Carlos Barbosa: “A F1 custaria qualquer coisa como 20 milhões por ano. O próprio Ecclestone quer voltar a Portugal, já mo disse”

Por a 24 Agosto 2014 22:48

Numa extensa entrevista à Notícias Magazine (DN/JN) de hoje, Carlos Barbosa, presidente do ACP, voltou a falar do Rali de Portugal e das dificuldades que tem encontrado junto dos seus interlocutores políticos para conseguir apoios para a prova portuguesa do WRC, revelando mais alguns detalhes face ao que já era público. Falou também da F1, e da abertura que Ecclestone demonstra relativamente a ter F1 novamente em Portugal. Por fim, voltou também a referir o seu espanto relativamente à alegada falta de visão do governo, pois os valores de investimento são muito inferiores aos ganhos para o País no que ao Rali de Portugal diz respeito:

“É uma coisa dramática de organizar porque todos os anos ando de mão estendida a pedir dinheiro ao Governo. O Rali custa volta de três milhões, o Estado dá-me um milhão e meio. Tudo o resto é de patrocinadores. O Laurentino Dias ex-secretário de Estado disse que dava e não me deu nada. Enganou-me, mentiu-me e tive um prejuízo brutal. Prometeu-me 500 mil euros em cada ano e levei uma bolada de um milhão. É sempre um drama todos os anos. Não faz sentido sendo o Rali de Portugal o maior evento desportivo depois do Euro 2004, que todos os anos traz um retorno de 100 milhões, 55 em dinheiro real, em três dias, em comidas, dormidas, o Estado não suportar. Devia ter um contrato de programa… Há muitos países que querem entrar para o Campeonato do Mundo de Ralis, Rússia, a China, o Brasil. Vão só haver seis provas do Campeonato do Mundo na Europa, Portugal é considerado um dos melhores ralis do mundo, e estamos a discutir um milhão e 500 mil euros. Mas depois vemos a Câmara de Lisboa dar, através da ATL, três milhões e meio para os barcos da Ocean Race encostarem aqui dois dias. São coisas que não consigo perceber” referiu Carlos Barbosa relativamente ao Rali de Portugal.

Já relativamente à Fórmula 1, Carlos Barbosa revelou que Bernie Ecclestone gostaria de voltar a Portugal, mas que sem investimento isso nunca acontecerá: “A Fórmula 1 custaria qualquer coisa como 20 milhões por ano. O próprio Ecclestone quer voltar a Portugal, já mo disse, mas como tem quem lhe dê dinheiro nos países do Médio Oriente, praticamente o dobro, vai para lá. A Fórmula 1 é um negócio. Temos um circuito ótimo para a fazer, só tem de ter outra vez homologação: o Algarve. O Estado ia ter um retorno de 100 a 300 milhões. Não há dinheiro, não se pode ter vícios, como é evidente. Mas muitas vezes esbanja-se quando as verdadeiras coisas que podem dar um retorno muito grande ao país…”, disse ao DN/Notícias Magazine, deixando no ar a questão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado