CPR: José Pedro Fontes vence Rali da Água/Alto Tâmega

Por a 5 Setembro 2021 15:58

José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) estão de regresso às vitórias, com este triunfo no Rali da Água/Alto Tâmega. A dupla do Citroën Vodafone Team já não vencida desde o Rali Vidreiro de 2019, teve hoje um merecido triunfo numa prova em que a Sports & You colocou dois carros nos dois primeiros lugar. Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai I 20 R5) entraram na fase decisiva do rali com 2.6s de avanço mas fontes foi mais forte passou para a frente logo no primeiro troço da tarde e venceu.

Terceiro lugar para Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo), que apesar de terem liderado no final do primeiro dia, não conseguiram manter o ritmo no segundo, caindo para o terceiro lugar, atrás dos dois carros da sports&You, mas, também importante, mantiveram-se na frente dos seus mais próximos contendores na luta pelo campeonato, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia Rally2 evo), que não foram além do quarto posto, o que significa que no campeonato fica tudo igual na frente pois apesar de ganharem três pontos face a esta classificação, Teodósio somou três pontos na PowerStage e Armindo Araújo, nenhum, isto quando ficam a faltar três provas para o término da competição com os Ralis Serras de Fafe e Felgueiras, Vidreiro e Mortágua.

Armindo Araújo passa a somar 105 pontos, mais quatro que Ricardo Teodósio, que fica com 101. Bruno Magalhães aproxima-se e tem agora 93, com José Pedro Fontes com 84, passando a existir agora 21 pontos de diferença entre os quatro pilotos da frente. Faltam três provas, estão em jogo ainda 84 pontos, 75 das provas e mais nove das PowerStage.

Com mais esta prova, a quinta do Campeonato de Portugal de Ralis, o único repetente de vitórias continua a ser Armindo Araújo, que triunfou no Rali de Portugal e em Castelo Branco. Ricardo Teodósio venceu a abrir o campeonato, no Rali Terras d’Aboboreira, Bruno Magalhães mais recentemente na Madeira e José Pedro Fontes, agora, em Chaves.

Bernardo Sousa/Vitor Calado (Skoda Fabia R5) terminaram a prova em quinto, o máximo que poderia aspirar em condições normais. Sem nunca ter disputado este rali e com uma máquina menos competitiva que os principais adversários, o piloto madeirense esteve bem melhor que no asfalto de Castelo Branco.

Sexto posto para a dupla espanhola, Iago Caamaño/Javier Varela (Citroën C3 R5), com Manuel Castro/Ricardo Cunha (Skoda Fabia R5) a regressarem com um sétimo lugar, o mesmo que conseguiu três vezes nas quatro provas que realizou em 2020 no CPR, curiosamente o mesmo resultado que fez nesta prova o ano passado.

Carlos Fernandes/Valter Cardoso (Peugeot 208 Rally 4) levaram a melhor na luta pela primazia nas duas rodas motrizes, ao baterem Luís Delgado/Jorge Henriques (Peugeot 208 Rally 4) por 3.7s.

A fechar o top 10 ficaram Paulo Neto/Vitor Hugo (Skoda Fabia R5) que tiveram pela frente uma prova completamente nova para si, e que lhes deu um bom desafio nesta sua adaptação cada vez melhor ao Skoda.

Daniel Nunes/Nuno Mota Ribeiro foram 11º num rali em que tiveram algumas novidades no seu Ford Fiesta Rally 3, mas uma caixa de velocidades demasiado longa para a especificidade desta prova não lhes permitiu ficar mais à frente, mas com as diversas novidades que tiveram montadas no carro, esta foi mais uma etapa de evolução e conhecimento.

Paulo Barata vence RC2N Cup

A RC2N Cup ficou resolvida por exclusão de partes. O triunfo foi para Paulo Barata/Joaquim Alvarinhas (Mitsubishi Lancer Evo IX), depois dos abandonos de Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer Evo X) e Alexandrino Dinis/Luís Ribeiro (Mitsubishi Lancer Evo IX). A prova foi liderada inicialmente por Teotónio que chegou ao fim do 1º dia com 32.6s na frente de Barata. Teotónio não arrancou para o 2º dia, Dinis ficou na frente com 12.8s de avanço, mas depois foi a sua vez de ter problemas, ficando também pelo caminho no PE6, já não regressando à tarde.

Nuno Carreira venceu nos Clássicos

A história da prova reservada aos RGT é curta, pois resume-se a duas equipas. Vitor Pascoal/Ricardo Faria Porsche 911 GT3 Cup e Paulo Carvalheiro/Dércio Carvalheiro (Porsche 911 GT3 Cup), isto num rali em que as estradas eram muito pouco indicadas para os potentes Porsche de tração traseira.

Cedo Pascoal, que tinha de ser cuidadoso neste prova porque na próxima semana já tem outro evento na sua agenda com os mesmo carro, se destacou, ‘dando’ 36.4s a Carvalheiro logo na PE1, num margem que foi subindo torço e troço, terminando no 4m13.6s. Sem história, portanto.

Já nos Clássicos, o triunfo foi mais uma vez para Nuno Carreira/Danny Carreira no bonito e competitivo Subaru Impreza WRX STi, que terminaram o rali 6m07.4s na frente de Henrique Silva/Bruno Sá (Mitsubishi Lancer Evo V)

Com Cipriano Antunes/Fernando Almeida (Audi Quattro) no terceiro lugar e Victor Calisto/Márcio Calisto (Ford Escort Mk I) no quarto. Luis Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evo VI) e Daniel Ferreira/Rodrigo Pinheiro (Mitsubishi Carisma GT) ficaram de fora muito cedo, logo na PE1.

Kia Rally Cup com duelo emocionante

Numa prova muito disputada pelo triunfo, a dupla Miguel Abrantes/Filipe Carvalho levou de vencida Pedro Ruivo/José Patrício e João Santos/João Rocha.

A prova abriu com a surpreendente liderança de Pedro Ruivo, mas Miguel Abrantes reagiu bem ao atraso do primeiro dia, recuperando facilmente, passando para o comando na PE5, triunfando depois em todos os troços daí para a frente, vencendo confortavelmente com 2m40.9s de avanço. Para Miguel Abrantes: “a prova começou mal e acabou muito bem após um sábado desinspirado. Conseguimos recuperar nas duas primeiras especiais o tempo que tínhamos perdido e depois conseguimos uma vantagem considerável”.

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3 Comentários
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hellrun
hellrun
2 anos atrás

Prova espectacular em termos de competividade. Grandes provas de qualquer dos 3 primeiros, embora seja de saudar este regresso do Fontes às vitórias. Já era tempo. E foi aqui, em Portugal, apesar de nenhum canal de televisão se ter dignado a fazer a cobertura mesmo parcial. Devem estar todos ocupados com a procissão da F1.

kkk698
kkk698
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Sem dúvida, as vezes nem nos telejornais, é vergonhoso

icebergemchamas
icebergemchamas
Reply to  hellrun
2 anos atrás

É verdade! Temos tantos canais que são capazes de transmitir o torneio de matraquilhos de alguidares de cima mas o nacional de ralis…nicles

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