asfalto. É um ponto que tenho de melhorar para o próximo ano, mas ganhando confiança aos poucos, tenho a certeza que vou chegar lá.” Esta autocrítica revela uma maturidade e uma visão clara sobre o caminho a percorrer para alcançar o topo dos ralis nacionais, onde já teve a oportunidade de competir. “Foi incrível ter esta oportunidade de estar aqui a lutar com os melhores de Portugal. Sinto que cada vez estou mais perto deles, mas ainda tenho um grande caminho a percorrer.”
Horizonte aberto: a ambição de um futuro promissor
Com apenas 19 anos, Diogo Marujo tem um percurso vasto pela frente, mas a sua ambição é inegável. O jovem piloto demonstra uma motivação clara para o futuro: “O objetivo é continuar a crescer, ganhar confiança e ser, pouco a pouco, mais rápido.” A sua jornada no Campeonato de Portugal de Ralis é um testemunho da sua dedicação e potencial, prometendo mais emoções e resultados à medida que consolida a sua experiência com o Skoda Fabia Rally2 Evo.
A transição para um carro da categoria Rally2, como o Skoda Fabia Rally2 Evo, representa um salto significativo na carreira de qualquer piloto de ralis. Estes veículos, com a sua complexidade técnica e elevado desempenho, exigem uma adaptação profunda ao nível da pilotagem, da compreensão da dinâmica do chassis e da gestão dos pneus.
Para um jovem piloto como Diogo Marujo, dominar estas nuances enquanto compete contra os mais experientes do Campeonato de Portugal de Ralis é um desafio que molda não só as suas capacidades técnicas, mas também a sua resiliência e estratégia em prova. O sucesso nesta fase inicial é um indicador promissor do seu potencial para se afirmar.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






