Mais um ’round’ para Rossi e Lorenzo, agora em Phillip Island

Por a 15 Outubro 2015 07:57

Valentino Rossi e Jorge Lorenzo rumam ao Grande Prémio da Austrália, que se realiza este fim de semana em Phillip Island separados por 18 pontos.

Depois do triunfo de Dani Pedrosa no GP do Japão, à frente de Rossi e Lorenzo, o italiano aumentou a vantagem na frente da classificação em mais quatro pontos, face a Lorenzo, contando agora com 18 de margem no que é uma luta pelo cetro cada vez mais emocionante. Já fora deste combate está Marc Márquez, que soma menos 85 pontos que Rossi.

O italiano e o espanhol vão agora voltar a defrontar-se no GP da Austrália, em Phillip Island, pista que se estreou no Mundial em 1989 e na qual Rossi foi o grande vencedor no ano passado com mais de dez segundos de margem sobre Lorenzo. Um resultado que surgiu após a queda de Márquez quando liderava.

O transalpino é o piloto mais bem sucedido da era moderna em Phillip Island, com oito triunfos em três classes (2x 250cc, 1x500cc, 5xMotoGP™), ao que se junta um pleno de pódios em todas as classes de 1998 a 2010. No ano passado Rossi assinou a primeira vitória no traçado desde 2005 e agora o nove vezes Campeão do Mundo espera repetir o feito neste fim-de-semana, se bem que está consciente que para conquistar o cetro lhe basta terminar em segundo atrás de Lorenzo em todas as corridas até ao final do ano. Algo que, tendo em conta os adversários, não é fácil, mas também não o será Jorge Lorenzo vencer todas as corridas.

O espanhol conta apenas com um triunfo na pista na categoria rainha, em 2013, se bem que também venceu o embate das 250cc de 2007. Ainda assim, nos últimos três anos nunca ficou abaixo do segundo posto em Phillip Island, um tipo de resultado que não será o bastante para conquistar a terceira coroa de MotoGP; Lorenzo sabe que para tal o melhor é vencer as três corridas que tem ainda pela frente para pressionar ao máximo o colega de equipa.

Contudo, o desfecho desta temporada parece estar muito dependente do que fizer Dani Pedrosa, pelo menos a avaliar pelo que o piloto da Repsol Honda fez nas duas últimas jornadas. É certo que Pedrosa nunca venceu em Phillip Island na categoria rainha, o seu melhor resultado foi o segundo lugar de 2013, mas isso é quanto basta para baralhar por completo as contas do título.

Já o seu colega de equipa Márquez, quarto em Motegi apesar de ter rodado com mão partida, também poderá ser determinante agora que teve mais uma semana para recuperar. E apesar de Phillip Island ser uma das duas pistas onde nunca venceu na categoria rainha (a outra é precisamente Motegi), isso pode muito bem mudar este fim-de-semana. Aliás, Márquez nem sequer conta com qualquer resultado na pista depois de ter sido desclassificado em 2013 e de ter caído no ano passado, quando liderava com quatro segundos de vantagem.

Mais atrás, Andrea Dovizioso (Ducati Team) é sétimo da geral, a quatro pontos do quinto lugar de Pedrosa, e a apenas dois pontos de Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3), isto enquanto Andrea Iannone (Ducati Team) mantém a quarta posição da geral. Interessante de acompanhar serão também as prestações dos pilotos do Team Suzuki Ecstar, Aleix Espargaró e Maverick Viñales, ambos com várias presenças nos dez primeiros ao longo deste ano.

Enquanto isso, Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3) é o líder dos pilotos Satélite com 54 pontos de vantagem sobre Cal Crutchlow, da LCR Honda e está perto de dar por concluída a batalha dos privados. Algo que não se pode dizer de Crutchlow, que conta com apenas cinco pontos de margem sobre Danilo Petrucci (Octo Prama Racing) e dez sobre o colega de equipa de Smith, Pol Espargaró.

Já no que toca à Open, luta em aberto entre Héctor Barberá (Avintia Racing) e Loris Baz (Forward Racing). O espanhol soma apenas mais dois pontos que o gaulês, enquanto Jack Miller (LCR Honda) e Nicky Hayden (Aspar MotoGP Team) estão a mais 12 de distância, ambos com 16 pontos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado