Adartico Vudafieri: “Piloto português? Onde está o teu muleto? Também tiveste um problema?”

Por a 22 Setembro 2011 12:39

A cena passa-se em Abril de 1977, quando um piloto português, com vários títulos no palmarés, decidiu um dia encerrar a sua carreira desportiva com uma participação no campeonato europeu de ralis.

Conseguiu um modesto patrocínio junto de uma multinacional francesa e recrutou os seus companheiros de aventura – um navegador e um mecânico – aos quais, pontualmente, se juntava um amigo.

Os meios disponíveis não podiam ser mais exíguos: um Escort de Grupo 1 já com um campeonato nacional no ativo, um atrelado que já conhecera dias melhores, uma caixa de ferramentas, um macaco hidráulico, meia dúzia de pneus e outros tantos sobressalentes, tudo colocado numa verdadeira peça de museu, uma carrinha Peugeot da qual já ninguém sabia ao certo o número de voltas completadas pelo conta-quilómetros, nem o número de matrículas que ostentara anteriormente.

Numa equipa tão limitada, todos cumpriam várias funções. Mas a carrinha – carinhosamente apelidada de “Carreras” – era, provavelmente, o elemento mais importante do conjunto e, com toda a segurança, o mais versátil: rebocava o veículo de prova nas longas deslocações pela Europa, servia como veículo de treinos e, quando o rali começava, virava carro de assistência.

Durante uma passagem de reconhecimento (a única, já que não havia tempo nem dinheiro para mais) por um dos troços do Rali das Quatro Regiões, como sempre a bordo da carrinha Peugeot, os nossos heróis encontraram um piloto do Jolly Club que era já uma certeza do automobilismo desportivo transalpino. Tratava-se de Adartico Vudafieri que, com o seu navegador, olhava com ar desolado para o Lancia Stratos de treinos imobilizado por uma avaria irreparável. O piloto português, conhecido pela sua capacidade de relacionamento, não perdeu a oportunidade: anunciou-se como um “igual”, também ele concorrente à prova, e ofereceu uma boleia à dupla italiana.

Para ele, era uma oportunidade de ouro: para além das histórias de mais uma participação internacional, de regresso a casa poderia contar aos amigos que até tinha dado uma ajuda ao Vudafieri.

Imaginem, pois, o ar perplexo do nosso herói quando o italiano, querendo retribuir a gentileza, lhe perguntou com ar cândido enquanto se alojava na decrépita carrinha: “Piloto português? Onde está o teu muleto? Também tiveste um problema?”. Escusado será dizer que o nosso compatriota nem conseguiu balbuciar uma resposta e se limitou a conduzir calado até à aldeia vizinha.

Este texto, de autor “incógnito”, terá uma “segunda parte”, onde se poderá perceber como as coisas mudam tanto em duas décadas e meia. O único ponto comum entre elas é um dos “atores” que, no segundo caso, representa um personagem quase 25 anos mais velha e com o cabelo bastante mais ralo.

NOTA: Assim que for publicado o segundo texto faremos um link para este de modo a poder-se fazer um paralelismo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado