CPR, Rali de Mortágua: Teodósio a ‘aprender’ com Camilli

Por a 2 Maio 2019 11:35

Determinados em conquistar o título, Ricardo Teodósio e José Teixeira sabem que um bom resultado com o Skoda Fabia R5 em Mortágua é fundamental para os seus objetivos: “Este ano vamos tentar vencer, por todas as razões, até porque na época passada foi o nosso pior rali. Este ano há alterações significativas em alguns troços, o que é bom para nós, para aí tentar fazer a diferença em relação à concorrência, que conhece melhor a prova do que nós, pois só fizemos Mortágua uma vez. Nos testes queremos fazer um bom trabalho de casa e, juntamente com os reconhecimentos, tudo será importante para continuarmos focados no título de 2019. Estamos bastante confiantes”, disse Ricardo Teodósio.

Mas depois do ano passado ter lutado pelo título até à última prova, Ricardo Teodósio quer este ano ir mais longe e para que nada falte, está a realizar uma abordagem diferente ao Campeonato de Portugal de Ralis, potenciando a sua rapidez natural.

Para isso, começou por recorrer, na pré-época, aos serviços do francês Eric Camilli, ex-piloto oficial da Ford, visando aperfeiçoar a pilotagem, mas não só. Passou a ir ao ginásio e a ter cuidado com o regime alimentar. “Mais frango e reduzir outro tipo de carnes…”, ironiza o piloto-empresário da restauração que muitos conhecem por “rei dos frangos”.

E não deixa de ser curioso que no Rali de Serras de Fafe passasse a ser apelidado de “cozinheiro voador” por Dani Sordo, quando o piloto espanhol da equipa oficial da Hyundai, ao olhar para as tabelas de tempos, quis saber quem era um tal Teodósio. “Quando conversámos eu disse-lhe que tinha um restaurante e a partir daí passou a tratar-me por ‘cozinheiro voador’. O Sordo é uma pessoa impecável, um tipo normal com quem se fala na boa…”, recordou.

Teodósio sentiu necessidade, ao planear a época de 2019, a segunda ao volante do Skoda Fabia, de fazer tudo da forma mais profissional possível. “Precisava de ajuda externa, de alguém que me viesse abrir os olhos… Sentia que tinha de conduzir de uma maneira diferente. Agora, ando ainda mais atravessado do que no passado.

Já melhorei muito, depois das sessões com o Camilli, mas ainda estou em fase de evolução. Digamos que ainda não coloquei no terreno tudo aquilo que aprendi, pois persistem pequenos vícios anteriores, que têm de ser eliminados aos poucos.

Não é fácil uma mudança radical de um momento para o outro”, confidencia o piloto algarvio.

Quando decidiu recorrer à “ajuda externa” para potenciar, em termos de resultados, o nível da sua pilotagem em pisos de terra, Ricardo Teodósio pensou em pilotos da “escola” nórdica, mas acabaria nas mãos de um francês…

“Tentámos trazer ao Algarve um finlandês, mas não conseguimos, por falta de disponibilidade.

O britânico Craig Breen, que até possui casa aqui em Albufeira, foi outra das hipóteses, mas também tinha compromissos.

O Eric Camilli estava disponível, veio, e gostei bastante da experiência com ele e da ajuda que me prestou. Dentro em breve vamos repetir as sessões, mas agora nos pisos de asfalto”.

O atual segundo classificado no Campeonato de Portugal de Ralis não tem dúvidas de que a melhoria de resultados obtida já este ano (Fafe e Açores) é fruto da forma criteriosa como preparou a temporada.

“Sinto-me mais confiante e isso também resulta do facto de este ano fazer mais testes com a ARC, cujo trabalho tem sido excelente. Agora, neste Rali de Mortágua, há que aplicar a mesma receita com piri-piri.

Tentarei concluir o rali num dos lugares do pódio ou, de preferência, vencer. Mas não esqueço que nessa ‘guerra’ terei excelentes adversários, num dos campeonatos mais competitivos da Europa e do mundo. E, sinceramente, faço votos para que ganhe o melhor”, concluiu Ricardo Teodósio.

Organizado pelo Clube Automóvel do Centro, o Rali de Mortágua, terceira das nove provas do Campeonato de Portugal de Ralis e pontuável no Campeonato Centro de Ralis, no Desafio Kumho Centro e no Desafio Kumho Terra, vai para a estrada nos próximos dias 3 (sexta-feira) e 4 (sábado) de Maio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado