Montalegre RX: Ekstrom vence dura luta com Loeb

Por a 23 Abril 2017 19:01

O Campeão do Mundo de Rallycross, Mattias Ekstrom assegurou em Portugal a segunda vitória do ano, desta feita em Montalegre, depois de uma fabulosa luta com Sébastien Loeb que vendeu muito cara a derrota face ao piloto da Audi. Uma final arrebatadora na classe de Supercars, deu a Mattias Ekstrom e ao Audi S1 uma vitória que à partida surgia como pouco provável.

Antes, Mattias Ekstrom e Petter Solberg venceram as ‘suas’ meias-finais e com isso ganharam o direito de arrancar da primeira fila para a final, mas enquanto o norueguês fez o percurso normal, Ekstrom por sua vez fez logo a joker lap. Johan Kristoffersson, seguiu o seu colega de equipa na volta ‘normal’, assim, como Reinis Nitiss. Kristoffersson estava a pressionar Solberg até o norueguês ter um furo, atrasando-se. O sueco assumiu assim a liderança, seguido de Nitiss, Ekstrom passou para terceiro e Solberg era quarto. Mais atrás seguiam os Peugeot-Hansen de Sébastien Loeb e Timmy Hansen, que fizeram a joker lap logo a início. Nitiss fez a sua joker lap na volta 5 e voltou à pista no quinto lugar. O líder fez a sua joker lap na última volta e voltou no terceiro posto. Mais à frente estava Ekstrom no seu Audi a ser pressionado pelo Peugeot de Loeb, mas o francês não conseguiu arranjar forma de ultrapassar, ainda que a manobra não tenha estado muito longe de acontece,r mas Loeb no final revelou que “não quis ser injusto com Ekstrom”, Um Senhor!  Ekstrom ganhou e tem agora 14 pontos de vantagem no campeonato.

“Devo dizer que esta é uma das minhas vitórias mais disputadas no rallycross. Nós não estávamos realmente no ritmo, especialmente como o Johan (Kristoffersson) neste fim de semana. Também Seb (Loeb) e os Peugeot foram muito rápidos”, disse Ekstrom. “Sabíamos que isso seria difícil, decidimos tentar fazer nosso próprio trabalho e ver o que acontecia no final. Estou super feliz por mim, porque é sempre bom vencer, mas como proprietário da equipa ter todos os três carros nas meias-finais é realmente agradável. Foi uma luta muito agradável (com Loeb) e ver tantos carros juntos, é uma ótima maneira de vencer uma corrida quando a competição é tão difícil”, terminou o vencedor. Loeb foi segundo, Kristofferson, terceiro, Hansen foi quarto, Nitiss quinto e Solberg sexto, tendo completado a corrida com o Polo a rodar sobre a jante traseira esquerda.

Montalegre: Ekstrom foi rei no calor

Depois de os VW Polo GTI de Solberg e Kristoffersson terem mostrado o andamento mais regular em todo o fim-de-semana, a surpresa veio do lado de Ekstrom que conseguiu qualificar o Audi para partir em segundo na final. Contudo perdeu essa posição para Kristoffersson, quando optou por cumprir a joker-lap logo na primeira volta, deixando os dois VW para lutar entre si, tendo sido acompanhado pelos Peugeot 208 de Loeb e Timmy Hansen.

Solberg liderava mas a perder andamento, atribuído a um potencial furo, e na passagem da terceira volta e em plena linha de meta recebe um toque de Kristoffersson, notoriamente mais rápido, que provoca uma escorregadela ao norueguês e a perda de posições que se seguiu.

A partir daí Ekstrom controlou a vantagem mas teve de lutar com muita garra para resistir aos ataques de Loeb , que nunca desistiu e na última volta à entrada para a mais longa direita do traçado transmontano, levantaram as bancadas repletas, com a derradeira tentativa de Loeb, com Ekstrom a fechar muito bem e a não deixar que a vitória lhe fugisse recebendo uma estrondosa ovação final num final apoteótico num dia de muito calor em Montalegre.

Kristoffersson perdeu algumas décimas de segundo preciosas no toque com Solberg, que acabaram por não lhe permitir melhor posição final, pois quando cumpriu a sua joker-lap na sexta e derradeira volta da final, acabou por encontrar Loeb à sua frente, terminando a 3 décimas de segundo do francês. Reinis Nitiss nunca imiscuiu o seu Audi nas lutas, cumpriu a sua joker-lap á 5ª volta, e terminou na 5ª posição final atrás de Timmy Hansen.

Caiu assim o pano sobre mais uma edição do Mundial de Ralicross em Montalegre, com mais uma casa cheia e um fabuloso ambiente, com a organização que esteve a cargo do Clube Automóvel de Vila Real a sair igualmente classificada com nota máxima num fim-de-semana perfeito do ponto de vista desportivo.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado